(pt) France, Alternative Libertaire AL - diário de bordo, Um comunista libertário no YPG # 16: "Desenho meu arco, a luta continua!" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Quarta-Feira, 3 de Janeiro de 2018 - 13:16:44 CET

"Eu acho que deveríamos ter sido mais numerosos e mais para mergulhar. Centenas de
voluntários internacionalistas no terreno, enquanto a Daesh conseguiu atrair mais de 30
mil pessoas para "jihad" ..." ---- Libertarian Alternative reproduz as postagens de blog
Kurdistan-Autogestion-Revolution , revista de viagem de um camarada envolvido no YPG. ----
Ao longo das semanas, ele testemunhará a vida dentro das milícias de combate, os debates
que acontecem ali e a experiência do confederalismo democrático nas zonas liberadas. ----
Olá para todos ! ---- Depois de um longo silêncio, eu retombo a caneta para desenhar
(temporariamente) meu arco. ---- Saí da Síria e voltei a Europa por algumas semanas.
Depois de ter participado da batalha de Mansourah, que relatei neste blog, acordei com a
de Raqqa, capital, então, túmulo do califado. Uma batalha dolorosa, cruel e sufocante ...
Não vou escrever mais, por enquanto, sobre o assunto. Você conseguiu ler vários relatórios
suficientes para fazer uma imagem dele.

Passei várias semanas atrás, com meus colegas de classe, onde participei de alguns
projetos políticos e sociais, mas também não descomprimidos. E aqui voltei, depois da
passagem obrigatória do Curdistão do Iraque, depois no meio de um tumulto após o referendo
tragicômico da independência de Barzani.

Desculpe por manter um diário tão errático. Devo admitir que, apesar das minhas boas
resoluções, estava longe de ser minha prioridade ... Também acredito que não estava muito
satisfeito com os meus primeiros bilhetes. É difícil, quando alguém é apanhado no
redemoinho de uma revolução, para produzir uma análise relevante. Embora a experiência de
campo seja insubstituível, pode levar algum tempo e distância para analisar a situação com
mais calma.

Tenho algum arrependimento ?

Não ter se comprometido de qualquer maneira. Eu acho que deveríamos ter sido mais
numerosos e mais para dar uma queda. Algumas centenas de voluntários internacionalistas no
terreno, enquanto a Daesh conseguiu atrair mais de 30 mil pessoas para "  jihad  " ... Há
muitas desculpas para não participar dessa luta. Mas esperar a revolução perfeita antes de
agir é se condenar à impotência.

E depois, depois de ter compartilhado a vida desses milicianos valentes e abnegados,
vistos companheiros caem na luta pela liberdade e revolução, é doloroso - é um eufemismo -
ler comentários malicioso ou calunioso na Internet, por rebeldes vivendo ...

Deixe-se dizer: depois de Raqqa, nada está terminado. A revolução nunca precisou tanto do
apoio sincero dos revolucionários, enquanto o futuro da Síria - e mais amplamente do
Oriente Médio - está sujeito a tensões inter-imperialistas. Claro, devemos ser críticos em
nosso apoio, mas uma crítica só vem se for associada a um envolvimento sincero e concreto
nesta luta. Isto é o que o separa do comentário do diletante.

Nessas poucas linhas, eu encerrei minha participação neste blog e dou o teclado a outro
amigo da Alternative Libertaire, que chegou a Rojava pouco antes da minha partida.

Espero conhecê-lo nas lutas, e durante reuniões que AL organizará durante 2018.

http://www.alternativelibertaire.org/?Un-communiste-libertaire-dans-les-YPG-16-Je-tire-ma-reverence-la-lutte-continue