(pt) France, Union Communiste Libertaire AL #307 - Antipatriarcado, Memes and sexism: From Karens to pick-me, no pé da letra mascu (en, fr, it)[traduccion automatica]

Terça-Feira, 4 de Agosto de 2020 - 08:19:12 CEST

"Karen", "Escolha-me", são termos que encontramos hoje em algum discurso anti-racista e anti-sexista. No entanto, eles vêm de esferas
masculinistas e seu deslize para discussões de "esquerda", via memes circulando em fóruns, redes sociais e vídeos, é problemático. ---- O
termo "Karen" é atualmente usado em discussões anti-racistas para se referir à americana branca de classe média, confiante em sua
superioridade e inconsciente de seus privilégios. A "Karen" representa o adversário sem pensamento crítico. No entanto, refazer a história
desse meme [1]mostra sua dimensão profundamente sexista: em 2017, um homem criou um subreddit [2]intitulado "Fuck you Karen Humilhar sua
ex-esposa, que obteve, após julgamento, a custódia dos filhos e pensão alimentícia. Assim, os memes são compartilhados em todo o mundo e
rapidamente incluídos em imagens e vídeos, antes de integrar a linguagem cotidiana. O termo "Karen" está rapidamente se tornando uma calúnia
masculinista voltada para mães solteiras, após os 30 anos ; o personagem adquire novos traços, incluindo o de ser processual e arrogante (é
a mulher que pede "ver o gerente"), e é ridicularizado por suas escolhas estéticas consideradas duvidosas, incluindo, em particular, um
corte de cabelo assimétrico e uma cor loira ou uma manicure muito vistosa.

O termo "escolha-me" designa, nas discussões que afirmam ser anti-sexistas, mulheres que "traem" seu gênero, apoiando o patriarcado. Para
atrair a atenção e o favor do (homem) dominante, eles depreciam as feministas e sua luta. O retrato deles é muito negativo: seriam mulheres
jovens e instáveis, sem olhar crítico, maquiagem demais, que tiram selfies e publicam suas imagens na internet. Entre os masculinistas, eles
também são chamados NAWATS "Nem todas as mulheres são iguais !" [3]ou até"otários de atenção " O uso desse termo rejeita qualquer leitura
materialista e visa zombar de mulheres que integraram o papel que a sociedade patriarcal lhes atribuiu.

Mantenha a calma e não seja sexista
Logo se torna aparente que esses apelidos, "Karen" e "Pick me", servem para desacreditar as mulheres em debates públicos, enviando-as de
volta à histeria ou estupidez ; Para usá-los para qualificar contraditores e contraditores, é evacuar um discurso materialista e
fundamentado em favor de ataques sexistas ad-hominem. De fato, onde estão os equivalentes masculinos desses termos ? Se Karen é criticada
por sua arrogância e atitude atroz, não é também porque ela é uma mulher e que, como mulher, ela deveria saber como permanecer em seu lugar
? Onde estão os homens "sugando atenção" ? Use "Karen" ou "Escolha-me "É sobretudo colocar as mulheres"em seu lugar": fora do debate público.

A linguagem molda profundamente nossa maneira de pensar e apreender a realidade, e as palavras são peneiras que organizam o mundo e nunca
são neutras. "Karen" e "Pick me" são cavalos de Troia do pensamento masculinista. Não vamos jogar o jogo dos masculinistas e da extrema
direita: banir o vocabulário de nossas lutas !

Léa e Sarah (UCL Bordeaux)

  Desejo receber a newsletter semanal.
Seu endereço de e-mail *
Validar
[1] Um meme da Internet é um conteúdo que se espalhará pela Internet. Geralmente é uma imagem, um GIF, um vídeo. Também pode ser um
personagem recorrente usado nos vídeos e no compartilhamento de imagens.

[2]OReddit é um site da comunidade onde indivíduos compartilham informações em fóruns. O subreddits é um sub-fórum, uma sub-parte do site
que é dedicada a um tópico específico.

[3] Nem todas as mulheres são iguais, uma referência a Nem todos os homens (nem todos os homens), é uma frase frequentemente usada pelos
homens quando as mulheres relatam estupro ou agressão de gênero.

https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Memes-et-sexisme-Des-Karen-aux-pick-me-au-pied-de-la-lettre-mascu