(pt) luta fob: RMC-RJ | Entrevista com trabalhador dos Correios em greve, Por RMC-RJ

Domingo, 30 de Agosto de 2020 - 09:21:30 CEST

Os trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, deflagraram greve nacional
dos ecetistas, como são conhecidos aqueles e aquelas que trabalham na ECT. ---- Durante a pandemia, os ecetistas têm sofrido com aumento da
precarização, trabalhando sobrecarregados e expostos ao coronavírus, sob negligência dos gestores da empresa. No começo de agosto, uma
grande quantidade de direitos trabalhistas conquistados há anos foram cortados, como anuênio, vale-alimentação, licença-maternidade de 180
dias, creche, auxílio morte e o pagamento de 30% de adicional de risco. ---- Esse ataque aos direitos da categoria é mais uma estratégia de
avançar para a privatização. ---- A Rede de Mídia Classista entrevistou um ecetista que trabalha na cidade do Rio de Janeiro. Seu nome será
mantido em sigilo para protegê-lo de possíveis perseguições.

RMC: Quais são as reivindicações do movimento grevista?

Trabalhador dos Correios: A nossa principal reivindicação é a defesa dos Correios como empresa pública, isto é, contra a privatização, e a
manutenção do nosso acordo que tinha validade de dois anos. A empresa de forma arbitrária queria tirar 70 cláusulas o que traria enormes
prejuízos aos trabalhadores.

RMC: A categoria está aderindo à greve?

Trabalhador dos Correios: O sindicato diz que 80% parou, a empresa diz que só 20% parou. Vou falar pelo que vejo, vi gente que nunca fez
greve aderir a essa, onde trabalho cerca de 60% do efetivo parou e tem unidade que não tem ninguém trabalhando, só gerente e superiores. No
máximo acontece de ter um motociclista ou um funcionário. A adesão está bem forte.

RMC: Como é a organização na base dos ecetistas?

Trabalhador dos Correios: Essa é a crítica que eu faço à direção do Sindicato dos Correios do Rio de Janeiro, controlada pelo PCdoB. Eles
querem mobilizar a categoria, mas não aparecem na unidade, dialoga no cotidiano do trabalho. Porque o Sindicato tem direito a pegar uma hora
para fazer uma reunião com os trabalhadores. Mas eles nunca aparecem. Na minha unidade de trabalho, a gente já falou várias vezes com a
direção do Sindicato para usar esse tempo, fazer uma formação política, mas não aproveitam. Depois reclamam que tem trabalhadores dos
Correios bolsonaristas. A direção do Sindicato não aparece nem para passar um informe.

A direção só aparece quando cobramos essa presença. Temos que ligar para a vice-presidência do Sindicato para aparecer alguém.

RMC: Quais as condições de trabalho nos Correios?

Trabalhador dos Correios: Como sempre muito precárias. Falta limpeza, material de trabalho, uniforme (se eu não comprar meias eu fico sem!),
e principalmente, faltam trabalhadores e trabalhadoras. Não tem concursos. Quem está trabalhando fica muito sobrecarregado.

RMC: Como está sendo trabalhar durante a pandemia?

Trabalhador dos Correios: Muito ruim. As gerências ficam nos jogando de um lugar para outro tentando tapar o sol com a peneira! No fim das
contas nada é resolvido e nós ficamos extremamente cansados de tentar fazer o trabalho que seria de 2 ou mais funcionários.

Ficamos muito expostos à contaminação pela Covid-19. Só na minha unidade dois companheiros de trabalho contraíram a doença.

E a revolta é essa: no momento que estamos colocando nossas vidas em risco, a empresa retira direitos nossos.

RMC: Como serviço essencial vocês não deveriam receber melhores salários e indenizações?

Trabalhador dos Correios: Acho que sim, mas nem o que é do nosso direito eles querem pagar. Querem inclusive tirar o adicional de risco que
recebemos.

RMC: Como está o projeto de privatização dos Correios?

Trabalhador dos Correios: Nem o governo nem a presidência dos Correios são transparentes a respeito disso... O que sei é o seguinte, a muito
tempo a empresa vem sendo sucateada com esse fim, desde 2011 não temos concurso os equipamentos são precários e ainda há muito assédio moral
na empresa. Acho muita covardia o que fazem com os ecetistas pois os maiores interessados na privatização são políticos e os cargos mais
altos da ECT são cargos políticos! Colocaram a raposa para tomar conta do galinheiro!

Contra os cortes dos direitos trabalhistas, por melhores condições de trabalho e contra a privatização dos Correios!

LUTAFOB
25 DE AGOSTO DE 2020
COMPARTILHE ISSO:
IMPRIMIRE-MAILFACEBOOKTWITTER
CURTIR ISSO:
Relacionado
RMC-RJ | Ato do Segundo Breque dos Entregadores de APP no RJ, 25 de julho.
EM "ANTIFASCISMO"
RMC-RJ | Breque dos Apps: 1º de Julho; Greve dos Entregadores de Aplicativos
EM "ANTIFASCISMO"
RMC | Entrevista com Entregadores Antifascistas: Auto-organização na Luta
EM "ANTIFASCISMO"

https://lutafob.wordpress.com/2020/08/25/rmc-rj-entrevista-com-trabalhador-dos-correios/