(pt) Canada, Collectif Emma Goldman - [Entrevista] Ajuda mútua no Líbano após o desastre (de, en, fr, it)[traduccion automatica]

Sábado, 15 de Agosto de 2020 - 08:06:15 CEST

Tradução feita por nós de um artigo do Freedom News: Enquanto motins ameaçam derrubar o controle do governo após a explosão de Beirute,
Freedom pôde falar com um ativista libanês radical que testemunha outra faceta dos eventos - solidariedade da base à escala social que o
inspirou a se tornar um anarquista. ---- A explosão que destruiu os portos de Beirute e devastou a cidade em 4 de agosto mudou
instantaneamente a face da sociedade libanesa, transformando um contexto já difícil em uma situação totalmente catastrófica. ---- O governo
foi amplamente condenado tanto por sua longa história de corrupção e incompetência quanto por sua falha em lidar com as consequências
imediatas da explosão, com a raiva que explodiu em enormes protestos e tumultos no fim de semana. Ministérios foram ocupados, a sede da
Associação de Bancos, odiada pela maioria, foi incendiada e dezenas de milhares de pessoas lotaram a Place des Martyrs, gritando "vingança"
contra a classe dominante.

Centenas de pessoas ficaram feridas nas tentativas da tropa de choque de retomar o controle da cidade, efígies de líderes políticos do
governo e do Hezbollah foram enforcadas e queimadas. Para apaziguar os cidadãos, o primeiro-ministro Hassan Diab prometeu eleições
antecipadas e provavelmente não serão o suficiente.

Mas, à medida que pessoas furiosas invadem prédios do governo, há uma segunda realidade inevitavelmente sub-documentada - enquanto o estado
está fazendo de tudo para se preservar, a população da cidade está fazendo de tudo para ajudá-los. Próximo.

Um dia depois da explosão, um ativista radical libanês veio ajudar as ruas destruídas da cidade e voltou inspirado pelas cenas que observou.
Escrevendo logo depois, ele descreveu:

"Hoje estive com alguns camaradas ajudando as pessoas nas ruas a limpar e arrumar a bagunça. O que eu vi? Só solidariedade e ajuda mútua em
toda a sua pureza. Pessoas ajudando outras pessoas, dando comida e água de graça. Trabalhadores - encanamento, carpintaria, etc. - se
ofereciam para fazer o trabalho de graça. Imediatamente após a explosão, as redes sociais foram inundadas com mensagens dizendo "se alguém
precisa de um telhado, eu tenho um lugar, não hesite", pois 300.000 pessoas foram colocadas nas ruas. "

"O que o estado fez? Nada. A polícia estava olhando para nós. Um amigo pediu ajuda a um policial. "Estamos apenas cumprindo ordens." Sim, vá
se foder também. Nenhum soldado, nem mesmo um policial, nem nenhum estadista interveio para ajudar a população, as pessoas estavam se
ajudando ".

"Aqui, tornei-me um anarquista".

Em uma entrevista para a Freedom, ele deu muitos detalhes sobre a situação e como a confiança pública abalada no estado se tornou a força
motriz por trás de uma onda de ajuda mútua.

Você é do Líbano / Beirute? Como você experimentou o momento imediato da explosão e suas consequências? Como sua comunidade foi impactada
por isso?

Sou do Líbano, mas não moro em Beirute. Eu moro muito perto de Aley, então estava bem longe da explosão. Mesmo assim, o solo tremeu e em
segundos a explosão soou - meus ouvidos zumbiram por 15 segundos. Imediatamente após a explosão, as redes sociais foram inundadas com
mensagens dizendo 'se alguém precisa de um telhado, eu tenho um lugar', se alguém precisa comer eu posso ajudar ',' se procura uma pessoa
que não foi encontrada, contacte-nos ". Era o auxílio mútuo de Kropotkin se desenrolando diante dos meus olhos.

Para ser honesto, fiquei arrasado. Acho que a vida era maravilhosa antes da explosão e, acredite, já era mais do que horrível, não
precisávamos disso. A comunidade inteira está furiosa com os líderes, exceto por algumas ovelhas cegas que ainda os seguem. Porém, a
tragédia nos fez perceber que não precisávamos de um governo para nos governar: enquanto a solidariedade entre nós já era forte em
outubro[referindo-se aos protestos do ano passado], ela se tornou ainda mais forte em outubro. 4 de agosto.

