(pt) alternativa libertaria fdca: Coronavírus e motins por Orange Themes (ca, de, en, it) [traduccion automatica]

Sábado, 19 de Dezembro de 2020 - 11:51:55 CET

A pandemia nestes longos meses expôs muitas das fraquezas de nossa sociedade.
Além da relação geral do homem com a natureza, que está na base de todos os males
que enfrentamos hoje, o coronavírus mostrou todos os limites de uma organização
social e econômica que por mais de quarenta anos foi descrita como a pináculo
insuperável do desenvolvimento humano. Não por acaso, no final do século passado,
os ideólogos do sistema capitalista falavam do fim da história, fazendo com que a
chegada dos regimes liberal-democráticos marcassem o ponto de chegada
intransponível da evolução social e econômica de nossas sociedades. . A pandemia
nos mostra como essas certezas desmoronam sob o peso dos fatos materiais. Saúde e
educação são o ápice de um iceberg que se liquefaz da mesma forma que as geleiras
da Antártica. Décadas de cortes sociais resultaram na incapacidade de defesa
contra a epidemia que está matando milhares de vidas, muito acima de outras
nações, e que até o momento não parece dar conta da gravidade da situação. Diante
dessa contingência “do fim do mundo em pedacinhos” como um homem da igreja a
definiu com uma imagem forte, (porque cada vida que sai é um mundo inteiro que
desaparece) a sociedade não parece capaz de lidar com mil emergências que lutam
para emergir. Dos idosos que despontam a um fenômeno midiático, pelas mortes nas
casas de repouso, mas que continuam não encontrando respostas adequadas como
salvá-los do abandono ou da "prisão"; os vários sintomas de sofrimento psíquico e
mental; e à condição daqueles que simplesmente foram apagados, como os mais de
54.868 internos em prisões italianas. Os motins dos detidos nos dias 7 e 8 de
março rasgaram o véu de silêncio que envolve esta "instituição total", mas a
atenção da mídia foi imediatamente extinta sob o peso da morte dos 14 detidos.
Para dar voz a quem a tira dele, pedimos a contribuição de Carmelo Musumeci, que
viveu essa realidade na própria pele. mas a atenção da mídia foi imediatamente
extinta sob o peso da morte dos 14 internos. Para dar voz a quem a tira dele,
pedimos a contribuição de Carmelo Musumeci, que viveu essa realidade na própria
pele. mas a atenção da mídia foi imediatamente extinta sob o peso da morte dos 14
internos. Para dar voz a quem a tira dele, pedimos a contribuição de Carmelo
Musumeci, que viveu essa realidade na própria pele.

Carmelo Musumeci aceitou nossa proposta de colaborar com "il Cantiere" e não
poderia ter sido a voz mais adequada para nos falar sobre o mundo da prisão. Um
lugar em que viveu por vinte e oito anos. Condenado à prisão perpétua, aquela que
prevê o "fim da pena nunca", talvez o caso mais singular em que consegue
recuperar a liberdade em 2018. Carmelo entra na prisão em 1991 com o diploma do
ensino fundamental, forma-se autodidata e segue três graus: em 2005 em Direito
com uma tese em Sociologia do Direito intitulada "Prisão vitalícia", em 2011 em
Direito Penitenciário com uma tese intitulada "A 'pena de morte em vida': perfis
de prisão perpétua e constitucionalidade" e em 2016 em Filosofia com 110 cum
laude discutindo a tese "Deviant Biografias".

À primeira vista, um observador superficial pode ter a ideia de que a prisão teve
um papel positivo para Carmelo, que entrou na prisão como um criminoso
empedernido, com crimes pesados ​​a cumprir, e se apresenta como um homem
arrependido e culto. Tudo isso desaparece, no entanto, assim que você lê as
páginas de seus escritos em que a dura realidade do encarceramento e, em
particular, daquela condição particular em que vivem os 1673 reclusos condenados
à prisão perpétua, exalam dor e desespero. A realidade dos “mortos-vivos” assim
como os presos perpétuos, ao invés de favorecer e desenvolver uma revisão de seu
comportamento visando tomar consciência de seus erros, operam uma espécie de
auto-absolvição. Carmelo diz que o mal praticado de alguma forma fica para trás
diante do mal que se sofre com uma dor que não dá perspectiva. “Uma frase ruim
não melhora, pelo contrário, em muitos casos, piora a situação”. A mudança,
então, não ocorre graças à prisão, mas apesar da prisão.

