(pt) [Grécia] Terrorismo de Estado: tortura nas ruas secundárias de Atenas por imigrante anarquista By A.N.A.

Sábado, 4 de Agosto de 2018 - 07:58:43 CEST

A seguir, relato de um imigrante anarquista que sofreu um sequestro temporário,
espancamento e tortura por parte de um bando de policiais em Exarchia, Atenas, na
madrugada da sexta-feira, 27 de julho. ---- Na quinta-feira 27 de julho, por volta das 2
horas da madrugada, na rua Bouboulinas, no bairro de Exarchia, em Atenas, um esquadrão de
policiais gregos me sequestrou e torturou. Imediatamente começaram a me torturar com uma
série de chutes, usando insultos racistas e fascistas. Enquanto isso, a polícia disse que
meu problema é que eu sou anarquista e pertenço a um grupo político conhecido de Exarchia.
---- Então o esquadrão de policiais me obrigou a entrar em um beco escuro. Eles me
deitaram no chão e tentaram quebrar minhas costelas aos chutes. Coloquei minha mão nas
minhas costelas para protegê-las. Eles tiraram minha mão das minhas costelas e tentaram
quebrar meus dedos com seus escudos. Para proteger meus dedos, eu puxei minha mão sob a
minha barriga. Naquele momento, eles bateram nas minhas costelas novamente para
quebrá-las. Essa ação durou muito tempo, até que um dos policiais propôs quebrar meus
pulsos. Então eles colocaram minhas mãos no meio-fio para quebrá-las com os cassetetes,
mas consegui afastar minhas mãos.

Isso aumentou sua raiva e, aos gritos de insultos fascistas e racistas, todos começaram a
me bater. Eles me bateram por mais de uma hora e meia. Tudo isso enquanto eles tiravam
algumas fotos minhas, e quando eu estava inconsciente na rua. Quando os policiais
perceberam que meu corpo estava seriamente machucado e eu não conseguia me mexer, eles
começaram a tripudiar comigo, me dizendo: "você tem dez segundos para sair daqui, se
pegarmos você de novo, nós vamos te matar". E dois policiais se mexeram um pouco à minha
frente para me pegar de novo. Eles bateram no meu joelho várias vezes com bastões para se
certificar de que não podia escapar. Quando um deles se virou para olhar para trás, com
toda a dor que eu tive, comecei a correr. Um dos policiais tentou me pegar de novo, mas eu
consegui escapar correndo e procurar ajuda em uma casa próxima de companheiros.

Os paramédicos vieram imediatamente e, após me examinar, disseram que eu deveria ir ao
hospital. Lá eles descobriram que, além de hematomas graves em todo o meu corpo e feridas
na cabeça, eu tinha uma articulação espinhal fraturada.

Exarchia, uma área de projetos auto-organizados e de luta revolucionária, está sob
constante ataque do Estado porque é um lugar que faz parte da luta social internacional
contra o capitalismo, a máfia, o terrorismo e, em geral, contra o sistema. Exarchia é uma
zona de defesa onde diferentes grupos existem e atuam juntos pela liberdade e igualdade, e
contra a opressão do sistema. Pela via da cooperação mútua, podemos atender às
necessidades um do outro sem qualquer autoridade. Por isso, por esta luta, o Estado nos
espanca, reprime.

O Estado, colocando forças policiais permanentes no perímetro de Exarchia, fez uma espécie
de fronteira entre nós e o resto de Atenas, é como se nos colocassem numa espécie de
prisão. No momento, não temos outra maneira de resistir a esta prisão, exceto a agitação
contra os postos policiais. Uma das razões pelas quais os policiais queriam quebrar meus
pulsos é porque, como eles disseram, eu sou um daqueles que participam das revoltas.
Muitas pessoas geralmente estão envolvidas nesses confrontos com as forças policiais,
porque não querem estar na prisão, porque não querem o controle de nenhuma autoridade.

Como anarquista imigrante, entendo que a luta pela liberdade é comum entre os habitantes
locais e os imigrantes. Por esta razão, eu trabalho em prol da unidade e fazendo um corpo
coletivo entre os habitantes locais e os imigrantes. Nós não apenas lutaremos pelos
imigrantes, mas por todos, porque entendemos que nossa dor, nossos problemas são os mesmos.

Os imigrantes estão sob constante ataque do Estado e dos fascistas, e não importa que tipo
de governo esteja no poder, seja um governo ultra-direitista ou esquerdista. O Syriza está
se apresentando como defensores dos imigrantes, mas a realidade é que eles estão detendo
imigrantes em grande escala, todos os dias eles deportam e matam pessoas nas fronteiras.
Sabemos que toda autoridade é nossa inimiga.

Na Exarchia de hoje, os imigrantes estão sob crescente ameaça de repressão. Recentemente,
eles começaram a fazer operações de varredura na praça do bairro, prendendo qualquer
imigrante que esteja lá. Ao mesmo tempo, há grupos em Exarchia que agem como policiais,
usando as mesmas táticas, como pogroms na praça contra imigrantes. Tal como um grupo
conhecido como uma equipe de segurança, a parte militar do grupo político "Movimento
Antiautoritário" (AK), que tem um relacionamento com o governo e se apresenta como
defensores dos imigrantes, mas usam os imigrantes como cobertura para seus negócios com a
máfia. Como imigrante, tenho que dizer a esses grupos: parem de usar nosso nome para o seu
negócio sujo.

É claro que os policiais e a máfia trabalham juntos com o mesmo propósito: controlar e
aniquilar a resistência.

A mensagem deste violento ataque realizado pelos trastes fardados foi: aterrorizar
imigrantes, anarquistas e aqueles que ativamente resistem e combatem a polícia. Não vamos
nos intimidar. A violência do Estado deixa claro que nossa luta é justa.

Polícia e máfia assassinas!

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1590385/