Nos momentos que se seguiram, você escreveu sobre como as pessoas imediatamente começaram a trabalhar em solidariedade quando o Estado nada
fez. Você pode entrar em mais detalhes sobre o que viu nos primeiros dias?

No dia 5, um dia após a explosão, um ex-professor, agora amigo, enviou uma mensagem ao nosso grupo do WhatsApp para nos informar que era
necessária ajuda no bairro de Mar Mkhayel em Beirute. Peguei minha pá e saí com ela e três outros amigos.

Quando chegamos lá, todo o chão estava azul por causa do vidro. Caminhamos um pouco, chegamos a um quiosque que dava comida, suco, água e
telefones de graça em caso de necessidade. Um homem imediatamente me perguntou se eu precisava de alguma coisa. Eu disse a ele que estava
bem. Ajudei por dois dias: 5 e 6 de agosto.

Não vi uma única intervenção do governo para nos ajudar. Postei uma foto no Reddit mostrando um policial fumando um cigarro enquanto
observava as pessoas limpando a bagunça, mas essa foto não era minha. Eu vi 3 policiais: um que estava xingando sua moto, outro que estava
sentado sem fazer nada e outro que estava protegendo as portas de um banco. O Estado não fez absolutamente nada para nos ajudar e até obriga
a negar a ajuda externa porque ela acabaria nas mãos de um governo não confiável.

As pessoas se serviam: a cada 15 minutos um cidadão vinha me ver e me perguntava se eu precisava de água. No dia 6, um homem gritou da
janela de seu carro: "nosso governo é incompetente".

Você mencionou que foi para Beirute com alguns camaradas. Que tipo de milícias de esquerda radicais existem na cidade e como reagiram à
situação?

Existe um movimento anarquista chamado ???? (Kafeh, que significa algo como "luta", meu árabe não é tão bom). Eles abriram uma cozinha
comunitária chamada Food Not Bombs em direção à escada em frente ao EDL, a Eletricidade do Líbano.

Agora que o estado teve todo o tempo de que precisa para se mobilizar, o que você vê em termos de reação?

As funções principais das Forças Armadas Libanesas incluem a defesa do Líbano e seu povo contra a agressão externa, a manutenção da
estabilidade e segurança internas, o confronto de ameaças contra os interesses vitais do país, envolvimento em atividades de desenvolvimento
social e participar de operações de socorro em coordenação com instituições humanitárias e públicas. Eles nem mesmo deixam seus cães de
resgate perto do porto. Tudo cheira a peixe podre. Ver parece suspeito], sem querer brincar com as palavras. Se quer a minha opinião, creio
que os militares, tal como os polícias, deviam ter presente que são antes de tudo cidadãos como nós, então é por eles que o fazemos, eles
também se preocupam.

Qual é o sentimento geral no terreno sobre as ações do estado nos últimos dias?

Nojo absoluto pelo estado. Eles não nos ouvem, há 10 meses que pedimos que renunciem, que exigimos deles reformas. Eles não moveram um único
dedo mínimo. Em vez disso, eles querem construir uma barragem no Vale do Bisri, apesar da oposição massiva da população. E eles recusaram
ajuda estrangeira. Este governo é a própria personificação da kakistocracia.

Até agora, o governo libanês recusou:

Ajuda dos Médicos Sem Fronteiras (que aparentemente "não era necessária")
Ajuda de uma equipe holandesa com cães treinados para buscar e resgatar as vítimas
Ajuda dos Emirados Árabes Unidos, que insistiu em poderão distribuir sua ajuda por meio de sua embaixada depois que a ajuda do Kuwait for
vendida nos mercados.

Quais você acha que serão as oportunidades no futuro para encorajar a auto-organização popular?

Acredito que as pessoas estão percebendo que o Estado é uma ilusão, uma instituição ilegítima de coerção que exerce um efeito limitador
arbitrário e irracional sobre as pessoas e retarda seu progresso. Não precisamos disso para nos governar. Já se passaram quatro dias (até o
momento desta redação) e ainda não há assistência governamental.

Também acredito que cada um de nós deve agora dar uma olhada na ideia de Rousseau sobre a Vontade Geral, bem como nas ideias dos
anarquistas, especialmente Kropotkin. Embora Michel Bakunin e Rudolf Rocker também sejam excelentes, o Mutual Aid da Kropotkine é um livro
para ler nestes tempos.

Tradução do blog coletivo Emma Goldman

Postado há 1 hora por Collectif Emma Goldman

https://ucl-saguenay.blogspot.com/2020/08/entretien-laide-mutuelle-au-liban-la.html