(pt) Bielo-Rússia, Sasha Kozlyanko (na prisão) - alma e consciência do anarquismo de Brest (ca, de, en, fr, it)[traduccion automatica]

Sexta-Feira, 31 de Dezembro de 2021 - 09:49:11 CET

Eu conheci Alexander Kozlyanko no verão de 2002, muito antes do anarquismo
começar a mostrar seu sorriso na Bielo-Rússia. Naquela época, os rapazes de Brest
tinham seu próprio grupo de amigos em Kavala (conhecida área residencial de Brest
- Kovalyovka), ao qual eu "me juntei", sendo um visitante frequente nesta bela
cidade do oeste da Bielo-Rússia. Posso dizer com confiança que aquele grupo, e
Sasha em particular, estiveram nas origens do anarquismo de Brest. Enquanto a
maioria dos rapazes, com quem bebíamos cerveja juntos, discutíamos música e
livros, jogava futebol, simplesmente se dissolvia no cotidiano da Bielo-Rússia,
Sanya, superando a subcultura, continuou em movimento. E ele não apenas
permaneceu no anarquismo bielorrusso, mas, ao que me parece, ao passar por uma
rápida evolução, tornou-se seu componente importante.

Dizer que foi ele quem "criou" mais de uma geração de anarquistas e antifascistas
de Brest não é exagero. É difícil encontrar qualquer iniciativa na cidade sobre o
Bug que Sanya não tenha tocado. Contracultura, ecologia, FNB, antifascismo... Ele
publicou zines, se engajou na atividade sindical, participou de ações
bielorrussas, manteve contato com o movimento internacional. Ao mesmo tempo, ele
permaneceu um trabalhador simples e manteve um estilo de vida saudável.

Em 2014, queria dar uma entrevista para uma publicação estrangeira com os
organizadores e participantes da Liga DIY, que já foi uma iniciativa de futebol
bastante conhecida. Os rapazes, conforme me escreviam eles próprios, preparavam
extensas respostas às minhas perguntas (o processo de preparação era muito
longo), mas depois desapareceram abruptamente e não responderam aos meus emails.
Claro, fiquei com muita raiva, porque não suporto pessoas irresponsáveis que não
cumprem sua palavra. Mas Sanya me disse claramente: "Não se ofenda com os caras.
Sua situação de vida não é a melhor agora. Todo mundo em Minsk está sob muita
pressão agora ... "E ele escreveu suas histórias e como nossos policiais, a KGB e
seus métodos são fodidos. Todas as reclamações desapareceram por si mesmas.

Pelo que eu sei, Kozlyanko quase não tinha conflitos com as pessoas, o que é tão
raro no movimento. Mas sendo uma figura pública em Brest, ele regularmente
acabava na prisão. E quantas vezes os porcos entraram na casa dele ... acho que
ele mesmo perdeu a conta.

Devido ao seu caráter, Sanya foi capaz de encontrar uma linguagem comum com a
oposição bielorrussa e ativistas dos direitos humanos (ele foi até um observador
independente nas eleições), mas ao mesmo tempo, ele não cedeu à retórica liberal
ou nacionalista, e sempre se manteve fiel às idéias de auto-organização e ação
direta, não confiando na hipocrisia e na corrupção das estruturas partidárias.
Uma vez em uma das conversas sobre a oposição (noto que ele ainda apreciava
alguns deles por sua ideologia) Sanya disse: "E se mudanças começarem a acontecer
no país, e elas ocorrerão mais cedo ou mais tarde, a oposição simplesmente não
será pronto para iniciar qualquer reforma sensata e tudo correrá muito
dolorosamente, como no início dos anos 90.

Ele ainda não conseguiu raspar o bigode, mas Kozlyanych estava certo em outros
aspectos. A dor da Revolução Bielo-russa de 2020 escreverá livros de história do
futuro e romances de ficção, filmes serão rodados e museus serão construídos ...
A propósito, Sanja também escreve poesia há muito tempo! Em suma, ele é uma
personalidade criativa e multifacetada.

Dito isso, o anarquista de Brest nunca tentou se tornar um "líder". Ele nunca
desempenhou o primeiro papel. Ele trabalhou duro e diligentemente em nome de sua
ideia, não exigindo fama nem reconhecimento. Embora ele fosse, sem dúvida, um elo
importante no movimento, carregando as pessoas com energia e as unindo. É por
isso que ele foi pego no volante da repressão. Eu sabia que mais cedo ou mais
tarde eles viriam atrás dele. Provavelmente, ele também sabia e estava pronto
para isso.

Estou convencido de que as prisões apenas fortaleceriam sua vontade e seus
ideais. Afinal, Sasha Kozlyanko pertence aos revolucionários libertários mais
comprometidos da Bielo-Rússia. Ele é a alma e a consciência do anarquismo de Brest.

?. N., dezembro de 2021.

https://pramen.io/en/2021/12/sasha-kozlyanko-soul-and-conscience-of-brest-anarchism/