(pt) France, Alternative Libertaire AL - Síria-Curdistão, Um comunista libertário na IFB # 01: "Nas minhas colunas, haverá críticas" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 09:21:54 CET

" Se eu estivesse envolvido na sociedade civil, certamente teria tendência para ver as
coisas através do prisma das conquistas diárias ; Estando na luta armada, recebo acima de
todos os ecos do que está errado!" ---- Libertarian Alternative reproduz os posts do blog
Kurdistan-Autogestion-Revolution onde, depois de nosso camarada Arthur Aberlin, se
envolveram no YPG, agora expressa Damien Keller, outro camarada, o contratou no Batalhão
de Libertação Internacional (IFB). ---- Ao longo das semanas, ele testemunhará a vida na
IFB, os debates que estão acontecendo e a evolução do processo revolucionário na Federação
Democrática do Norte da Síria. ---- Batalhão de Libertação Internacional, Cantão de
Cizîrê, 17 de janeiro de 2018 ---- Olá a todos ! ---- Como meu camarada Arthur Aberlin
disse anteriormente , sou um ativista libertário comunista, atualmente no Curdistão sírio.
Cheguei no final do verão de 2017, alguns dias depois que as Forças Democráticas da Síria
tomaram Raqqa e se juntaram ao Batalhão Internacional de Liberdade (IFB).

Provavelmente tenho menos que denunciar do que Arthur, não tendo tido a oportunidade de
subir à frente. Pode ser que eu nunca subisse lá, por causa do colapso do Estado Islâmico
... e a menos que o Estado turco lance uma ofensiva contra a Federação Democrática do
Norte da Síria !

No entanto, vou trazer fatos, observados por mim ou relatados por outros camaradas. Também
tentarei cruzar a informação, de modo a não vender rumores. Também serão análises
pessoais, reflexões sobre o processo revolucionário atual.

Uma necessidade política
Nas minhas crônicas, haverá críticas ; Pode ser mesmo a maioria dos meus escritos. Dois
motivos para isso. A primeira é uma necessidade política: se conversamos muito sobre o
processo revolucionário em Rojava, não agendamos suficientemente as fraquezas. O segundo é
simplesmente onde eu estou: se eu estivesse envolvido na sociedade civil, eu certamente
tenderia a ver as coisas através do prisma das realizações diárias ; Estando na luta
armada, recebo acima de todos os ecos do que está errado !

A extrema esquerda francesa limitou em grande parte seu apoio à revolução em Rojava para
alguns comunicados de imprensa e participação em manifestações solidárias. Uma minoria
mesmo virou as costas alegando que essa revolução não correspondia suficientemente às suas
" demandas " ideológicas e que aceitou as armas entregues pelos estados imperialistas no
momento da " frente comum " contra o Estado islâmico. . No entanto, isso aconteceu apenas
porque não podia esperar um apoio logístico significativo do movimento dos trabalhadores
revolucionários internacionais, que era muito fraco ou muito sectário para isso.

Recusar qualquer suporte, mesmo o mínimo, por estas razões, é arriscar o etnocentrismo,
com uma grade de análise inadequada, focada unicamente nas condições que se conhece no
próprio território, na própria sociedade. Tal erro só pode levar a enfraquecer todas as
revoluções não-ocidentais. Um verdadeiro compromisso de nossas organizações é uma
necessidade. Isso implica um trabalho de análise, explicações do processo revolucionário,
apoio financeiro, um compromisso humano (civil ou armado) sem sectarismo ou romantismo
revolucionário.

Damien Keller

http://www.alternativelibertaire.org/?Un-communiste-libertaire-dans-l-IFB-Dans-mes-chroniques-il-y-aura-de-la