(pt) FAU, direkte aktion: COMO ORGANIZAR SEXISMO E HOSTILIDADE QUEER NO LOCAL DE TRABALHO De: Heinz Drescher (ca, de, en, fr, it)[traduccion automatica]

Sexta-Feira, 24 de Dezembro de 2021 - 09:26:04 CET

Na entrevista, Rider conta: em Antoin sobre a disputa trabalhista com gorilas.
---- Antoin trabalha como cavaleiro: no fornecedor de mantimentos Gorilas. Antoin
se envolveu significativamente na disputa trabalhista organizada entre os
pilotos. Além das péssimas condições de trabalho, Antoin também lidou com
incidentes sexistas e queer-hostis pelos quais os Gorilas não assumiram nenhuma
responsabilidade. Antoin vê a responsabilidade não só na empresa. O que precisa
mudar e por que Antoin fará a organização de maneira diferente da próxima vez.
?AVISO DE GATILHO - ESTE TEXTO CONTÉM DESCRIÇÕES DE VIOLÊNCIA SEXISTA E TRANS-HOSTIL.
Ação direta: Antoin, você ajudou a organizar a disputa trabalhista em Gorillas.
Como você entrou em contato com outros motoristas?

Antoin: No Gorillas, trabalhamos com um aplicativo que podíamos usar para
conversar com todos os passageiros em Berlim. Lá eu vi mensagens de colegas que
criticavam as condições de trabalho. Quando um driver foi encerrado, mostrei meu
apoio e entrei em contato com outros drivers. Mais tarde, os gorilas bloquearam o
canal de bate-papo. Depois, havia um canal separado para cada loja de
departamentos, para que não pudéssemos mais falar com todas elas.

Como você procedeu depois que os gorilas bloquearam o canal?

Organizamos reuniões regulares e estabelecemos novos canais de comunicação
seguros. Distribuímos o link de acesso com o auxílio de adesivos. E falamos
ativamente com nossos colegas. Isso foi muito arriscado para mim porque eu ainda
estava em período de experiência. Houve um motorista que foi despedido por se
organizar. Esse foi um grande desafio - organizar e permanecer sob o radar da
empresa ao mesmo tempo.

Qual foi sua motivação pessoal para mudar a situação de trabalho?

Comecei a trabalhar na Gorillas no outono de 2020 e fazia muito frio no inverno.
Não tínhamos o equipamento certo. Ficou mais estressante porque os gorilas se
expandiram e os motoristas sumiram. Estou com dores nas costas.

Em seguida, houve esse assédio sexual. Um grupo de homens que acabou de me chamar
de "vadia". Assim mesmo, sem história. Eu estava do lado de fora e eles queriam
falar comigo. Eu realmente não entrei nela e de repente um deles começou a me
chamar de "vadia" em voz alta. Outra vez, havia um supervisor que tocava música
sexista bem alto e dançava para mim desse jeito assustador. Após esses eventos,
me senti muito desconfortável e comecei a procurar ativamente por pessoas.

Você queria organizar o maior número possível de motoristas - incluindo sexistas
. Como você fez isso?

Fiquei muito quieto. Isso foi exaustivo porque essas microagressões são difíceis
de suportar. Fiz contato com outros cavaleiros queer. Foi importante para mim
incluir feministas, mas especialmente queers que são inclusivos em relação às
pessoas trans. Tenho coletado material para ajudar as pessoas a começarem a
refletir sobre sua masculinidade e heterossexualidade.

Como o sexismo afetou a organização?

Se as pessoas a viam como mulher, você tinha que lutar duas vezes mais por sua
opinião. Você não será acreditado, será ridicularizado e simplesmente não será
levado a sério. Comentários sexistas não são levados a sério.

Ao organizar, você teve um foco queer-feminista desde o início - incluindo
reuniões com colegas. Por quê?

Não havia consciência de gênero. Tudo era visto como muito masculino. Em nossas
reuniões, por exemplo, era importante para mim introduzir os pronomes. Queria que
eles fossem respeitados e que ninguém zombasse deles. Porque muitas pessoas
queers e trans também trabalham nesses empregos precários. Foi importante para
mim criar uma atmosfera na qual essas pessoas se sentissem confortáveis. Isso
também significa, por exemplo, que as pessoas ousam falar sobre suas parcerias do
mesmo sexo.

