(pt) AATW: Soldados estrangularam e abusaram de ativistas israelenses dos anarquistas contra a parede Por: Oren Ziv (ca, de, en, fr, it)[traduccion automatica]

Terça-Feira, 9 de Novembro de 2021 - 10:43:03 CET

Uma demonstração na casa do agressor Jonathan Polak e Kobi Snitz incluiu
estrangulamento dos dois colocando o joelho em seu pescoço, jogando uma granada
de atordoamento contra eles enquanto estavam algemados e com os olhos cobertos,
espancando, humilhando e impedindo o tratamento médico. Embora parte do incidente
tenha sido documentado, o porta-voz do IDF afirma que a prisão foi feita usando
"força razoável". ---- Soldados atacaram violentamente dois ativistas israelenses
e os prenderam durante uma manifestação na sexta-feira na cidade de Beta contra o
posto avançado de Eviatar na Cisjordânia. A máscara de abuso sofrida pelos
ativistas Jonathan Polak e Kobi Snitz incluía estrangular os dois colocando o
joelho no pescoço, jogando uma granada de atordoamento contra eles enquanto
estavam algemados e com os olhos cobertos, espancamentos, humilhações e prevenção
de tratamento médico. "Eu não consigo respirar", Polk foi ouvido gritando várias
vezes no registro de prisões.

