(pt) France, UCL AL #313 - cultura, Leia: Belatz, "O tesouro de Lúcio" (ca, de, en, fr, it)[traduccion automatica]

Sábado, 6 de Março de 2021 - 09:12:20 CET

Lucio Urtubia Jiménez, desaparecido neste verão, conta a sua vida muito
romântica, desde a infância em Navarra, as primeiras " expropriações " e o exílio
na França, os assaltos a bancos para apoiar a luta contra o fascismo e a incrível
fraude dos cheques de viagem que deixou o First National City Bank de joelhos.
Amaia, estudante de história em quem concordou em confiar, acompanha-o de Paris,
onde vive e dirige o centro social Louise Michel, até Cascante, a aldeia onde
cresceu. ---- Esta longa jornada é uma oportunidade de olhar para trás em sua
jornada. Ao invés de um militante anarquista, ele se considera um companheiro de
viagem, nunca tendo aderido a nenhuma organização, e se define antes de tudo como
um pedreiro porque " nós somos o que somos pelo que fazemos " . Ele assume
plenamente seu ativismo, motivado por seu encontro decisivo com o guerrilheiro
Quico Sabaté, a quem albergou por algum tempo: " Um revolucionário que não faz
nada acaba parecendo um padre."

Foi quando chegou a Paris, onde foi forçado a refugiar-se em 1954, " orgulhoso de
ser um autêntico desertor do exército de Franco " , que descobriu estes
movimentos. Conta a Amaia sobre o tráfico de documentos falsos, os primeiros
roubos: " Roubar, pra mim, se tínhamos fome, não era roubo. Praticamente só
roubei mercadorias destinadas à burguesia, antes que elas nos revendessem por
muito mais. Eu pularia essas etapas e me ajudaria imediatamente sempre que pudesse."

Seu feito mais retumbante continua sendo, é claro, a falsificação de milhares de
cheques de viagem, trocados para financiar movimentos que lutam contra o poder e
o capitalismo em todo o mundo, que empurraram o City Bank à beira da falência, a
tal ponto que tendo perdido milhões, ela ofereceu retirar sua reclamação em troca
de placas e material de reprodução.

Ernest London (UCL Le Puy-en-Velay)

Mikel Santos " Belatz ", Le Trésor de Lucio , Rackham, 2020, 128 páginas, 19 euros.

https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Lire-Belatz-le-tresor-de-Lucio