(pt) France, Union Communiste Libertaire AL #306 - Distritos de solidariedade: ajuda mútua e politização na época do coronavírus (en, fr, it)[traduccion automatica]

Segunda-Feira, 15 de Junho de 2020 - 08:05:47 CEST

No distrito de Bottière, em Nantes, em confinamento total, um grupo de moradores está se organizando para compartilhar informações, ajudar
uns aos outros e manter uma vida no bairro. A organização de um grupo de pessoas por meio de uma rede social digital destaca problemas de
comunicação e gerenciamento de conflitos dentro do grupo. Experimente o feedback. ---- Diante do Covid-19, no início do confinamento, para
animar e organizar a ajuda mútua no distrito de Bottière, em Nantes, onde moro há oito anos, criei um grupo no Facebook de " informações,
ajuda mútua e solidariedade " que uso individualmente sem referência a uma associação ou organização política. O objetivo é que os
habitantes do bairro se apropriem desse espaço para troca, encontrando informações práticas sobre a vida no bairro (horário modificado de
uma empresa, fornecimento de certificados de saída em frente à casa do bairro) ...) ; ou por pequenos gestos (palavra no meu prédio
oferecendo minha ajuda, comprando um vizinho ao mesmo tempo que o meu ...).
O objetivo é dar exemplos de ações e transmitir a ideia de que todos podemos contribuir. Convido pessoas que moram no bairro (e nem todos os
meus amigos do Facebook), distribuo informações para associações e estruturas do bairro (casa do bairro, escolas, centro de lazer ...) e
fico cartazes na construção de portas e lojas. O grupo está crescendo rapidamente e as pessoas estão assumindo o controle. Pelo que percebo,
os moradores das classes trabalhadoras são muito pouco politizados e, na maioria das vezes, têm muito pouca ou nenhuma experiência de
organização coletiva.

Organize para trazer demandas comuns
Por meio da ajuda mútua dentro do bairro, eu queria levar os habitantes do bairro a politizar e (vamos sonhar um pouco) a se organizar, além
do confinamento, para trazer demandas comuns que são específicas para eles. É óbvio que as pessoas que se juntaram ao grupo não procuram nem
resistem a nenhum discurso político. Meus poucos posts " políticos " despertaram muito menos reações do que os outros. Várias pessoas também
expressaram que não queriam ver conteúdo político no grupo (o que seria uma fonte de desacordo e divisão). A prioridade, por enquanto, é
garantir-me sua confiança e seu interesse no coletivo em construção.

No entanto, politização indireta é possível. Primeiro, incentivando a autogestão, depois apreendendo pequenas coisas, situações concretas na
vida do grupo, para refletir sobre questões políticas " minhas do nada ". Em um projeto de cartaz, foi mencionado que a ajuda seria dada
como uma prioridade para aqueles que mais precisavam. Isso me permitiu enfatizar que não havia sido discutido coletivamente (autogestão),
enquanto questionava: de acordo com quais critérios decidimos que alguém está em necessidade ? Que direito nos permitimos ? Queremos mesmo
reproduzir o sistema Caf ou Pôle emploi ? Que efeitos faz sobre os mais inseguros ter sempre de pedir ajuda e se justificar ?

Além da falta de experiência de organização coletiva dos habitantes do bairro, devemos acrescentar um comando desigual das ferramentas
francesas, escritas ou digitais, o que complica a comunicação em um período em que não é nossa não é possível nos encontrar. Tento, tanto
quanto possível, escrever com palavras simples, frases curtas, evitar textos muito longos, permanecer o mais claro e compreensível possível.
O uso do formato de vídeo no Facebook pode ser uma possibilidade. Também percebi que não era necessário inundar demais o grupo de mensagens
em conexão com uma organização coletiva, que isso tinha o efeito de diminuir a participação de pessoas que postavam mais informações ou
solicitações individuais.

Para a organização de uma iniciativa coletiva, é melhor encontrar outra estrutura. Um membro do grupo se ofereceu para organizar ajuda mútua
com várias pessoas. Diante da aprovação de todos, a organização foi criada. Na medida do possível, tento facilitar as iniciativas que vêm de
outras pessoas, em vez de estar na origem delas: organizando reuniões por telefone, parte de logística, comunicação, animação, relatórios ...

Esteja acessível ao maior número
Nossa primeira preocupação foi garantir que nem a escrita, o idioma nem o acesso à Internet fossem um obstáculo. Um cartaz foi criado e
divulgado no distrito, referindo-se ao grupo do Facebook, mas também a um e-mail e um número de telefone. Pareceu-me importante ter uma
ferramenta única, que as pessoas já conhecem e que possibilita a adaptação a diferentes usos ou necessidades. Simplesmente ficamos no
Facebook, criando um novo grupo, mais restrito, dedicado à organização coletiva da ajuda mútua.