"Se eles não têm mais pão, que comam brioches." É isso que a rainha Maria
Antonieta parece ter respondido, na época da Revolução Francesa, à notícia de que
os famintos estavam se revoltando.

Pouco se sabe sobre as mortes durante os distúrbios na prisão nos dias de hoje,
mesmo o número de mortos é incerto. Sabemos, porém, que é muito mais fácil para a
polícia reprimir manifestações na prisão do que fora nas praças ou nas ruas,
porque "por dentro" ninguém te vê, não há testemunhas incômodas e para os
desordeiros não é nada fácil. fuja ou fuja. Se com os manifestantes do G8 em
Gênova em 2001 não foi fácil e tiveram que reprimi-los diante dos olhos do mundo
inteiro, na prisão não há olhos que enxerguem. À parte alguns jornalistas que são
exceção, parece que os meios de comunicação de massa não se importam como e por
que esses presos morreram, por que foram transferidos morrendo para outras
prisões (em vez de levá-los ao hospital). Acho que essas perguntas nunca serão
respondidas,

Para confundir a opinião pública e justificar a incapacidade do sistema prisional
de administrar a emergência, circulam rumores de que por trás dos distúrbios
estava a direção da Máfia, esquecendo-se de dizer que essas organizações nunca
participaram de distúrbios prisão e isso, aliás, sempre os atrapalhou. Por trás
dessas revoltas não há máfia, mas sim o Estado que se esqueceu de seus
prisioneiros, abandonando-os à sua sorte, ao desespero, e o medo fez tudo o mais.
Foi apenas um motim espontâneo. Nada mais. Mas o que você teria feito? Você teria
protestado pacificamente? Na prisão não é fácil fazer isso e muitos presos não
têm as ferramentas para administrar um protesto pacífico. Não é minha intenção
limpar a violência, mas apenas tento entender por que e de onde vem,

Quando ouço que os departamentos antimotim móveis entram para restaurar a ordem,
lembranças ruins vêm à mente, infelizmente não há jornalistas, telefones
celulares e câmeras dentro para testemunhar o que acontece quando esses fatos
acontecem. É por isso que sempre escrevi diários da prisão:

“O diretor e o comissário do presídio decidiram agir e transferir os promotores
do protesto e se voltaram para a esquadra. Foi um dia frio e nublado. Mesmo o
tempo não prometia nada de bom. Os guardas invadiram a seção algumas horas antes
do amanhecer. O corredor estava silencioso e sombrio. De repente, nas primeiras
celas ouviu-se um grito de alarme de um recluso: "Eles estão vindo". E logo
depois gritos e insultos foram ouvidos por toda a prisão. Os guardas começaram
com os internos das primeiras celas, a quebrar narizes e dentes, manchando as
paredes dos quartos com sangue. Os presos mais fracos, viciados em drogas e os
idosos amontoados nos cantos de suas celas chorando e soluçando. Eu, para
amortecer os golpes dos cassetetes, que certamente teriam vindo a mim, coloquei
três pijamas,

“Em 1992 cheguei à ilha de Asinara com o helicóptero carabinieri. Assim que
desci, os guardas assumiram o controle. Em seguida, eles me jogaram em uma gaiola
montada provisoriamente no centro da vestimenta esportiva, em frente ao infame
setor Fornelli. Fomos esmagados como sardinhas. De repente, os guardas
alinharam-se à esquerda e à direita. Eles limparam um corredor no meio que levava
direto para a prisão. Os guardas tinham escudos de acrílico e cassetetes nas
mãos. Eu imediatamente imaginei o que iria acontecer. Eu olhei para a rota que
eles deveriam tomar. E imediatamente pensei que seria difícil não levar um
cassetete na cabeça. Os primeiros internos saíram. Eles foram imediatamente alvos
de cassetetes.

