(pt) Coordenação Anarquista Brasileira - CAB: Em 15 de março de 1830 na França, nascia Jean-Jacques Élisée Réclus.

Quarta-Feira, 20 de Março de 2019 - 07:34:08 CET

Geógrafo e militante anarquista, Reclus foi exilado na Suíça em 1872 por participação na
Comuna de Paris. ---- Um fato pouco conhecido sobre Reclus foram suas anotações sobre a
escravidão depois de passar um tempo em Nova Orleans nos Estados Unidos, quando se
iniciava a luta abolicionista. Segundo um de seus biógrafos, John Clark: ---- "Uma das
mais fortes impressões que tirou em sua experiência numa fazenda típica do "Velho Sul"
(aquelas romanticamente idealizadas) foi a crueldade desumana da escravidão. E a sua
aversão ao sistema escravista foi a principal razão pela qual ele decidiu deixar
Louisiana. Ele escreveu que não podia continuar a ganhar dinheiro dando aulas para os
filhos dos proprietários de escravos e, desta forma, "o dinheiro que eu coloquei no meu
bolso era baseado no sangue e no suor roubado dos negros." No seu ponto de vista sobre as
relações econômicas, ainda que indiretamente, tiveram destaque o sistema escravista e um
forte senso de responsabilidade moral individual: apesar de na casa-grande do seu papel
fosse aparentemente como tutor legal, ele sente que, ao participar na referida
instituição, no entanto, que "Eu tenho o chicote na mão." Além de intensificar o seu ódio
ao racismo, por sua estadia em Louisiana também reforçou a sua convicção de desumanidade
do capitalismo."

Reclus faleceu em 4 de julho de 1905 deixando obras de suma importância para a geografia
mundial como o Homem e a Terra e a Nova Geografia Universal: Terra e os Homens.