(pt) France, UCL AL #316 = Internacional, Mirzali Mahammad (dissidente do Azerbaijão): "para mim, o verdadeiro inimigo é o imperialismo russo" (ca, de, en, fr, it)[traduccion automatica]

Quinta-Feira, 3 de Junho de 2021 - 09:12:22 CEST

Mirzali Mahammad é um dissidente do Azerbaijão refugiado na França desde 2016.
Ativo nas redes sociais e via Youtube, foi alvo de uma tentativa de assassinato
no final de março em Nantes, provavelmente patrocinada pelo regime de clã
empresarial de Baku. Opondo-se à guerra azero-armênia do outono de 2020, ele dá
seu ponto de vista à Alternative Libertaire sobre a situação atual em seu país.
---- Alternativa libertária : O ditador Ilham Aliyev aparece como o " herói " que
vingou a derrota de 1994. Seu regime parece mais sólido do que nunca. No entanto,
agora que "o inimigo armênio" foi derrotado, ele perdeu o leitmotiv principal
para se unir ao seu redor. Fala-se também de um declínio nas receitas do petróleo
que pode criar dificuldades. Você acha que a contestação democrática pode
aumentar no Azerbaijão no futuro ?

Mirzali Mahammad: A questão é que a guerra não terminou nesses termos aceitáveis.
Soldados armênios e azerbaijanos morreram, mas no final foram os russos que
ocuparam militarmente Nagorno-Karabakh, sob o pretexto de "manutenção da paz", o
que decepcionou muito a população. Quando a embriaguez da vitória diminuiu,
parecia que o presidente havia apenas substituído um inimigo por outro, mais
forte: Moscou.

Além disso, a negligência do governo com os mortos e feridos reacendeu as
críticas. As armas silenciaram, mas o país voltou à crise humanitária anterior,
devido ao coronavírus e à situação econômica. Aqueles que esperavam que Aliyev
mudasse tomaram banho: ainda indiferente a essas questões, ele continuou a
suprimir a oposição.

Podemos observar um protesto massivo nas redes sociais. No entanto, é impossível
dizer quando os azerbaijanos irão para as ruas. E seria injusto culpá-los. O
regime de Baku é um dos mais implacáveis do mundo. Um de seus métodos para
silenciar os oponentes é a chantagem por sextape.

Eles me miraram dessa forma, ameaçando lançar um vídeo íntimo de minha irmã, que
um cara que eles contrataram montou. Recusei-me a obedecer e eles transmitiram o
vídeo ... Ilham Aliyev e seus capangas não conhecem limites, eu experimentei
isso. Você tem que ser um tolo, ou um louco, ou ambos, para tentar assassinar, em
plena luz do dia, um refugiado dissidente na Europa !

Horrores chegam aos meus ouvidos sobre o que está acontecendo em meu país. Atos
de tortura, assassinatos como vemos no cinema. Eles estão procurando comprar
políticos na Europa para se distrair de tudo isso.

Agora que Baku reconquistou os distritos ocupados desde 1994 pela Armênia, você
acha que um processo de paz é possível? Ou estamos entrando em uma nova era de
"paz armada" por vinte anos?

Mirzali Mahammad: A recente inauguração em Baku de um "Trophy Park" exibindo,
entre outras coisas, fileiras de capacetes retirados de cadáveres armênios,
mostra que a guerra não acabou. O regime mantém o ódio. Exorto os azerbaijanos a
boicotar este parque, a não abraçar esse ódio. A guerra não acabou.

Não podemos dizer se estamos entrando em uma nova fase ou se a anterior continua.
A Rússia não vai deixar Nagorno-Karabakh. O único poder que poderia forçá-lo a
fazer isso é a Turquia, mas sabemos o que a Armênia pensa da Turquia, então é
complexo. Não haverá paz entre os nossos dois países enquanto o Kremlin
continuar, no Cáucaso, a política imperialista iniciada há duzentos anos e
perpetuada por Putin. Moscou ainda quer governar, invadir, controlar territórios.
Depois da Geórgia, Ucrânia, agora Nagorno-Karabakh. É dividir para governar melhor.

A última guerra não teria estourado se Moscou não tivesse permitido. O
primeiro-ministro armênio Nikol Pachinian não queria dobrar os joelhos e pagou
por isso. Na Armênia, todos os governantes antes dele eram pró-russos. A
'revolução de veludo' de 2018 foi uma grande coisa! Venceu sem disparar uma bala.
Fiquei feliz pela Armênia e esperava um efeito dominó no Azerbaijão. Acho que o
regime de Aliyev tinha muito medo disso.

Ele estava procurando uma oportunidade para se fortalecer; este veio em outubro
de 2020, e era uma guerra. Apesar do que está sendo dito na Armênia, acho que
Pachinian ainda está tentando escapar da tutela russa e se voltar para o
Ocidente. Aliyev é exatamente o oposto. Moscou o está guiando pelo nariz.

Durante a guerra, os pacifistas do Azerbaijão protestaram publicamente. Eles
sofreram repressão?

Mirzali Mahammad: Pelo que eu sei, eles foram pressionados pelo governo. Alguns
foram presos e interrogados pela polícia, mas acabaram libertados por medo de
reações internas e externas. A guerra chamou a atenção para o Azerbaijão, que,
portanto, optou pela cautela.

Este regime, no poder há quase trinta anos, sempre brandiu a ameaça do "inimigo
armênio" para evacuar qualquer disputa. E infelizmente continua a funcionar. É a
cola desse poder. Se o povo do Azerbaijão quiser se livrar deste regime, terá que
voltar sua raiva contra aqueles que o merecem. Mas não é fácil depois de trinta
anos de lavagem cerebral, talvez mais.

Por exemplo, depois da guerra, meu amigo e camarada pacifista Kamran Ismayilov,
com quem produzo o canal Made in Azerbaijan no Youtube, publicou um vídeo em
russo para divulgar nosso ponto de vista. O vídeo se tornou viral. Na Armênia,
ela foi aplaudida. Mas no Azerbaijão isso foi chamado de traição. Graças à sua
propaganda de ódio, Aliyev não tem muito a temer os pacifistas ...

Qual solução política para Nagorno-Karabakh ?

Mirzali Mahammad: Quase todo mundo no Azerbaijão quer uma solução para este
conflito sem derramar sangue novamente. Para alguns pacifistas, não importa se
Nagorno-Karabakh está sob soberania da Armênia ou do Azerbaijão. Para outros, ao
contrário, a integridade territorial do Azerbaijão deve ser garantida pelo
direito internacional.

Mas como a diplomacia poderia conseguir isso, com ditadores como o de Aliyev? Não
podemos apenas esperar o início de uma nova guerra, destruindo a vida dos jovens
nascidos após o conflito, mas quem arcará com o fardo.

O povo armênio nunca foi nosso inimigo. Para mim, o v

https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Mirzali-Mahammad-dissident-azerbaidjanais-pour-moi-l-ennemi-reel-c-est-l