(pt) [Europa] Pia Klemp se recusa a ser condecorada com honra em Paris By A.N.A. (ca, en, it)

Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2019 - 07:11:55 CEST

Ativista alemã Pia Klemp se recusa a receber da prefeita de Paris medalha Grand Vermeil, a
mais importante condecoração por respeito aos direitos humanos. Libertária, bióloga e
militante em defesa dos direitos humanos, Pia ajudou a resgatar mais de mil refugiados no
Mediterrâneo, através de seu trabalho no navio Iuventa e no Sea-Watch 3. Atualmente ela
encara processo movido pelo governo da Itália, do líder neofascista Matteo Salvini, que
pode resultar em mais de 20 anos de cadeia, além de multas altíssimas. A seguir, um
comunicado de imprensa que ela divulgou nesta terça-feira (20/08). ---- "É hora de
denunciar as honras hipócritas e encher tudo de justiça social" ---- Paris, amo-te. Amo-te
por toda as pessoas livres e solidárias que vivem em ti. Lutando pela sua liberdade, todos
os dias, ombro a ombro, distribuindo cobertores, amizade e solidariedade. Amo-te pelos que
estão a partilhar as suas casas, amor e batalhas a cada dia - sem olhar a nacionalidade,
sem olhar a quem tem documentos, ou não.

Madame Hidalgo[prefeita de Paris], quer premiar-me com uma medalha pela ação de
solidariedade no mar mediterrâneo, porque nossas equipes "trabalham diariamente para
salvar migrantes das suas condições difíceis". Ao mesmo tempo, a sua polícia está a roubar
cobertores às pessoas que vocês obrigam a viver nas ruas, enquanto reprime protestos e
criminaliza pessoas que estão apenas a lutar pelos direitos dos migrantes e de quem
procura asilo. Quer dar-me uma medalha por ações em que você luta contra na sua própria
muralha. Tenho a certeza que não ficará surpresa por eu não aceitar a medalha Grand
Vermeil[a mais importante condecoração da cidade].

Paris, eu não sou humanitária. Não estou aqui para "ajudar". Eu junto-me a vocês na
solidariedade. Nós não precisamos de medalhas. Não precisamos de autoridades a decidir
quem é ou não "herói", e quem é "ilegal". Na realidade, eles não estão sequer em posição
de fazer esta denominação, porque somos todos iguais.

O que precisamos é de liberdade e direitos. É hora de denunciar as honras hipócritas e
encher tudo de justiça social. É hora de todas as medalhas serem lançadas como pontas de
lança da revolução!

Documentos e casa para todos!

Liberdade de movimento e residência!

Pia Klemp

20 de agosto de 2019

Tradução > Ophelia

de rodas de conversas em okupações de migrantes e espaços anarquistas.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/28/europa-ativista-alema-corre-o-risco-de-enfrentar-uma-pena-de-prisao-de-20-anos-por-salvar-migrantes-no-mar-mediterraneo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/01/europa-policia-italiana-prende-capita-de-navio-de-resgate-de-imigrantes/