(pt) France, Union Communiste Libertaire AL #302 - Teatro: eu não sou uma aparência (en, fr, it)[traduccion automatica]

Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2020 - 08:41:37 CET

Seis mulheres, seis rotas: um padeiro que simpatiza demais, uma dona de casa apaixonada por barulhos, uma ginecologista aparentemente
inteiramente dedicada ao seu trabalho, uma atriz iniciante que é muito "  moleca  ", uma jovem multirecidivista com pouco tempo e já partiu
para a prisão, e a antiga poetisa Safo ressuscitou misteriosamente. ---- Seria tentador falar de seis "  retratos de mulheres  " ; de fato,
o termo seria exatamente o oposto do que a peça oferece: não somos apresentados a seis mulheres estáticas, fotos fotogênicas estereotipadas
oferecendo-se ao voyeurismo dos espectadores, mas sim seis mulheres em movimento, em evolução, seis mulheres se finalmente humano. ---- As
atrizes nos levam ao caminho da emancipação de seus personagens, que acabam proclamando - mais ou menos explicitamente - " Eu não sou uma
aparição!"»: Eu não sou a mulher que você quer que eu seja, não estou à sua disposição, me recuso a atender às suas expectativas e
solicitações e você terá que se esforçar para me entender.

Isso inegavelmente o torna um trabalho feminista, exigindo o direito da mulher de ser sujeita e não mais objetiva. No entanto, o jogo não
pode ser reduzido a um simples jogo militante ou comprometido: o jogo é admirável, o humor é justo, o ritmo é alto, você nunca fica
entediado e tem prazer em seguir essas não-aparências.

A sombra do poeta Safo
No final da peça, pensei em incluir nas minhas críticas um "  obstáculo " único : não tinha visto nenhuma representação da homossexualidade,
o que de fato me surpreendeu mais do que me decepcionou, tanto que se poderia imaginar que os escritores não pensei nisso. Escolha
deliberada de excluir a homossexualidade do assunto ? Acontece que, de fato, a causa foi minha falta de educação: depois de uma breve
passagem na Wikipedia, soube que Safo deu seu nome ao sapismo, enquanto sua ilha, Lesbos, levou ao termo lésbica.

A menos que eu esteja enganado, a homossexualidade de Safo nunca é mencionada explicitamente na peça e, portanto, a referência é reservada
para quem está dentro. Convidamos, portanto, futuros espectadores a descobrir um mínimo sobre Safo antes de ir para o Guichet-Montparnasse.
Mas não deixe que isso pare ninguém, porque a peça vale realmente a pena !

Léo (UCL Grand-Paris-Sud)

A companhia La Corde interpreta Je ne suis pas une apparition no Guichet Montparnasse (15 rue du Maine, 75014 Paris) todos os domingos, das
20h até 29 de março de 2020.

https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Theatre-Je-ne-suis-pas-une-apparition