(pt) France, Alternative Libertaire AL - Síria-Curdistão, Um comunista libertário na IFB # 04: "Condenado a observar a batalha Afrîn de longe" (en, fr, pt) [traduccion automatica]

Domingo, 11 de Fevereiro de 2018 - 06:51:12 CET

"Eu fui visto pelo mesmo oficial sírio antes mesmo de entrar no veículo, ainda sob os
olhos de um soldado russo." ---- Libertarian Alternative reproduz os posts do blog
Kurdistan-Autogestion-Revolution onde, depois de Arthur Aberlin, se envolveram no YPG,
agora expressa Damien Keller, o contratou no Batalhão Internacional de Libertação (IFB).
---- Ao longo das semanas, ele testemunhará a vida na IFB, os debates que estão
acontecendo e a evolução do processo revolucionário na Federação Democrática do Norte da
Síria. ---- Como eu disse em uma postagem anterior, tive que participar da defesa da Afrîn
com meus camaradas YPJ-YPG. No entanto, isso se revelou impossível, por razões que falam
muito sobre o lucro que o regime de Bashar el Assad espera tirar desse choque entre dois
de seus oponentes.

O cantão está sob o fogo do exército turco e seus deputados do Exército Livre Sírio ; As
Forças Democráticas da Síria enviam tantos reforços quanto possível. Mas o cantão de Afrîn
está isolado do resto da Federação Democrática do Norte da Síria. Os reforços devem,
portanto, ser transportados por ônibus e carro através de áreas controladas pelo exército
sírio. Este filtra os combatentes e os combatentes, e proíbe a entrada do cantão para um
certo número - incluindo eu.

Oficial sírio e soldados russos
No dia da partida, esperamos no campo de Manbij. No dia anterior, um oficial do YPJ nos
contou o sacrifício de nossa camarada Avesta Xabur, que conseguiu destruir um tanque
turco, mas não sobreviveu.

Em um ataque de granada, Avesta Xabur destruiu um tanque turco, mas não sobreviveu.
Enquanto preparávamos o comboio, observamos os soldados russos e os oficiais de Bashar
al-Assad.

Obviamente, a presença de voluntários internacionais os incomodava. Apesar de várias horas
de espera, o comboio ainda não recebeu autorização para sair. No final, um oficial sírio
veio desafiar-nos: proibição de passar pelos internacionais. Qualquer um que não tivesse
suficientes fácies curdas a seu gosto teve que sair do ônibus. Muitos, no entanto, caíram
nas rachaduras. Esses companheiros de sorte partiram para Afrîn, onde eles lutaram no dia
seguinte.

Por que essa proibição ? Para evitar a morte de voluntários internacionais de atrair a
atenção da comunidade internacional ?

Dois dias depois, tentamos nossa sorte novamente. Um oficial do YPJ nos disse para falar
apenas Kurmanji. Mesma instrução para os camaradas árabes, para evitar que o regime os
impeça de passar, o que parece ter acontecido em outros comboios. Que os curdos são mortos
em Afrîn, isso convém ao regime que sempre os considerou cidadãos de segunda classe. Mas
não árabes, que ainda são considerados "  seguros  " mesmo que eles se juntem à SDS.

Truque inútil
Para passar despercebida, aninhei o meu keffiyeh na minha testa, tentei acalmar a minha
pele com um pouco de creme misturado com ferrugem ... Punição perdida: Fui visto pelo
mesmo oficial sírio mesmo antes de ser montado o veículo, ainda sob o olho de um soldado
russo. Ainda assim, alguns outros companheiros conseguiram passar.

Sempre que vi um comboio sair, eu sabia que não viria a metade da minha camarada
novamente. Todos e todos os voluntários estão conscientes de que eles não podem retornar.

Então deixei para trás, para a logística e gestão da nossa sede. Outros camaradas
internacionais tentarão suas chances, os rostos sendo desconhecidos dos serviços de Bashar
el Assad.

Enquanto isso, bombardeios de civis continuam no município de Afrin, matando dezenas de
pessoas. Na Turquia, os manifestantes e usuários da Internet que se opuseram a esta
operação foram presos.

Em 2 de fevereiro, aprendemos a mutilação do corpo de nosso camarada Barîn Kobanê por
membros da ASL, após sua morte em ação.

Gangsters do Exército Sírio Livre terem mutilado horrivelmente o corpo de Barin Kobanê e
outros três lutadores YPJ. A dor e a raiva são imensas na população.
Na França, o governo manifesta sem hesitação o YPG-YPJ. Depois de usá-los e eles na luta
contra Daesh, Le Drian e Macron os chamam de "  potenciais terroristas  ". Essa traição só
pode encorajar Erdogan, em sua ofensiva contra Afrîn, e talvez contra a cidade de Manbij,
em seguida, na fronteira iraquiana-síria.

Você pode continuar a nos ajudar de seu país, seja na França ou em outros lugares, através
de ações líderes e contínuas: demonstrações solidárias, ações (bloqueios, ataques
cibernéticos, ...) contra as embaixadas da Turquia ou suas empresas.

Damien Keller

http://www.alternativelibertaire.org/?Un-communiste-libertaire-dans-l-IFB-04-Condamne-a-observer-de-loin-la-bataille