(pt) France, Alternative Libertaire AL #282 - Mouad Belghawat (rapper marroquino): "Marrocos é como uma grande prisão" (en, fr, it) [traduccion automatica]

Sábado, 5 de Maio de 2018 - 09:39:23 CEST

Mouad Belghawat, com trinta e poucos anos, é um renomado rapper da cena alternativa
marroquina. Um ativista libertário, ele é conhecido por seu nome artístico, Lhaqued. Uma
figura de proa do Movimento 20 de fevereiro, que floresceu em 2011, juntamente com a
Primavera Árabe, ele se exilou para a Bélgica. Enquanto em Nimes, Mouad evoca sua luta.
---- Alternativa Libertária: Quais são as razões que levaram você ao exílio ? ---- Mouad
Belghawat: Eu tive várias estadias na prisão por causa dos meus textos. Cheguei à Bélgica
em 2015. Por ocasião de um concerto em Bruxelas, o meu irmão chamou-me para me dizer que a
polícia tinha chegado à minha casa para me enviar uma intimação à esquadra central de
Casablanca. A perspectiva de ser preso, logo que cheguei ao aeroporto, e de voltar a ser
preso, obrigou-me a pedir exílio político na Bélgica. No movimento de 20 de fevereiro, fui
um dos iniciadores dos protestos em Casablanca. Eu estava envolvido, acima de tudo, na
comissão "  criação  " para desenhar banners, fazer reclamações de graffiti nas ruas e
especialmente inventar canções para procissões.

Você pode falar sobre suas estadias na prisão ?

Eu tinha dois anos de prisão entre 2011 e 2014. A primeira vez, quatro meses, a segunda
mais de um ano e a terceira vez novamente quatro meses. Durante esses encarceramentos,
tive a sorte de ser tratado razoavelmente bem. Uma campanha estava sendo realizada em todo
o país para exigir minha libertação. No nível internacional, muitos artistas e rappers
militantes falaram sobre mim. Todo o hype em torno da minha detenção fez com que a dieta
fosse para os ovos. E especialmente desde que na prisão, os outros prisioneiros me
conheciam e me apoiavam. Outros companheiros menos conhecidos que eu não tiveram essa
chance. Na prisão, eles foram torturados.

Quando você discute com amigos militantes que conheciam os "  anos de chumbo  " sob Hassan
II, nos anos 70 e 80, como você julga a evolução das práticas autoritárias do regime de
Mohamed VI ?

Hoje, com o uso de telefones celulares, podemos filmar a violência policial. A dieta é,
portanto, mais cuidadosa. Mohamed VI está preocupado com sua imagem no exterior, que
afirma ser o "  Rei dos Pobres  ". A revolta no Rif mostra, no entanto, que a repressão
ainda existe. Mais de 400 pessoas foram presas e torturadas. Entre os detidos: crianças de
apenas 13 anos.

Você pode nos contar um pouco sobre a cena do rap no Marrocos ?

Ele nasceu no início de 1990. Muito assertivas, na década de 2000, o regime percebeu que
tinha de domesticar. O poder comprou muitos rappers, oferecendo contratos e instalações
excepcionais para passar na televisão e rádio, desde a água para baixo os textos das suas
canções. Desta traição apareceu o outro rap. O da rua que grita sua raiva contra as
injustiças, critica o sistema. Entre os cantores conhecidos desta Rap consciente atrás
Orlando, Medhi Vento Negro, por exemplo. Para concertos, no entanto, é complicado. Eu não
pude, por exemplo, subir ao palco. A polícia sistematicamente proibiu meus shows. Este foi
o caso em 2014. Tínhamos reservado uma grande sala em Casablanca. A polícia tinha chegado
no dia anterior em cena, tinha quebrado o nosso equipamento, cortar o poder. Minha cena
foi, na verdade, as demonstrações. Lá, no meio da multidão, a polícia não se atreveu a
fazer nada! Por outro lado, subi ao palco quando estava no exterior. Há alguns anos, em um
festival em Londres, defendendo a liberdade de expressão, ganhei um prêmio. Isso me fez
conhecer e me permitiu tocar na Escandinávia, França, Holanda, mas também na Jordânia.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=dT4yOKnT52I
O interesse no mundo dos protestos e da música alternativa é construir pontes entre
diferentes estilos. Existem, por exemplo, ligações em Marrocos entre este ramo consciente
do rap e a cena punk ?

Todos os anos, desde 2015, o festival Hardzazat no sul de Marrocos reúne várias centenas
de pessoas que não se reconhecem no sistema. Neste contexto: grafiteiros, atores e atrizes
de teatro de rua, rappers e grupos punk, hardcore e ska mixam e tocam juntos. A música é
diferente, mas a raiva é a mesma. O problema é que esse espaço de liberdade é solapado. No
ano passado, a polícia interveio no local do festival para bani-lo. Os organizadores
tiveram que encontrar, no último momento, um lugar alternativo para segurá-lo, na saída de
Ouarzazate. Este ano, novamente, o prefeito da cidade já anunciou sua vontade de bani-lo.

A última palavra, Mouad ?

A juventude marroquina vive uma situação terrível. Não há possibilidade de ela se
expressar. Esta falta de liberdade, mas também uma vida de precariedade e miséria, leva os
jovens a fugir para a Europa. Marrocos é como uma grande prisão. Ao mesmo tempo, a
juventude está viva. Há dois meses comemoramos o aniversário do Movimento 20 de fevereiro.
E em todas as cidades do Marrocos, as pessoas e os jovens estão na rua. Isso prova que a
raiva permanece e exige, apesar da repressão, que ela exploda. As razões para se revoltar
ainda existem.

Entrevista por Jérémie Berthuin (AL Gard)

http://www.alternativelibertaire.org/?Mouad-Belghawat-rappeur-marocain-Le-Maroc-est-comme-une-grande-prison