(pt) France, Union Communiste Libertaire AL #297 - Marie e Manu (AESH, South-Educ): " A Educação Nacional usa a miséria social para explorar outra " (en, fr, it)[traduccion automatica]

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 - 07:54:10 CEST

Apesar de uma mobilização impressionante, a reforma de Blanquer poderia degradar ainda
mais a situação dos acompanhantes com deficiência (AESH), os funcionários que acompanham
as crianças com deficiência na escola. ---- O sindicato SUD denuncia as artimanhas do
ministro de enviar alunos com necessidades especiais para aulas regulares sem treinar
professores, sem fornecer os recursos humanos necessários para monitorar sua escolaridade
nas salas de aula e sem avançar no assunto. status e condições de trabalho da AESH.
Reunimos o sentimento de Marie e Manu, ambos sindicalizados na SOUTH Education 75. ----
Alternativa Libertária: Você poderia apresentar e explicar qual é o seu trabalho ? ----
Marie : Tenho 30 anos e sou AESH desde 2016. Durante meus estudos como enfermeira, tive um
acidente de trabalho que me paralisou por vários anos. Eu queria trabalhar como AESH. Eu
trabalho em uma escola primária, onde cuido de três alunos de 9 a 11 anos que têm
dificuldades de compreensão e concentração. Eu avalio todas as manhãs com o professor para
avaliar o progresso das crianças com as quais estou cuidando e as dificuldades que elas
enfrentam para poder oferecer atividades apropriadas.

Manu : Tenho 30 anos e sou AESH desde 2013. Antes era assistente de educação e queria
trabalhar na Educação Nacional. Eu cuido de dois estudantes em 6 º e 3 º SEGPA. Ajudo-os
diariamente na escola e, algumas vezes, na conquista da vida estudantil, mas também na
orientação, na preparação de exames e exames, na busca de estágios.

Não há dia típico. É necessário adaptar-se constantemente aos alunos sem ser mãe deles. Os
alunos também são acompanhados durante os exames nacionais (brevet des collèges, BEP, bac
...) para permitir que eles passem nos testes em condições que promovam seu sucesso da
mesma maneira que outros estudantes.

Por que o treinamento é insuficiente ?

Marie : Temos um treinamento de 60 horas que começa quando tomamos posse. O treinamento
está distribuído por seis a oito meses, durante os quais você está em sala de aula e em
treinamento. Não está adaptado às realidades que encontramos diariamente. Não temos
ferramentas suficientes.

Manu : Este treinamento não nos permite preparar a realidade do nosso trabalho: somos
informados sobre o funcionamento do sistema escolar, infância, deficiência, mas sem entrar
na substância do assunto. Além disso, nenhuma atualização é feita enquanto os colegas
acompanham os alunos no terminal ou no BTS. Tivemos que aprender nosso ofício no campo e
treinar a nós mesmos.

Como o seu trabalho é precário ?

Marie : Nosso trabalho é precário pelo salário. Somos pagos na hora anual da Smic por um
tempo de trabalho entre 20 e 24 horas por semana para a maioria de nós ou um salário que
varia entre 600 e 800 euros líquidos, sem poder acumular outro emprego.

Não somos pagos pelo tempo de preparação, reunião e consulta que fazemos fora do horário
de presença. No entanto, precisamos desses horários para podermos fazer nosso trabalho
corretamente. A Educação Nacional usa a miséria social para explorar outra.

Manu : Sofremos imposição de tempos parciais. Existem 1500 AESH na Academia de Paris e
apenas cem são em período integral. Temos seis anos em prazo fixo, muito mais para os
colegas que tinham um contrato de inserção único (CUI) antes de obter um CDI.

Seu trabalho é essencial. No entanto, você não tem reconhecimento !

Marie : No início do ano, devemos receber um documento explicando as dificuldades dos anos
anteriores e as adaptações propostas. Muitas vezes deve ser repetido várias vezes antes de
obtê-lo. As necessidades das crianças são reavaliadas a cada ano, às vezes a AESH não é
convidada para essas reuniões. Muitas vezes ouvimos dizer que um ou um AESH pode
substituir outro. O desprezo é total e somos invisíveis por causa de nossas condições de
trabalho e falta de status.

Manu : Não há reconhecimento de nossa profissão. Não somos considerados Educação Nacional
pessoal. Além disso, não fomos convidados para a consulta nacional sobre escola inclusiva,
pois estamos no centro desta questão.

Quais são as consequências da reforma de Blanquer para a AESH e estudantes com deficiência?

Manu : O ministro anunciou a introdução, em setembro de 2019, de grupos de apoio local
inclusivos (PIAL) para organizar a presença de funcionários da AESH para estudantes com
deficiência. Esses PIALs reunirão várias escolas em torno das escolas secundárias (escolas
secundárias ou escolas secundárias). A idéia é reunir os acompanhamentos: mais alunos da
AESH e necessariamente menos horas para cada aluno.

Nosso medo é que a administração em um poste e a reavaliação das necessidades por alguém
não conheçam muito, o que implica modificações ao longo do ano, mudanças incessantes de
tempo e local de trabalho para os funcionários. AESH e uma quebra no apoio a longo prazo,
que é, no entanto, uma garantia de sucesso para a escolaridade dos alunos.

O governo anunciou o fim dos contratos únicos de integração sem dizer se os nossos colegas
farão contratos a termo e se os anos de antiguidade serão contados.

A reforma de Blanquer propõe à AESH ter um empregador duplo: a Educação Nacional e as
autoridades locais para apoiar crianças com deficiência durante períodos
extracurriculares. É apresentado como uma solução para o tempo parcial imposto, mas não é
um e nos afasta de ser um servidor público.

Quais são suas principais demandas ?

Nossa principal demanda é o estabelecimento incondicional de diploma, treinamento ou
nacionalidade de todo e qualquer AESH atual, independentemente do tipo de contrato, pela
criação de um corpo de funcionários públicos. Reivindicamos, juntamente com o coletivo
AESH, um salário líquido de 1.700 euros por período integral às 28 horas, incluindo o
máximo de 24 horas de apoio aos estudantes.

Estamos solicitando um treinamento remunerado de um ano após a entrada na profissão. A
mudança do nome da nossa profissão para a do educador educacional especializado,
aprimorando assim nossas habilidades e nosso papel educacional e educacional.

Pensamos que não devemos acompanhar mais de dois alunos em um ano.

Entrevista por Marie (UCL Paris Nord-Est).

https://unioncommunistelibertaire.org/?Marie-et-Manu-AESH-syndique-es-a-SUD-Education-75-L-Education-nationale-utilise