(pt) France, Alternative Libertaire AL #294 - Tamara (ex-curda detida): " Na prisão, há uma grande luta coletiva " (en, fr, it)[traduccion automatica]

Sábado, 18 de Maio de 2019 - 11:11:31 CEST

Nas prisões curdas, a luta dos presos políticos continua, com várias greves de fome já
fatais. Mas se a detenção é um teste, é também um momento de solidariedade e formação.
Tamara, uma colega curda de 20 anos, passou mais de um ano na Prisão Feminina de
Diyarbakir (Amed) antes de ser libertada. No ano passado, ela disse à organização diária e
coletiva da prisão em um folheto produzido pelo coletivo Ne Var Ne Yok. ---- Você pode nos
dizer primeiro quando voltou para a prisão, quanto tempo ficou e do que foi acusado ? ----
Tamara : Voltei no outono de 2015 depois de quatro dias sob custódia da polícia, onde os
policiais me espancaram violentamente. E então eu fui ao tribunal. Eu fui acusado de fazer
parte da organização YDG-H. Eu fiquei um ano e três meses na prisão. Eu saí após o segundo
julgamento. Na terceira audiência, o tribunal declarou que eu não era culpado, eles não
encontraram nada sobre mim. Eu fui levado um ano e três meses da minha vida "apenas".

Então, você acabou na Prisão Feminina de Diyarbakir ?

Tamara : Sim, eu estava em uma prisão do tipo E, onde mulheres militantes são presas. Nós
éramos 35 pessoas. Ninguém pode fazer o que ele quer. Todos aqueles trancados são por
razões políticas. A atmosfera é agradável entre nós, todos ouvem, todos nós tentamos
continuar a vida como podemos. Se houver um problema, paramos, discutimos e explicamos,
sem nunca brigar. Há tarefas diferentes em uma base diária e fazemos tudo em comum. Cada
um é responsável pelo coletivo e pelo que deve ser feito.

Os guardas e os militares não olham para nós da mesma maneira que os outros detidos. Eles
são mais duros e mais rigorosos conosco. Mas por dentro, realmente há uma grande luta
coletiva. Em relação ao inimigo, seu comportamento é muito claro. Não há passo atrás. Nós
sabemos o que fazer.

Por exemplo, se há um problema com os guardas da prisão, se eles gritar para nós ou nos
insultar. Acontece raramente, mas se isso acontece, começamos a lutar diretamente contra
isso. Para garantir que nós enfermé.es dentro, você se procurou, reprimir, mas eles sabem
que, se começar a criar mais problemas, não vamos deixá-los. E eles têm esse medo.

Um dia típico, como vai ?

Tamara : Nós nos levantamos às 7:30 ; somos nós que decidimos levantar a essa hora. A
razão é que quando eles nos contam, eles não nos vêem de pijama ou acordados. É a nossa
disciplina, é a nossa regra: eles não podem nos ver em uma situação de "fraqueza". Quando
eles vêm nos contar, já tomamos nosso café da manhã, as camas são feitas ...

Fora isso, usamos muito nosso tempo de encarceramento para aprender e politizar mais, ou
para mudar nossa consciência. Alguém se dá horas para ler livros e depois discute com os
amigos em torno dos livros que um ou os outros leram. Nós apenas fazemos pausas para
comer, mas retornamos rapidamente às nossas leituras durante os momentos de silêncio
coletivo. Há também momentos um pouco mais formais, onde dividimos alguns livros para
fazer depois de apresentações na frente de todos os outros. Cada um tem um tipo de
responsabilidade nas tarefas do dia.

Finalmente, à noite, das 19 às 22 horas, muitas vezes é mais uma praia de leitura, onde se
coloca mais ênfase em como se tenta mudar a si mesmo. Ou assistimos a filmes sobre a
história das lutas. Existem alguns amigos que conhecem esses filmes e que os apresentam
para nós. Aqueles que querem vê-los, no andar de baixo, no quarto fornecido, e os outros
ficam para ler na cela ...

A greve é gratuita ? Você pode circular em quais espaços ?

Tamara : Temos um espaço de dois andares. Lá embaixo, há o refeitório, e não somos nós que
preparamos refeições, exceto kahvalti, café da manhã. E lá em cima, há espaços para dormir
e ler. Para a caminhada, pode-se ir lá livremente. O pátio está aberto às 6 da manhã e
fecha às 16:00 no inverno e às 19:00 no verão. Mas ficamos bem por dentro.

Havia um prédio para homens ? E uma separação com os prisioneiros da " lei comum " ?

Tamara : Por exemplo, onde eu estava, estava em um prédio feminino tipo E. Os homens estão
em outro prédio. Aqueles que estão lá por histórias de drogas ou crimes, aqueles que não
são "políticos" estão de um lado, e os homens militantes estão do outro. Quanto às
mulheres. E, entre os políticos, eles resolvem e não colocam jihadistas e revolucionários
juntos.

Quase nunca nos encontramos com outros homens presos no outro prédio, é muito raro. Após
os expurgos de 15 de julho de 2016, o estado também trancou os Gülenists acusados da
tentativa de golpe, mas eles também não foram vistos. É muito compartimentado.

Fresco do artista Banksy realizada em Nova York em apoio 16 de março de 2018 Zehra Dogan ,
uma feminista curda condenado em 2017 a dois anos de prisão por um desenho denunciando a
destruição da cidade de Nusaybin em 2016. Zehra foi libertado da prisão em 24 de fevereiro
de 2019
Quanto às lutas internas, que formas são necessárias ? Há alguma fuga ?

Tamara : Lá, neste momento, há greves de fome por várias reivindicações, incluindo
condições de detenção. Às vezes funciona, às vezes não funciona e às vezes morre. É para
ser ouvido. Há também ações em que slogans são slogans por um tempo na prisão.

Mas as manifestações de apoio organizadas do lado de fora, é mais frequente para os presos
condenados por crime ... E escapa, é muito raro. O último foi no tipo D, onde seis
companheiros conseguiram escapar. Foi no ano passado. Foi ótimo, eles não foram apanhados,
e depois disso, eles enviaram um olá de Qandil [1].

Agora que você está fora da prisão, como vai continuar lutando ?

Tamara : Foi realmente outro período, a prisão. Agora que estou fora e comecei minha vida,
é um pouco estranho. Bizarro para me encontrar com amigos com quem eu posso falar
normalmente. É tão diferente quando você está dentro.

Quando você está do lado de fora, tem a impressão de que não vê essa luz, essa força
coletiva, tão intensamente, a cada minuto. Isso faz com que você goste de uma pequena
lesão. Mas para mim, sinto que estou lutando o tempo todo. Não é apenas um período. Não é
algo uma hora, uma semana. No momento, é difícil projetar. Política na Turquia, todo mês
muda. Mas a luta é o tempo todo.

Entrevista completa para encontrar no blog de Ne Var Ne Yok

[1] O PKK possui um vasto maquis nas Montanhas Qandil, no Curdistão do Iraque.

http://www.alternativelibertaire.org/?Tamara-ex-detenue-kurde-A-l-interieur-il-y-a-une-super-lutte-collective