(pt) cnt nº 425: MAHMOUD HOMSY, SECRETÁRIO-GERAL DA CIT: "SE VOCÊ DIZ QUE É REVOLUCIONÁRIO, SE PERGUNTAM EM QUE PLANETA VOCÊ MORA" Por CNT Vitoria-Gasteiz (ca, de, en, it)[traduccion automatica]

Sexta-Feira, 2 de Abril de 2021 - 08:50:18 CEST

  Durante o Congresso Inaugural da ILC 2018, realizado em Parma (Itália), as
seções acordaram que a Secretaria Geral da ILC teria uma duração de dois anos. No
mesmo congresso, ficou decidido que a FAU anarosindical alemã passaria a ser a
próxima seção, depois da CNT, a tomar o bastão da Secretaria-Geral. ----  O novo
secretário do CIT, Mahmoud Homsy, é membro da FAU Berlim. Há anos atua na área de
trabalho internacional da FAU e participou da fundação da nova confederação
internacional ---- Em primeiro lugar, Mahmoud, obrigado por dedicar seu tempo aos
leitores de nosso jornal confederal. ---- Pergunta .- Como você enfrenta essa
nova responsabilidade em um nível pessoal?
Resposta .- Conhecendo a longa história da Internacional, não posso me sentir
mais do que honrado por ter recebido esta posição, mas estou realmente
impressionado. Já tenho muitos compromissos não relacionados diretamente a este
secretariado e vejo a infinidade de tarefas que devo cumprir agora se quero
cumprir meus compromissos com a CIT da melhor maneira possível. Imagino que esses
nervos sejam normais diante de tanta responsabilidade.

No momento, existem cerca de 20 pessoas ajudando ativamente o comitê de ligação e
a secretaria, mas esse número terá que crescer se quisermos atingir as metas que
estabelecemos para nós mesmos.

P. - Embora as seções já existam há muitos anos, a CIT é muito recente. Como você
encontra a saúde do nosso Internacional e quais você acha que são as nossas
prioridades organizacionais hoje?
R.- Miguel, meu antecessor, da CNT de Madrid, lançou com sucesso as bases para o
desenvolvimento da CIT. Todos os canais de comunicação já estão em funcionamento
(site, redes sociais), assim como as finanças (taxas de seção) que são a base
econômica de nossos orçamentos. Mas ainda há muito a fazer antes de podermos
realmente começar a trabalhar. A prioridade óbvia é a implementação das áreas de
trabalho adotadas no congresso. No momento, existem cerca de 20 pessoas ajudando
ativamente o comitê de ligação e a secretaria, mas esse número terá que crescer
se quisermos atingir as metas que estabelecemos para nós mesmos.

P. - Nossas abordagens e nosso modelo são claramente diferentes daqueles do
sindicalismo oficial. Nosso modelo é válido e eficaz? Você acha que será bem
recebido pelos trabalhadores?
R.- Posso dizer com mais precisão o que vejo na Alemanha. É muito difícil para
nosso modelo sindical se estabelecer em um país ocidental como a Alemanha. Há
tantos privilégios aqui. Há muito trabalho porque os mercados financeiros
investem na Alemanha, pois é considerada uma economia segura e estável e a rede
de segurança social está mais ou menos intacta. As pessoas acham que o mercado e
o Estado vão cuidar das coisas. Se você diz que é um revolucionário, eles se
perguntam em que planeta você vive. Se você reclama de seu trabalho de baixa
qualidade, eles dizem que você é ingrato ou que deve trabalhar mais para
conseguir um emprego melhor. As pessoas se perguntam se os sindicatos em geral
são válidos. Então, nesse ambiente, às vezes me pergunto se nossos princípios
básicos de solidariedade, ajuda mútua,
Essas dúvidas no final só me reafirmam em nossas idéias. A satisfação de ajudar
as pessoas a falar em conflito, o prazer de colaborar com pessoas que pensam como
você, não tem preço.
Não posso dizer se, em geral, os trabalhadores vão acolher bem o nosso modelo
sindical. Percebi que fomos bem recebidos aqui e ali pelos trabalhadores nos
conflitos em que nos apresentamos. Só espero que você se lembre de tudo isso,
acredite e pratique no futuro.
Mas as pessoas estão ocupadas, suas prioridades mudam, elas ficam frustradas com
nossas estruturas ineficazes e, portanto, não são mais ativas. Por isso é
importante fortalecer nossas Organizações. Seja eficaz.
Seja como for, a verdade é que continuamos a lutar e há um nítido crescimento de
afiliados.

Propomos recolher documentação sobre a organização sindical e a ação sindical das
secções e utilizá-la para a produção de um novo material de formação, de
relevância mundial.

P. - Em nível internacional, onde você espera que haja novas seções que se
inscrevam para ingressar na CIT?
R. - O IWW na Europa provavelmente pedirá para ingressar na CIT em breve (agora
os IWW dos EUA e Canadá já estão lá), e isso significa que, por exemplo, na
Alemanha, duas organizações diferentes podem fazer parte da mesma Internacional.
No Brasil, esperamos que o FOB também seja incorporado.
Como parte de nossa estratégia de expansão, que foi uma das áreas de trabalho
adotadas no último congresso, formamos grupos de trabalho regionais para a Ásia e
as Américas, que estão se comunicando e trabalhando em rede com diferentes
sindicatos e iniciativas sindicais. Veremos se assim despertamos o interesse de
qualquer Organização em se tornar um novo membro.
O que eu espero é que no futuro mais grupos de trabalho regionais deste tipo
sejam formados para expandir esses esforços para as Regiões do mundo onde não
temos presença ...

P.- Como você acha que podemos aprofundar o relacionamento com outros sindicatos
alternativos e revolucionários à medida que a Internacional cresce numericamente
e se implanta em novos países.
R.- Em nível internacional, vejo que nossos princípios de solidariedade e ajuda
mútua são boas ferramentas para que a CIT seja conhecida e respeitada.
Nas últimas semanas aderimos à campanha do GWTUC contra o Dragon Sweater,
deixando de lado as diferenças ideológicas, e estamos oferecendo nossa
solidariedade aos nossos colegas de inúmeros lugares do mundo. Essas atividades
atrairão a atenção de outros sindicatos, que verão a CIT como uma referência.
Outra área de trabalho que adotamos no último congresso e que servirá de
ferramenta de expansão é a capacitação. Propomos recolher documentação sobre a
organização sindical e a ação sindical das secções e utilizá-la para a produção
de novos materiais de formação, de relevância mundial. Se pudermos apresentar
este material a sindicatos em diferentes países, seria uma ótima maneira de
apresentá-los às nossas ideias e construir relacionamentos. No entanto, ainda há
muito trabalho a ser feito nesse sentido, porque não nos esqueçamos que somos uma
Organização muito recente.

P. - E algumas palavras finais que você quer enviar aos nossos militantes ...
R. - Espero que todos os companheiros tenham saúde neste outono e inverno! Meus
pensamentos estão com todos vocês.

Da cnt, desejamos muito sucesso em sua tarefa para os próximos dois anos.

Suso Garcia | Betanzos (Galiza) | Ilustra: LaRara

Postado na CNT

https://vitoria.cnt.es/blog/2021/03/24/mahmoud-homsy-secretario-general-de-la-cit-si-dices-que-eres-revolucionario-se-preguntan-en-que-planeta-vives/