(pt) Acracia.org: O FAGC E SEUS 10 ANOS DE AGRICULTURA - Capi Vidal (ca, de, en, it)[traduccion automatica]

Sábado, 28 de Agosto de 2021 - 08:49:41 CEST

A Federação Anarquista de Gran Canaria completou dez anos, e através dessas
linhas gostaria de dedicar minha modesta homenagem a uma jornada cheia de
choques. Assisti com curiosidade ao seu nascimento na madrugada do 11-M, e a
verdade é que, num primeiro momento, pensei que não durariam nem dois
noticiários, porque se dedicavam principalmente a dizer o quão mal os outros
estavam fazendo as coisas. E isso não leva a lugar nenhum, porque ... Não é óbvio
que as coisas estão erradas? Esse tipo de protesto tem seu caminho e geralmente
termina em dissolução. ---- Por isso me encheu de alegria ver como eles foram
tomando a iniciativa progressivamente, a tribuna, mostrando o rosto, aparecendo
na imprensa ... Tinham energia, dinamismo, força. E enfrentavam desafios reais:
questões de pobreza, habitação, precariedade, marginalização ...

E isso foi feito quando os anarquistas responderam à seguinte questão: quais são
os principais problemas em nosso meio? Os partidos políticos? O reformismo que
envenena o anarquismo? Dogmatismo anarquista? Pós-modernismo? A armadilha da
diversidade? Despejos, precariedade, fome, perseguição de imigrantes ...? Não
está claro quais são os verdadeiros problemas?

No momento em que você os descobre e se envolve, você pode fazer do anarquismo
uma ferramenta útil, bonita e eficaz. Quando você vê uma pessoa real, concreta ,
a quem você pode dar uma resposta, é quando você aprende a falar. Porque os
problemas são recorrentes, repetitivos e à medida que se compreende e se envolve,
surgem soluções: soluções para milhares de pessoas, principalmente mulheres e
crianças, migrantes, famílias arruinadas, prostitutas, pessoas duramente
atingidas pela COVID ... E tem sido feito por meros voluntários, quatro mataos
que não sabem pronunciar corretamente - graças a Deus - a palavra
anarco-sindicalismo, nenhum deles pagou, que se surpreenderam em gerar vitórias,
exemplo e simpatia.

Queria destacar um aspecto que foi um tanto deixado de lado quando falamos sobre
essas coisas: o dos pomares e das terras onde as comunidades cultivam seus
próprios alimentos. No início, por volta de 2013, tive medo de uma catástrofe
quando eles começaram a usar o método Fukuoka, que é uma coisa hippie que diz que
você pode cultivar fazendo bolas de argila e colocando arroz nelas. Eu estava
arrancando meus cabelos, porque não há nenhum absurdo que não importa o quão
grande seja, não há raciocínio que o sustente ... Eu mais uma vez declaro nesta
subseção que odeio com todas as minhas forças tudo o que é dado a sobrenome de
"alternativo", e que diga que você pode curar tal coisa comendo alho cru, ou que
com bolas de argila e um grão de arroz você pode obter milhares de toneladas de
ração. E graças a Deus, acho que quando viram lama até as axilas,

Assim, a olho nu, depois de visitar os locais espalhados pela ilha e fazer uma
contagem regressiva, as várias comunidades cultivam atualmente uma área de mais
de três hectares. Comprovante. Imagine quatro campos de futebol da primeira
divisão, com terrenos abandonados no sopé da costa, férteis, com água. É bom ver
terraços com madeira reciclada, lavatórios e banheiras. Eles têm um forno de pão
e crescem até 50% das frutas, verduras e legumes que consomem. Não são jardins
recreativos urbanos. São verdadeiras safras autossuficientes nas quais trabalham
agricultores que conhecem o comércio, pois não em vão muitos vêm de países onde
essa atividade é a base da economia. Eles também têm cerca de setenta (ou mais em
vários rebanhos) cabras e ovelhas, leite, pastores, um número indeterminado de
pássaros ... E também dirigem um santuário de resgate de animais em plano vegano,
onde tem até um cavalo que eles salvaram de não sei de onde e do qual os
cagajones se aproveitam. Tudo muito bonito. E por ser lindo, atrai gente boa para
dar uma mãozinha. Porque a beleza sempre quer fazer isso durar.

E isso foi organizado por pessoas de várias etnias, religiões, gêneros, formas de
pensar, que se juntaram à adversidade e ao anarquismo. É um tipo de anarquismo, o
dos que não são anarquistas , que sempre me incentiva a continuar a nos
encorajar, porque estas pessoas enclausuradas numa ilha que se diz não conseguir
sobreviver sem turismo, estão a ter o cuidado de mostrar que dá leve uma vida
pelo menos diferente daquela que nos é pregada o tempo todo. E ter uma
alternativa, poder enxergar outras possibilidades, é fundamental para poder se
livrar das pulgas.

É por isso que meu conselho sempre foi, por décadas, o seguinte: anarquista do
livro , não mostre o quão mal os outros o fazem; mostre como você se sai. Isso
mostra como todos nós somos bons. O que pertence a um pertence a todos, o que
pertence a todos não pertence a ninguém, o que pertence a ninguém pertence a um.

Acratosaurus rex

http://acracia.org/la-fagc-y-sus-10-anos-de-agricultura