Algumas ferramentas de TI são difíceis de investir e parece importante limitar seu uso quando é possível organizar de outra forma (em
particular, algumas ferramentas são tecnicamente difíceis de acessar para pessoas que só têm Internet em um smartphone). Inicialmente, as
ações de ajuda mútua efetivamente implementadas eram bastante limitadas: algumas entregas de compras, assistência pessoal, laços sociais, etc.

Recentemente, um grupo de habitantes anima, duas vezes por semana, um leilão em diferentes lugares do distrito, sob as janelas: vestidos de
palhaços e música, eles e eles cantam, brincam, declaram as mensagens que lhes são abordados pelos habitantes e aproveite a oportunidade
para divulgar o grupo de autoajuda. A maioria dos pais do bairro hesita ou se recusa a colocar os filhos na escola. Parece-me interessante
permitir a formação de laços entre pais que analisam criticamente as escolhas do governo.

Depois de postar várias informações sobre ajuda (Caf, pagamento de aluguel, etc.), fui contactado por várias pessoas que queriam ajuda com
esses procedimentos. Após o descon fi namento, a criação de um grupo administrativo de autoajuda parece-me uma boa maneira de destacar o
interesse de organizar coletivamente e levar à politização e conscientização de classe. Tudo ainda precisa ser construído, são criados
vínculos entre pessoas diferentes, que não teriam tido a oportunidade de conhecer de outra maneira, e espero que uma dinâmica de grupo
interessante surja. Liderar esse grupo de auto-ajuda me trouxe novas reflexões. Sei que, mesmo morando neste bairro, minhas realidades e
preocupações não são as mesmas da maioria dos meus vizinhos,

Pense coletivamente na animação de grupo
Tento, tanto quanto possível, me inspirar nos princípios da educação popular: começar pelas experiências das pessoas, suas preocupações e me
distanciar de meus próprios desejos ou representações. Evite situações de transmissão vertical, mas, pelo contrário, incentive o
compartilhamento e a coletivização de conhecimentos e experiências. Tento me manter questionando e tateando, para adaptar minha abordagem de
acordo com as reações e necessidades do grupo. Apesar de tudo, o exercício continua difícil, principalmente sozinho. Por isso, procurei
caminhos de reflexão e espaços onde trocar, para me confrontar com opiniões externas.

Em Nantes, existem outros dois grupos de auto-ajuda criados por camaradas em seus bairros. Adquirimos o hábito de fazer um balanço a cada
duas semanas da evolução de nossos grupos e discutir as questões que isso nos trouxe. Essas trocas parecem preciosas e realmente
interessantes para mim.

Acho que teríamos muito a ganhar criando espaços entre pessoas que lideram grupos de autoajuda, compartilhando experiências e refletindo
sobre nossas maneiras de levar esses grupos de autoajuda a politizar.

Julie (UCL Nantes)

Moderação do grupo e redação da carta
A animação e organização de um grupo, principalmente nas redes sociais, devem poder ser acompanhadas por ferramentas de tomada de decisão e
moderação, a fim de evitar conflitos e desvios.

Alguns dias após a criação do grupo, surgiram várias postagens " problemáticas ": denunciando o comportamento dos vizinhos (motocross, venda
de maconha, aperitivo do lado de fora), envolvendo trocas de calor, insultos... As publicações mais insultuosas foram neutralizados sem
autoritarismo ou moralização. A pergunta me pareceu ser mais profunda do que as reações hostis ao não cumprimento do confinamento que vimos
na rede. É uma realidade que, no bairro, as pessoas se preocupam com o comportamento de certos jovens ou se sentem estigmatizadas por
questões de delinquência e drogas.

Parecia necessário ter dentro do grupo uma ferramenta de moderação e uma carta de operação. Para isso, foi organizada uma pesquisa para que
todos pudessem se expressar sobre as expectativas do grupo e a comunicação dentro dele.

Com base nos resultados da pesquisa (após um dia e com 25% de participação), uma carta foi distribuída de duas formas: uma versão longa e
uma versão simplificada contendo as idéias essenciais. Apesar da falta de acessibilidade da ferramenta de pesquisa, permite que as decisões
sejam tomadas de maneira colegiada, onde todos e todos possam se expressar de forma livre e anônima, enquanto iniciam a autogestão. Por fim,
fornece uma resposta coletiva e não estigmatizante que atende às necessidades e expectativas dos membros do grupo.

Julie (UCL Nantes)

https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Quartiers-solidaires-entraide-et-politisation-au-temps-du-coronavirus