(pt) France, Union Communiste Libertaire AL #299 - Entrevista: D1ST1, o rapper de colete amarelo (en, fr, it)[traduccion automatica]

Domingo, 1 de Dezembro de 2019 - 07:39:30 CET

Tudo começou quando um jovem rapper chamado D1ST1, que coletou mais de um milhão de fotos em menos de 24 horas, lançou um clipe chamado Act I Yellow Vests .
Rapidamente impulsionado para o posto de estrela dos coletes amarelos, Toulouse foi um dos convidados na contra-cúpula do G7 em agosto passado. De volta a sua
carreira e seu envolvimento no movimento de coletes amarelos. ---- D1ST1, você pode se apresentar em poucas palavras? ---- Eu moro em Toulouse, cresci
parcialmente em Saint-Cyprien, mas na verdade toda a cidade porque alternava entre a vida doméstica, o lar e até na rua. Passei metade da minha vida rap,
comecei aos 14 e tenho 28 hoje. Eu sempre fui independente, financio minha música sozinha, o que não me traz nada hoje. ---- Você está presente nos coletes
amarelos desde o início do movimento. Como e por que você se juntou a essa revolta  ?

Estou presente desde o primeiro ato de Toulouse, ou seja, o ato 2. Desde muito pequeno, fui vítima de injustiça, seja policial, social ou não. Quando estamos
sozinhos e o sistema está lutando contra nós, devemos fazer mais do que outros para sobreviver. Além disso, não cresci com minha família, mas desde cedo vi meus
pais lutando por falta de dinheiro. É esse sentimento de irritação e raiva que veio à tona em coletes amarelos e, vendo milhares de pessoas gritando alto por
tanto tempo, não hesitei em aderir.

"  Desde pequeno, sou vítima de injustiça social  "
O que mais te tocou nessas semanas de luta com coletes amarelos ?

O que imediatamente me tocou durante as manifestações foi a humanidade que emanou delas. O apoio mútuo, o compartilhamento e a boa vontade no movimento me
marcaram, poder discutir e trocar livremente tópicos que nos interessam, me fez muito bem e removeu os preconceitos que às vezes tinha. Também é o fato de ver
esses idosos, deficientes ou em dificuldade, nos explicar que eles não têm mais vida e que se vêem incapazes de se defender ou organizar sua situação. . Eu acho
que muitas pessoas fazem parte do movimento para isso: ajudar os outros.

Nos seus textos, você costuma descrever a miséria vivenciada pelas classes populares ou a violência policial nos protestos e aos pés do HLM. Você considera sua
música como rap militante ?

Não sei como categorizar minha música. Basicamente, eu sempre falo sobre minha história, meus sentimentos. A dureza da vida de classe social por baixo, vovôs
chorando para a câmera porque eles não podem comer enquanto trabalham a vida toda, tudo o que eu sabia, mas vendo mudou as coisas. Eu não queria "   surfar   "
no movimento dos coletes amarelos, mas depois de várias semanas eu precisava escrever, compondo o ato 1 muito rapidamente. Eu pensei que era o meu papel, uma
boa maneira de transmitir uma mensagem, para mostrar a realidade no terreno. Desde o início do ano, venho falando de coisas importantes para todos e todos os
manifestantes, então acho que podemos dizer que é um rap militante.

Projetos para o futuro ?

Comecei a fazer shows e pretendo lançar um álbum até o final do ano. Também tenho minha marca de camisetas que lancei. Caso contrário, eu farei o meu melhor
para fazer as coisas, por um mundo melhor.

Entrevistado por Benjamin (UCL Angers)

https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Interview-D1ST1-le-rappeur-en-gilet-jaune