(pt) France, Alternative Libertaire AL #294 - Amazônia: um colega realizou 5 anos ? Ele é apelidado de "o velho" (en, fr, it)[traduccion automatica]

Sábado, 11 de Maio de 2019 - 08:48:17 CEST

História de um dia de trabalho na Amazon Douai, por um ativista comunista libertário: uma
atmosfera de vigilância generalizada, onde o menor desvio é punível. No entanto, grupos de
resistência dos trabalhadores estão ativos. Alguns meses atrás, uma seção SUD nasceu, e é
carbure! ---- Aqui estamos nós ! Antes de entrar no estacionamento, primeiro cheque de um
oficial de segurança que me pede o meu crachá, para verificar se eu não sou provisório - é
proibido estacionar no estacionamento. Eu estaciono de acordo com a regra: no sentido
inverso, caso contrário, a penalidade. E eu ando pelo estacionamento comprido até o enorme
armazém comtorres de coleta- espaço de armazenamento em quatro andares. Eu ruminar: O que
eles ainda me culparão hoje ? Quais erros ? Quanto tempo é isso ? Eu larguei meu carrinho
antes de sair ontem ? Aqui tudo é propenso ao cartão. Alguns de vocês e alguns chefes
olham paternalisticamente: "Se as coisas derem errado, haverá represálias ... " Com o
sorriso é claro, porque quando chegar a Amazon tudo é belo, tudo brilhos, bem-vindo à
terra dos Ursinhos Carinhosos com doces e líderes de torcida Haribo !

Todos e todos os trabalhadores temporários, que são reconhecidos pelo seu emblema verde,
dão tudo para obter o Santo Graal: o emblema azul (que significa CDI). No entanto, logo
após a obtenção deste "privilégio" percebemos que estamos bem presos neste império
capitalista obcecado com a rentabilidade e produtividade, onde tudo é feito para nos
empurrar até o fim.

"O seu líder trata você com respeito ?Solicita seu scanner todas as manhãs. Uma pequena
pergunta, supostamente anônima, mas que lhe é pedida depois de ter escaneado seu crachá
... Apesar disso, a taxa de respostas negativas aproxima-se dos 20% !
Segurança , qualidade , produtividade , estes são os três slogans que são martelados na
nossa chegada. Nós misturamos todos os três, e temos a sensação de que o resultado é o
oposto. A segurança, por exemplo, é mais usada como uma ferramenta de sanção do que para
ajudar o trabalhador. Por exemplo: você não segura o corrimão ? Vá punir a sanção. Começa
com protestos da hierarquia ; então você é chamado em uma entrevista com a gerência ; e
isso pode ir até o despedimento.

Depois disso você entende porque no dia em que você assinar o seu CDI, nós já oferecemos a
saída de emergência ("se você tiver outra oportunidade, você pode sair com 2.000, 4.000
euros ...") . O volume de negócios é enorme. Um colega com uma borda de ouro no seu
distintivo ? É que ele tem 5 anos de antiguidade. Ele segurou. Ele é apelidado de "o
velho" ...

A varredura, esta plotadora GPS que sabe tudo sobre mim
Em suma, com tudo isso, não posso esquecer de levar minha ferramenta: a varredura, esta
plotadora de GPS que sabe tudo sobre mim. Todas as manhãs, ele me faz as mesmas perguntas,
por exemplo: "O seu líder trata você com respeito ?" Pequena pergunta supostamente
anônima, mas que é perguntada a você depois que você digitalizou seu crachá ...
Forçosamente, depois disso, eles têm mais de 80% de respostas positivas. O chef,
precisamente. O breve de começo de poste, é a reunião diária pequena de ego-satisfação
antes da lista de interditos, regras, incentivos com a denúncia ("se você vê algo de não
bom, venha nos falar isto")e ameaças de sanções. Então vem uma pequena sessão de ginástica
- não obrigatória, mas fortemente recomendada- o suficiente para ter sua cabeça bem antes
de investigar sete horas de trabalho no que é chamado de "célula": o espaço de trabalho
onde você está sozinho com seu carrinho, em um beco. Finalmente sozinho, não de verdade:
com as vigílias que correm, câmeras e colegas que vêm, em nome do líder, culpam todos os
seus "erros" do dia anterior. E para completar o todo, o chef que passa seu pequeno tour
na calçada para terminar moralmente com sua lista de reprovações: tempo de inatividade,
"performance" (como se estivéssemos praticando esportes ...). E tudo isso, claro, com
ameaças comuns: " Você sabe, eu só estou te avisando ... se é o RH, vai ser outra coisa ..."
A seção sul goza de uma verdadeira coesão
Tudo é feito para sufocar o menor indício de resistência contra esta horda de pequenos
chefs que estão prontos para fazer qualquer coisa para "evoluir" no maravilhoso mundo de
Jeff Bezos ...

E ainda há resistência. Em Douai, como em outros lugares, existem sindicatos combativos,
que são todos pedrinha no sapato do império Amazon. Alguns meses atrás, um grupo de
colegas criou uma seção sindical SUD. É adicionado ao CFDT e ao CGT. Bem, a CFDT é
composto por 80% de cabeças, de modo que um operador vem para vê-los, não é muito óbvio
... A CGT é honesto, mas perder velocidade e protesto poder desde a saída de secretária da
seção.

Em março, dois sindicato SUD foi para apoiar os anarco-sindicalistas de OZZ-IP Amazon
Poznan (Polónia), lutando contra um sistema de avaliação do empregado · 're implacável.
A seção SUL tem uma coesão real, e é bom ver. Todo mundo tem uma palavra a dizer ! Desde a
sua criação, distribui entre 1 a 3 folhetos por mês - pode não parecer muito, mas é novo:
antes era quase nunca. Em março, dois sindicalistas do SUD partiram para Poznan, na
Polônia, para apoiar a seção OZZ-IP (anarco-sindicalista) da Amazon, lutando contra o
Feedbackom, um procedimento semanal de monitoramento de produtividade, com sanções ou
mesmo demissão. se o trabalhador não atingir as metas várias vezes. Depois que a
multinacional testou a Feedbackom na Polônia, ela será generalizada ? Outras delegações
sindicais (CGT espanhola, FAU alemã) estiveram presentes para um evento conjunto.

Camaradas do sul voltaram como cucos. Em suma, a seção de metal duro bem e incomoda. A
prova: seu secretário, Jérôme Guilain, é ameaçado de demissão ; ele foi recentemente
convocado para uma entrevista anterior ... Um mês atrás, era Habib Latrech, o secretário
da CGT, que tinha direito a isso. Amanhã vamos distribuir panfletos para denunciar essa
repressão, e isso será retransmitido pelos sindicatos dos outros sites da Amazon.

Na saída, o "BAC" monitora o relógio
Por enquanto, o dia está chegando ao fim. É hora de se libertar do scanner. Na saída, um
esquadrão de líderes (nós os chamamos de "BAC" ) monitora o relógio: é para ser pilha por
hora, e não um segundo antes ! Ao longo do seu retorno ao armário, você vê os cartazes que
respiram a boa consciência, os anúncios de "se divertir", os eventos gentis organizados
pela gerência e roubar o show na CE ...

Finalmente no meu carro. Eu só tenho que esperar no engarrafamento final: centenas de
trabalhadores, como eu, vão escapar por algumas horas de descanso neste mundo de códigos
de barras e vigilância generalizada.

Makhno (AL Douai)

http://www.alternativelibertaire.org/?Amazon-un-collegue-a-tenu-5-ans-On-le-surnomme-l-ancien