(pt) cnt.es: Adeus de Elena contra sua vontade - Bilbao EDE Taldea (en, ca, it) [traduccion automatica]

Domingo, 26 de Janeiro de 2020 - 08:36:20 CET

Olá, Sou Elena, trabalhadora da Suspergintza Elkartea (uma entidade que, juntamente com a EDE Foundation e a Suspertu SL, faz parte da EDE
Taldea) há mais de 15 anos, muitos de vocês me conhecem e outros não. Dirijo-me a todos para dizer adeus, a partir de agora não vou mais
trabalhar contra a minha vontade na EDE Taldea. ---- Como muitos e muitos de vocês sabem, organizo ativamente a atividade sindical na seção
sindical da CNT da EDE Taldea desde 2013, de forma ativa e pública. Por esse motivo, e no contexto de um difícil processo de negociação em
2015, um trabalhador da Suspertu SL me agrediu verbalmente por causa do meu trabalho sindical no meu trabalho, e seu coordenador não apenas
o impediu, como o aplaudiu. , incentivado e defendido.
Após a denúncia deste evento à Área de Recursos Humanos, iniciou-se um processo de mediação que supunha uma nova agressão para mim, pois seu
objetivo não era a reparação do dano, mas os interesses da administração da EDE Taldea foram priorizados e sua rejeição de mim pela minha
atividade sindical, sendo o principal objetivo do processo silenciar o que aconteceu e evitar consequências para o agressor e para aqueles
que o permitiram ou o encorajaram. Assim, o chefe de Recursos Humanos acabou rotulando a agressão como um mero desrespeito.

«No processo de mediação, seu objetivo não era reparar os danos, mas os interesses da administração da EDE Taldea e sua rejeição à minha
atividade sindical foram priorizados.»

Por tudo isso, e para garantir que eu pudesse trabalhar em um ambiente seguro e não hostil, fui transferido do meu cargo de estrutura em
Suspergintza, onde trabalhava há 10 anos, com boas avaliações do meu coordenador, para um colocar em um projeto externo fora de Bilbao, de
categoria inferior. Disseram-me que era provisório e que em todo momento a possibilidade de retorno seria buscada, mas as coisas não eram
assim. Durante todos esses anos, me foi negada qualquer possibilidade de retorno, realocação, treinamento de acordo com minha categoria e
desenvolvimento profissional. Enquanto isso, na minha área de origem, foram feitos contratos para executar as tarefas que eu vinha
realizando há muitos anos.

Em dezembro de 2019, o serviço em que trabalho saiu para concurso e a Suspergintza decidiu não aparecer para gerenciá-lo, e embora eu tenha
solicitado esse serviço continuamente durante todos esses anos e recentemente, me foi negada a possibilidade de retorno para alguma
estrutura pós Suspergintza Elkartea, tão em breve irei trabalhar em outra empresa.

Em todo esse tempo:

Eu, o agredido, vi minha qualidade de vida, minhas chances de conciliação, treinamento e desenvolvimento profissional piorarem, enquanto as
pessoas que fizeram a agressão e a permitiram não sofreram alterações.
Eu, a vítima, vi como me foi negada a possibilidade de participar da seleção de meu emprego durante anos, referindo-se a argumentos
inconsistentes e irreais.
Eu, a vítima, vi como os acordos feitos comigo foram violados sem explicação ou resposta.
Eu, a vítima, sou a pessoa que agora é expulsa da EDE Taldea, enquanto o agressor e aqueles que o permitiram permanecem em seus espaços de
trabalho, posições de responsabilidade e tarefas.
Eu, a vítima, notifiquei a pessoa responsável pelos Recursos Humanos que a agressão não teria acontecido se ela não fosse uma mulher e,
antes disso, ela não fez nada. Em vez disso, a pessoa que me atacou e a pessoa que permitiu isso são publicamente contra a violência contra
as mulheres.
Dado esse tratamento injusto e prejudicial, a EDE Taldea é mostrada publicamente como uma entidade feminista, quando as mulheres que
trabalham no sindicato são repetidamente atacadas, ignoradas e humilhadas por uma direção que busca apenas ser capaz de fazer e desfazer sem
ter que prestar contas. ninguém Mas lembro à gerência da empresa que, sem respeitar os direitos trabalhistas das mulheres, você não pode se
chamar feminista.

«Eu, a vítima, vi minha qualidade de vida piorar, enquanto as pessoas que praticaram a agressão e a permitiram não sofreram alterações.»

Nestes anos no EDE aprendi, cresci, trabalhei, construí, contribuí..., mas, acima de tudo, enfatizo a sorte de poder compartilhar e
construir com todas as pessoas que tiveram a coragem de fazer o trabalho sindical, apesar de ter tudo contra, apesar da dor e dos ataques,
porque colocaram em prática tudo o que dizemos e escrevemos: cooperação, igualdade, empoderamento, participação, solidariedade, apoio mútuo,
espírito crítico, solidariedade e transformação social. A todos, obrigado, você foi e é um exemplo de trabalho em equipe, resistência e
dignidade.

O EDE não será capaz de construir um mundo melhor ou transformá-lo enquanto continuar falando sobre feminismo, igualdade, participação,
solidariedade apenas de um nível teórico e alheio à sua organização interna. Enquanto ele continuar a precisar e exercer a repressão
sindical, enquanto sua liderança exigir mentiras, punições e humilhações, ele será uma liderança fraca e pobre. O gerenciamento dessa
entidade parece às vezes vencer suas injustiças, como é o meu caso, mas não sabe que perde ao mostrar a todos menores, distantes e sem
legitimidade.

Digo adeus, à força, com raiva, com tristeza, mas com a certeza de estar do lado certo, de não ter olhado para o outro lado, de não me
deixar dominar pelo medo, de não ter caído em ataques pessoais, com a tranqüilidade de defender com cabeça erguida os passos dados e com a
experiência vivida de ter realizado o sindicalismo, como diz Yayo Herrero, " como um ato de amor pela vida e pelas pessoas ".

Tome cuidado e cuide do resto.

Um abraço

https://www.cnt.es/noticias/despedida-de-elena-en-contra-de-su-voluntad/