(pt) Canada, Collectif Emma Goldman - Oi Gilbert! - Homenagem a um camarada da esquerda social de Saguenay (ca, de, en, fr, it)[traduccion automatica]

Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021 - 06:40:52 CET

Em 15 de fevereiro, Gilbert Talbot faleceu repentinamente. Desejo estender minhas
sinceras condolências a Carmen e toda a família de Gilbert, bem como a todos os
seus parentes, amigos e camaradas. Gilbert Talbot tem sido um companheiro de luta
por mim nos últimos quinze anos e é por esta razão que desejo homenageá-lo hoje.
---- Foi por volta de 2006 que conheci Gilbert durante uma ação de Bleuets pour
la Paix destinada a perturbar um coquetel do Partido Conservador em Jonquière. Eu
tinha acabado de ficar politizado após a greve estudantil de 2005. A formação da
rede antimilitarista War to War na cidade de Quebec foi uma grande inspiração
para mim e eu estava ansioso para agir por desobediência. Tínhamos entrado no
hotel para estragar a atmosfera arrogante, até que os funcionários nos empurraram
para fora. Grande homem, Gilbert ficou em frente, sólido e calmo. Eu ainda não
sabia se ele tinha visto muitos mais.

Nos anos seguintes, muitas vezes vi Gilbert em demonstrações, ações ou comícios.
Firmemente enraizado na esquerda, Gilbert era alguém com quem se podia conversar
facilmente sobre marxismo, ideias políticas e lutas sociais. Ele participou do
Rassemblement pour la alternative politique e do Québec solidaire, mas não teve
medo de participar de manifestações mais radicais, mesmo aquelas do Coletivo
Anarquista Emma Goldman (e não era para vender cartões de membro lá). Gilbert era
um verdadeiro militante da esquerda social e não hesitou em denunciar o
capitalismo com ferocidade. Em 2012, durante a Primavera Estudantil, durante
ações inquietantes em Chicoutimi, os policiais da cidade de Saguenay seguiram
literalmente os calcanhares dos manifestantes nos tanques, pois se recusaram a
dar o seu itinerário ou a cumprir as instruções das autoridades - aliás, um
manifestante teve o pé esmagado. Gilbert ficou chocado, uma vez, na rue Bégin e
deu um soco forte em um dos tanques da polícia! Outra lembrança de uma
manifestação: em março de 2017, durante uma contra-manifestação anti-racista em
Chicoutimi, quando os grupos de extrema direita La Meute e Storm Alliance vieram
para se manifestar na Rua Racine, Gilbert ficou de pé, banner na mão, na frente
de alguns membros da nova unidade de choque, cassetetes nas mãos, e os racistas
ofendidos por serem bloqueados no caminho. Sua calma contrastou mais uma vez com
a atmosfera animada.

Ao longo dos anos, tive várias boas discussões e conversas com Gilbert. Foi lá
que ele me contou sobre seus anos de ativismo comunista na década de 1970,
notadamente dentro da célula regional da Liga Comunista (Marxista-Leninista) do
Canadá, que mais tarde se tornou o Partido Comunista dos Trabalhadores. Ele havia
conhecido manifestações bastante agitadas nesses anos, quando o clima regional
era quase insurrecional. Ele reteve dessas experiências várias contribuições para
a combatividade dos movimentos sociais regionais e para o desenvolvimento de
iniciativas populares (como creches populares), enquanto criticava severamente a
Liga pelo alistamento sectário e infiltração em organizações comunitárias. Ele
ficou desapontado com várias posições assumidas pela Liga,

Apesar dessa experiência, Gilbert nunca deixou de se envolver nas lutas até seus
últimos dias. Diante do caos capitalista, ele soube se manter de pé, sempre
sólido como uma rocha. A hora do descanso chegou para você camarada, mas saiba
que você será uma inspiração por muito tempo para muitos ativistas que terão
cruzado seu caminho.

Oi Gilbert!

Alan
Postado 18 horas atrás por Collectif Emma Goldman

http://ucl-saguenay.blogspot.com/2021/02/salut-gilbert-hommage-un-camarade-de-la.html