Eu também queria abordar o aumento do risco para motoristas grávidas. O trabalho
não é saudável quando você está grávida. O trabalho físico na bicicleta ou como
empacotador: nas lojas de departamentos não é seguro. Não havia diretrizes para
isso com gorilas. Como resultado, mulheres grávidas ficaram doentes e em algum
momento foram demitidas por ficarem longe por muito tempo.

Berlim é considerada uma cidade comparativamente amigável para homossexuais. Os
queers estão desproporcionalmente empregados neste tipo de trabalho?

Em Berlim, talvez porque a cidade seja considerada um porto seguro para gays. Mas
quando você é queer, você experimenta muitas microagressões - inclusive no local
de trabalho. Especialmente se você for trans, os obstáculos para avançar são
maiores. Sua saúde mental desempenha um papel maior. Para essas pessoas, a chance
de acabar em empregos precários aumenta. Isso também pode se aplicar a pessoas
afetadas pelo racismo, por exemplo. É claro que também existem outros fatores.

Muitas empresas anunciam com diversidade. Gorilas também anunciados com a
bandeira do arco-íris. Como você experimentou isso

Essa foi uma campanha de marketing. Havia muita transfobia e sexismo nas lojas de
departamentos. Tudo parecia bem no topo da empresa. Há muitos problemas abaixo
pelos quais a empresa não se responsabiliza. Talvez isso tenha algo a ver com a
classe - não sei. Gorilas estava fazendo propaganda queer quando coisas
anti-queer ruins aconteceram.

O que aconteceu?

Uma mulher trans - uma amiga minha - foi molestada por um cara. Ele disse que as
pessoas trans tiveram que ser mortas e perseguidas do armazém. Tentei entrar em
contato com o gerente. Ele não entendeu nada e até chamou minha namorada de
"travesti" e a comparou a profissionais do sexo. O trabalho sexual não é o
problema. Mas um não tem nada a ver com o outro. Ele era ignorante e não tinha
ideia de como lidar com o caso. O problema nunca foi resolvido. Ao mesmo tempo,
os gorilas começaram a imprimir bandeiras do arco-íris em bolsas.

Você abandonou a organização por causa da hostilidade em relação às pessoas queer
e à transfobia. Por quê?

Muitos pilotos do sexo masculino não viram os problemas. Alguns deles - incluindo
mulheres - são anti-queer e transfóbicos. Para eles, capitalismo e empresa são os
adversários. É o mesmo para mim, mas ao mesmo tempo meus adversários estão entre
meus colegas.

Quando você quis falar sobre esses assuntos, foi acusado de política de
identidade. O que você quer dizer com isso?

Eu também perguntei às pessoas o que elas querem dizer com isso. Essa
discriminação é minha vida. Prefiro não estar nessas caixas, mas a sociedade me
embala lá. Se quero falar sobre isso, significa que estou buscando uma política
de identidade. Mas que opções eu tenho? Eu aceito e me organizo com isso para
mostrar que não há problema em ser homossexual.

Como você continua organizando?

Estou dando um tempo. Eu me retirei. Não posso mais trabalhar com pessoas que
questionam minha existência. Isso não é saudável e excede meus limites. Se você
não dá as boas-vindas às pessoas trans, então sua revolução e sua luta pela
liberdade são uma merda, porque você está fazendo isso apenas para um determinado
grupo. Aprendi a estar mais ciente dos meus limites.

Ao organizar, o que você faria de diferente na próxima vez?

Eu faria declarações claras desde o início sobre o que não está bem. É claro que
isso é difícil quando você organiza trabalhadores com os quais não compartilha
necessariamente os mesmos ideais políticos. O mundo do trabalho ainda é muito
binário - as mulheres deveriam fazer essas tarefas e os homens, aquelas tarefas.
Como uma pessoa que lê, é difícil ir para um local de trabalho dominado por
homens. O que podemos nós, como sindicato, fazer para quebrar essas estruturas?
Do ponto de vista sindical, a questão que me preocupa é como removemos essas
barreiras.

Imagem / PW

https://direkteaktion.org/sexismus-und-queerfeindlichkeit-am-arbeitsplatz/