(pt) France, Alternative Libertaire AL #281 - refugiado (en, fr, it) [traduccion automatica]

Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018 - 08:09:01 CEST

"A  Europa não pode acomodar toda a miséria do mundo, ouvimos. Em nome desse princípio, os
europeus deixam homens, mulheres e crianças morrerem na frente de suas portas. O
Mediterrâneo tornou-se a vala comum de milhares de migrantes.[...]eu sou uma dessas
pessoas. No caminho para a Europa, como tantos outros migrantes são, eu fui roubado por
bandidos no deserto, eu tinha que trabalhar ilegalmente em Tamanrasset esconder por meses
em Argel e depois contrabandeadas através da fronteira em Marrocos, onde permaneci preso
por quatro longos anos. Com meus companheiros, lutamos por nossos direitos. Eu escrevi
este livro para contar nossa história. " ---- história autobiográfica de "  Odyssey
Africano  ", Refugiado se desenrola uma história de muitos, um homem, Emmanuel Mbolela.
Líder congolês oposição estudante, para se salvar das garras da polícia de Kabila e sua
ditadura, que recebe grande parte dos velhos métodos de Mobutu sanguinário, ele decidiu
decolar.

Ele deixa seu país, a República Democrática do Congo, sonhando com o horizonte distante do
Eldorado Europeu. A longa viagem levou-o a atravessar as fronteiras: Camarões, Nigéria,
Benin, Burkina Faso, Mali, Argélia e Marrocos, Emmanuel detalha sua vida feita de
incertezas e violência. Violência de contrabandistas que pagam nas costas dos
desafortunados e desafortunados. Violência de policiais que perseguem e espancam
refugiados. Violência também, funcionários aduaneiros que em cada cruzamento da fronteira,
usam no trabalho. As mulheres (muitas delas mães solteiras) que acompanham o grupo de
Emmanuel são sistematicamente violadas pelo direito de atravessar a fronteira, elas e seus
companheiros de infortúnio.

O livro também menciona o profundo racismo daqueles que são vistos nas ruas de Argel,
Oujda ou Rabat como "  escravos  " que são bons para o apedrejamento.

Emmanuel acaba colocando um pé em solo europeu. Será a Holanda. E se, ao contrário de
muitos de seus irmãos e irmãs, ele não afundou em uma patera no meio dos mares, sua busca
por uma vida melhor continua. Na terra das tulipas, ele descobre o frio, a miséria, os
empregos com a cadeia paga, a solidão, a indiferença.

Refugiado é, apesar da terrível realidade evoca, um livro cheio de humanidade em
solidariedade que está surgindo entre estes damné.es exílio. Em Marrocos, Emmanuel,
apoiado pelo apoio incansável das mulheres congolesas réfugié.es como ele para Rabat,
fundou a Associação de refugiados congoleses em Marrocos (Arcom) que requer que o regime
de Mohamed VI mínima reconhecimento de direitos aos indocumentados papers.

Para ler, editado pelas muito ricas e militantes Edições Libertalia, o refugiado dá voz
aos sem voz deste mundo. E esta é a sua qualidade principal.

Jérémie (AL Gard)

Emmanuel Mbolela, Refugee , Edições Libertalia, 2017, 258 páginas, 10 euro

http://www.alternativelibertaire.org/?Refugie