Corri dobrado com os braços erguidos para tentar me proteger dos golpes do
cassetete. Mas não ajudou muito. Foi a minha vez. Eu estava tentando proteger
minha cabeça, mas os cassetetes vieram bem ali. "

"Os guardas chegaram às dezenas. Eles me agarraram e me arrastaram para as celas
de punição. Eles me jogaram na cela lisa. Punhos, chutes e insultos voaram. Eles
me despiram. Eles me revistaram. Os guardas ferviam de raiva. Eles começaram a me
insultar: "Filho da puta. Pega este e este outro ". Então eles se cansaram e
foram embora. Deitei no chão, na cela lisa não havia nem berço. Cobri-me com um
cobertor velho jogado em um canto, a única coisa que estava naquela cela. Fiquei
meia hora parado com os olhos fixos no teto. Eu senti toda a dor. Minha cabeça
doía e meus quadris doíam, a parte do meu corpo que mais chutou. Meus olhos se
fecharam de cansaço, raiva e dor. Eu não conseguia colocar meus pensamentos em
ordem. Por fim, adormeci. Os raios do sol da manhã, que se filtravam pelas grades
da janela, me acordaram. Eu tinha todos os músculos que doíam, completamente. Eu
estava me sentindo frustrado. Eu também tinha um ombro dormente e um braço
rígido. Fechei os olhos novamente, como se quisesse me defender do que estava
vendo. A célula lisa ficava ainda mais feia durante o dia. Se eu conhecesse bem a
prisão, e a conhecesse bem, talvez durante o dia eles tivessem me embalado e me
transferido para uma prisão. Depois dos protestos, os presidiários nunca mais os
mantêm na mesma prisão. Fiquei um tempo olhando para as paredes da cela, depois
resolvi tentar me levantar. Endireitei meus ombros e costas e me levantei do
chão. Eu cambaleei. Eu estava prestes a cair. Apoiei-me colocando a mão na
parede. Bem no lugar na parede onde eu estava encostado, Eu vi que uma frase
estava escrita nele. Eu me esforcei para ler. Parecia escrito com sangue: "Minha
alma busca o céu, o sol, o mar, enquanto eu morro para viver". Eu balancei minha
cabeça, como se fosse esquecer o que havia lido. Já estava triste comigo e não
queria ficar ainda mais triste. Todas as minhas costelas ainda doem da surra que
ele levou naquela noite. Eu ainda estava respirando com dificuldade. Achei que
outros golpes me aguardavam na prisão para onde me mandariam. Naquela noite foram
"light", por medo de que algum juiz me visse, se viesse me questionar sobre o
protesto coletivo que meus companheiros e eu tínhamos feito. Na verdade, os
desgraçados não me tocaram na cara. Em vez disso, na prisão para onde eles teriam
me enviado, os guardas não teriam parado no corpo, eles me teriam Parecia escrito
[...]
corpo, eles me teriam Parecia escrito com sangue: "Minha alma busca o céu, o sol,
[...]
algum juiz me visse, se viesse me questionar sobre o protesto coletivo que eu e
meus companheiros havíamos feito. Na verdade, os desgraçados não me tocaram na
cara. Em vez disso, na prisão para onde eles teriam me enviado, os guardas não
teriam parado no corpo, eles me teriam Eu balancei minha cabeça, como se fosse
[...]
na prisão para onde me mandariam. Naquela noite foram "light", com medo de que
algum juiz me visse, se viesse me questionar sobre o protesto coletivo que eu e
meus companheiros tínhamos feito. Na verdade, os desgraçados não me tocaram na
[...]
teriam parado no corpo, eles me teriam Eu ainda estava respirando com
[...]
havíamos feito. Na verdade, os desgraçados não me tocaram na cara. Em vez disso,
na prisão para onde eles teriam me enviado, os guardas não teriam parado no
corpo, eles me teriam Eu ainda estava respirando com dificuldade. Achei que
[...]

também dividir o rosto. Como naquela vez em Nuoro, quando dois de meus dentes
explodiram. Sentei-me novamente no chão, com as pernas estendidas e as costas
contra a parede, esperando pelo meu destino. "

http://alternativalibertaria.fdca.it/wpAL/blog/2020/12/15/coronavirus-e-rivolte