Na sexta-feira, como todas as semanas, uma marcha de protesto foi realizada em
direção ao posto avançado de Eviatar, que foi construído nas terras da cidade de
Beta e várias outras aldeias palestinas. Em junho, os colonos evacuaram o local
como parte de um acordo com o estado, mas o protesto continua com uma demanda
para evacuar toda a presença israelense - os prédios e soldados estacionados lá.
Durante uma manifestação na sexta-feira, um menino palestino foi baleado no rosto
e no hospital um de seus olhos teve que ser removido, e vários outros
manifestantes ficaram feridos.
Centenas de pessoas participaram da manifestação. Alguns deles marcharam montanha
acima no topo do qual foi construído o posto avançado, em uma estrada de terra em
direção à Rota 55. Uma força de vários soldados que chegaram ao local em um jipe
militar usado pelos comandantes começou a atacar os manifestantes, lançando
granadas de atordoamento e atirando granadas de gás contra eles de perto. Um
comandante então chegou ao local, ordenando aos soldados que prendessem Polk e Snitz.
Folk e Snitz são ativistas veteranos que vêm semanalmente às manifestações na
Cisjordânia. Eles foram presos várias vezes no passado, mas descrevem a prisão
atual como "uma das mais severas". Ambos enfatizam que a violência usada contra
eles como ativistas judeus é incomum, mas para os palestinos é rotina.
"Fomos presos cinco minutos depois de chegarmos ao local", Snitz relembrou sobre
o incidente. "Estávamos subindo a montanha em frente à manifestação principal.
Éramos exatamente cinco pessoas, caminhávamos sozinhos. Então, chegou um jipe do
comandante (um jipe do tipo tempestade, usado pelos soldados da RPF e de Mala;
AZ). um motorista e outro soldado saíram. "Da última vez estávamos em uma
situação semelhante, e acabou em uma discussão com os soldados. Desta vez o
motorista começou a atacar imediatamente, me bateu e jogou granadas de atordoamento."
De acordo com Snitz, ele disse aos soldados que eles foram impedidos de sair, e
que eles não tinham uma ordem de área militar fechada, e eles responderam que
"não lhes interessa".
Conforme mencionado, neste ponto os soldados foram instruídos a prender os dois.
Polk relatou os momentos de prisão: "Eles me colocaram no chão e puxaram minhas
mãos, pisaram em mim e meu ombro foi deslocado e eu não pude colocá-lo de volta
no lugar. Enquanto eles estavam batendo, um dos soldados colocou o joelho no meu
pescoço. "
Em dois documentos diferentes - do fotógrafo 'Abd al-Rahman Yunis e de Abdullah
Abu Rahma - Polak foi ouvido gritando: "Não consigo respirar". Os soldados
atiraram gás lacrimogêneo e granadas de choque contra os dois palestinos que
documentaram o incidente, e eles foram forçados a se afastar do local.
Snitz relata: "O mesmo motorista me levou atrás do jipe, pulou em cima de mim por
trás e me derrubou. Quando eu estava no chão e os soldados me espancaram -
espancado com as mãos, chutes, havia um médico que participou do ataque - ouvi
Jonathan gritar que não conseguia respirar. E ver o que acontece com Jonathan. "
Após a dispersão, a violência se intensificou
Mesmo após a "dispersão" dos manifestantes individuais e a demora dos dois, a
máscara da violência se intensificou. Nesse ponto, não foi mais documentado, pois
todos os manifestantes e documentaristas foram retirados de cena. De acordo com
Snitz e Polk, eles foram levados atrás de outro veículo militar estacionado na
montanha, a algumas dezenas de metros do centro de detenção. "Estávamos cercados
por talvez dez soldados", lembra Snitz. "Eles bateram na cabeça de Jonathan com
um jipe, jogaram-no no chão e colocaram o joelho em seu pescoço novamente. Eu o
ouvi gritar de novo que não conseguia respirar. Depois disso, eles também
colocaram um joelho no meu pescoço."
Snitz testemunha que apesar de sua rica experiência em manifestações e prisões,
ele não se lembra de tal evento. "Fiquei fascinado com o solo mais vezes do que
consigo lembrar, mas nunca tive dificuldade para respirar. Essa ação foi
consciente e intencional, era o mesmo 'motorista' e outros se juntaram a ele, mas
ele liderou (o ataque; EZ ) e coloque o joelho no meu pescoço. Acho que ele viu
na TV. "
Snitz diz que tem dificuldade em lembrar quanto tempo durou o estrangulamento. "É
estressante, a sensação de não conseguir respirar. Gritamos, mas foi inútil, só o
deixou mais feliz. Pareceu uma eternidade, mais do que alguns segundos, difícil
de apreciar. Foi um evento intenso."
Polk contou: "Fui levantado com o ombro deslocado. Eles me dobraram, puxaram meus
braços que estavam algemados nas costas." Polk também disse que o soldado
"motorista" era extremamente violento. "Ele bateu minha cabeça na porta do jipe e
me jogou no chão. Eles jogaram Kobi na nuca para algema-lo. Eles bateram em nós."
Polk e Snitz disseram que o mesmo soldado estrangulou os dois - Polk duas vezes,
durante a prisão e atrás do veículo, e Snitz uma vez. "Atrás do veículo aquele
soldado nos estrangulou. Nós dois gritamos", disse Polk.
Eles foram então levados mais alguns metros montanha acima e sentados sob uma
oliveira com as mãos amarradas atrás das costas e os olhos cobertos por flanela -
como é feito rotineiramente para os detidos palestinos. Polk disse que seus olhos
não estavam bem fechados e que ele podia ver os soldados passando.
"Ocasionalmente, os soldados vinham e cometeram todos os tipos de pequenos abusos
- empurraram, cuspiram, jogaram sujeira em nós." Snitz disse: "Isso fez com que
os soldados na área nos tratassem como palestinos - um subumano para a percepção
deles. Eles cuspiram em nós, chutaram o solo. Todos que passaram sentiram a
necessidade de contribuir com sua parte."

A certa altura, o soldado que conduzia a máscara de violência atirou uma granada
de atordoamento nos dois. Polk, que, como mencionado, conseguia ver através da
venda que não prendia bem, reconheceu-o. "Ele voltou e pensou que estávamos
cobertos e sinalizou para outro soldado 'quieto' com o dedo na boca. Ele caminhou
atrás de nós e jogou uma granada de choque." Snitz testemunhou: "A granada caiu
muito perto. Tínhamos zumbido em nossos ouvidos."

Mais tarde, o mesmo soldado voltou, fingiu ser major e tentou dublá-los. Depois
que os dois foram levados para a estrada principal à espera de uma força policial
para levá-los para interrogatório, o mesmo soldado chegou e perguntou se eles
haviam conversado com um major. "Eu disse a ele que ouvimos que eles tinham a
mesma voz, e então ele admitiu que estava se passando por cima e me disse 'você é
esperto'", lembrou Polk.

