(pt) France, Alternative Libertaire AL #293 - manutenção, Fred Sochard (cartunista): " Eu tento ser engraçado, mas meu trabalho também é muito partidário " (en, fr, it)[traduccion automatica]

Sábado, 27 de Abril de 2019 - 11:05:49 CEST

Nas redes sociais ou nos manifestos, os desenhos de Fred Sochard tornam-se inevitáveis. Da
greve da ferrovia aos coletes amarelos até a juventude reprimida de Mantes-la-Jolie, Fred
Sochard está em todas as frentes. Conheça um ilustrador muito elegante ... contra a
classe! ---- Alternativa libertária: Você pode nos apresentar em poucas palavras seu
emprego e sua carreira ? ---- Fred Sochard: Após o bacharelado, eu passei por uma
preparação de artes em Paris, onde eu peguei no nariz a qual classe eu pertencia: " gosto
ruim, inculture " tinha notado o diretor na minha primeira entrevista ... Eu nunca tinha
visto perto da burguesia, lá me encontrei no meio das crianças ricas ! Então, no Arts
Déco, eu ainda não me sentia no meu lugar, no meio das pessoas que nasceram melhor, mas
saí dessa vez (risos) .

Para acompanhar Fred Sochard ou decorar sua sala de estar com um retrato de Bakounine:
fredsochard.com e Fred Sochard nas redes sociais.
Em suma, é um período em que experimentei a dominação social e cultural, muito antes de
colocar palavras, especialmente com Bourdieu, Annie Ernaux, que descobrirei mais tarde. Eu
fiz comunicação comercial por alguns anos, mas sim, parei tudo para fazer alguma
ilustração. A primeira vez que eu fiz muita imprensa, especialmente para os cumprimentos
mensais , com quem eu finalmente colaborei 20 anos. No início dos anos 2000, comecei a
ilustração da juventude. Hoje é um pouco meu " core business ", mas continuo produzindo
desenhos políticos, imagens militantes. O mundo da imagem pode ser bastante
compartimentalizado: você faz as notícias ou o jovem ou o cartaz. Eu gosto de tudo e acho
que há unidade no meu trabalho, do lado de Pessoas ": Eu gosto das lutas e eu adoro
histórias !

Você produziu muitas imagens em apoio à greve ferroviária da primavera de 2018. Essa luta
conta para você ?

(clique para ampliar)
Muitos sim ! Eu sou filho de um ferroviário, vivi meus primeiros anos em uma pequena
cidade onde meu pai era o " chefe de estação ". Depois, vivemos em um HMM cheminot perto
da triagem de Nantes. Eu toquei no The Red Wagon (título de um dos meus " cordel cheminots
"), conheci o clube de futebol SNCF e os churrascos no jardim dos ferroviários! Para mim,
a ferrovia é realmente um mundo inteiro, aquele em que eu cresci. Um meio popular que tem
sua história, atrelada às lutas dos trabalhadores, à resistência, ao comunismo ... E estou
bem colocado para saber o quanto os trabalhadores ferroviários não são privilegiados. E
então os utilitários que ! Além da minha conexão pessoal com a ferrovia, sou daqueles que
consideram fundamental a defesa dos serviços públicos. Em suma, era evidente para mim
apoiar essa greve.

Desde o início do movimento de coletes amarelos, você denuncia constantemente pelos seus
desenhos o desprezo e a violência que sofrem. Esse apoio também era óbvio para você ?

Sim, foi logo tão óbvio quanto apoiar a greve das ferrovias, no sentido ou nos coletes
amarelos, que me falou desde o início também. Eu imediatamente reconheci minha
experiência, minha classe, minha família ... os amigos de meu pai, meus avós,
trabalhadores etc. Então eu tive uma simpatia e uma benevolência imediata por esse
movimento, antes de qualquer elaboração. Obviamente, entre os milhares de coletes amarelos
há pessoas racistas, sexistas, homofóbicas ... A denúncia de migrantes no norte, por
exemplo, era insustentável. Mas essa é a realidade, cabe a nós melhorar isso. Não é porque
estamos sob uma dominação que não exercemos sobre os outros.

(clique para ampliar)
Como desenhista, eu tenho um princípio simples, não me importo com o rosto dos dominados
ou daqueles que estão lutando contra uma ou mais opressões. Na minha obra de arte, eu
tento ser engraçado, mas meu trabalho também é muito partidário. Eu escolhi o meu lado da
barricada e presumo ! Dominação de classe, sei como é me sentir jovem, quando me senti
ruiva para acompanhar as notícias parisienses com meu livro. Por outro lado, o que uma
mulher ou uma pessoa racializada sofre, eu não posso experimentá-lo, mas, pela minha
história, sou sensível a essas questões de dominação. Ainda assim, não cabe a mim dizer
àqueles que estão lutando como lutar, é importante não falar no lugar do primeiro em questão.

De qualquer forma, esse movimento de coletes amarelos é terrivelmente clivável, solta as
máscaras e limpa as linhas. O desprezo de classe é terrível, das pessoas à direita e à
esquerda. Mais uma vez, percebemos que há sempre esse medo: " classe trabalhadora, classe
perigosa ".

Podemos dizer que você é um ilustrador ativista ?

(clique para ampliar)
Eu não sou um ativista de base, eu não sou um membro de uma organização, exceto a
Associação França Palestina Solidariedade 1, mas espalhar panfletos não é minha coisa ...
Eu estou sozinho no meu estúdio, mas alguns Sim, é minha contribuição militante. Às vezes
me pedem um cartaz por uma causa, como estudantes de Paris-VIII, por exemplo, contra o
aumento das mensalidades de estudantes estrangeiros.

E então, para fazer essas fotos ou esses desenhos, na verdade, é mais forte do que eu, não
posso ficar indiferente quando ouço as declarações de Macron ou vejo policiais humilharem
os alunos do ensino médio e do ensino médio. Então, às vezes, me atraso em meus outros
projetos, um pouco demais pelas notícias. E fico sempre feliz quando vejo meus desenhos em
cartazes ou nas paredes de uma faculdade em dificuldades.

Entrevistado por Benjamin (AL Angers)

http://www.alternativelibertaire.org/?Entretien-avec-Fred-Sochard-dessinateur-J-essaie-d-etre-drole-mais-mon-travail