(pt) France, Union Communiste Libertaire AL #297 - Reuniões de verão vermelho e preto de 2019: Au vert avec l'UCL (en, fr, it)[traduccion automatica]

Terça-Feira, 1 de Outubro de 2019 - 08:18:59 CEST

"Sou um comerciante interino em uma caixa de tamanho médio nos subúrbios de Tours. Tenho
29 anos, não tenho filhos: em resumo, tenho muito tempo livre que gasto em particular para
fazer campanha no grupo UCL Tours. Entrei em contato com a seção CGT da caixa, disseram-me
que sem um contrato de trabalho estável, eu não estaria interessado em me expor, porque a
repressão dos patrões está se vangloriando. O que posso fazer ?" ---- Este pequeno
discurso e seis outros do mesmo barril, fictícios, mas refletindo o proletariado em sua
diversidade, serviram de base para reflexões em pequenos grupos, durante um workshop
organizado pela Comissão do Trabalho da UCL. Cabe a cada grupo pensar em formas de
ativismo em situações salariais em que o sindicalismo não é óbvio (precariado,
auto-empreendedorismo, PME ...). A forma, divertida e interativa, foi muito apreciada.

O mesmo aconteceu com o treinamento organizado pela Comissão Anti-Patriarcado sobre as
diferentes correntes do feminismo, na forma de uma dramatização que permitiu que cerca de
cinquenta participantes, divididos em equipes, se familiarizassem com os diferentes
discursos. , antes de um debate crítico.

As técnicas da educação popular estão cada vez mais ganhando espaço nos dias de verão
vermelho e preto, que neste ano receberam centenas de pessoas - um número menor do que no
ano passado, o que não é o caso. surpreendente apenas um mês após o congresso conjunto
AL-CGA de junho, onde 200 delegados convergiram.

Como no ano passado, foi o belo povoado de Bécours que sediou esse evento autogerenciado,
aberto a ativistas da UCL e a assinantes e Friends of Alternative Libertaire . O tempo de
reunião, o treinamento e o convívio decididamente sem tomar decisões, esses Dias de Verão
Vermelho e Preto são, no entanto, um marco importante na vida da organização.

O programa estava cheio. Cada dia era realizado em paralelo 2 ou 3 consultas pela manhã,
bem como uma sessão plenária e um AG de autogestão da estadia. Treinamento (redação de um
folheto, história do movimento libertário francês desde 68 de maio, ação coletiva em
demonstração ...), conferências ("A crise econômica que vem", a situação na Palestina, por
Pierre Stambul), debates ("O municipalismo libertário, uma possível estratégia nos
territórios afetados ?", Um relatório e perspectivas do site Reportsdeforce.fr, um
brainstorm sobre as propostas de logotipo para a UCL), oficinas ("Para um bom uso das
redes sociais militantes », Operação do AL mensal...), apresentações de livros na presença
dos autores (Laelia Véron, Marc Faysse, Benoît Bohy-Bunel). Na sessão plenária foram
discutidos, entre outros, o movimento de coletes amarelos, questões políticas de retorno
(pensões, seguro-desemprego, privatização da ADP, serviço nacional universal ...) e "risco
de colapso e projeto revolucionário". Um diaespecial " anti-patriarcado" foi marcado no
início da semana e uma noite festiva no dia anterior ao meio dia de folga. Vejo você no
próximo ano, para os dias de verão vermelho e preto em 2020 !

A comissão organizadora

https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Rencontres-d-ete-rouge-et-noir-2019-Au-vert-avec-l-UCL