Snitz testemunhou que os soldados tentaram falar com eles e lhes disseram: "Por
que vocês odeiam seu povo?" "Voltamos e pedimos tratamento médico, mas eles se
recusaram, incluindo um paramédico que estava no local." Polk também confirmou
que havia um paramédico no local que não concordou em tratá-los.

Os policiais que chegaram ao local levaram os dois para a delegacia de Ariel,
onde foram interrogados sobre agressão e Polk por atirar pedras. "Na delegacia,
troquei meu sangue duas vezes e vomitei. Meu rosto foi explodido. O investigador
escreveu uma versão detalhada do que aconteceu", disse Polk. A lei afirmou na
investigação que os dois pareciam ter sido vítimas de violência e ordenou que o
material fosse transferido para o MPC.

À noite, eles foram libertados sem quaisquer condições - algo incomum em relação
a prisões em manifestações, quando a polícia geralmente pede a remoção do local
de protesto ou outras condições, como o pagamento de fiança. Aparentemente, a
polícia também percebeu, depois de ver os hematomas em seus rostos e corpos, que
não havia fundamento para as alegações dos soldados. Polak e Snitz foram
evacuados independentemente para o Hospital Tel Hashomer, onde foram examinados
até o anoitecer e liberados.

"Eu pensei ter visto tudo. Eu estava em manifestações onde os soldados estavam
sob alguma pressão ou algo assim. Não havia nada aqui. Eram cinco pessoas subindo
uma colina sozinhas", concluiu Snitz.

"Eu pensei ter visto tudo." Yonatan Pollak e Kobi Snitz no Tribunal do Magistrado
de Jerusalém em 2017 depois de serem presos durante uma manifestação (Foto: Oren Ziv)

Polak concluiu: "Quando o exército usa violência contra os judeus, é
relativamente incomum. Um palestino veria um juiz militar na melhor das hipóteses
depois de quatro dias. Na pior, ele teria simplesmente morrido, como os sete
mortos na batalha de Jabal Tzavich (o local onde foi estabelecido o posto
avançado Eviatar; "G)".

Os residentes do Beta protestam há seis meses contra o estabelecimento do posto
avançado de Eviatar, que foi estabelecido durante os eventos de maio. O posto
avançado incluía dezenas de edifícios e, no final de junho, foi acordado que os
colonos deixariam o local e o estado examinaria a situação do terreno. Os prédios
permanecem no local e há presença permanente de soldados.

A luta dos residentes de Beta e das aldeias vizinhas é uma das maiores e mais
poderosas vistas nos últimos anos na Cisjordânia. Todas as sextas-feiras há
manifestações de centenas de pessoas e às vezes até milhares, e quase todas as
noites há manifestações noturnas em frente ao posto avançado. Os militares fazem
amplo uso de munição real durante as manifestações e, até o momento, sete
manifestantes foram mortos por fogo militar.

O porta-voz do IDF respondeu: "Como parte dos motins semanais perto do posto
avançado de Givat Eviatar, dezenas de manifestantes chegaram à área onde uma
ordem militar fechada foi aplicada e até tentaram entrar no posto avançado. Em
defesa das forças até o ponto, ativistas israelenses e palestinos que estavam no
local xingaram e até atacaram os combatentes das FDI quando foram solicitados a
evacuar o local. Deve-se notar que as forças indicaram aos violadores que eles
estavam em um área militar fechada.

"Após a violência que se manifestou contra as forças das FDI, dois manifestantes
foram detidos e transferidos para a polícia israelense. As alegações de
estrangulamento dos suspeitos e de jogadas de cabeça no chão são infundadas. "Os
combatentes das FDI usaram força razoável em face da oposição dos suspeitos à
prisão." As forças das FDI responderam ao distúrbio por meio de manifestações de
dispersão, até a dispersão. "

Apesar da documentação que mostra claramente o estrangulamento, o porta-voz das
FDI insiste que a prisão foi feita com "força razoável" e que não há base para
alegações de estrangulamento.

https://www.mekomit.co.il/