(pt) France, Alternative Libertaire AL #259 - Leia-se: "Eu estou escrevendo a partir da fábrica" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Sexta-Feira, 6 de Maio de 2016 - 08:45:47 CEST

Desde seu livro fábrica Droga, em 2002, Jean-Pierre Levaray se juntou ao grupo valente de
Proletária Escritores, em que os primeiros foram precedidos por penas nobres como
Marguerite Audoux, Georges Navel, Henry Poulaille ou, mais recentemente, Mehdi Charef (Tea
no harém d'Archi Ahmed, 1985), Maxime Vivas (Paris-Brune, 1997) e Hubert Truxler, aka
Marcel Durand (grão de areia sob o capô, 1990). ---- Precisamente Truxler Hubert,
ex-trabalhadores da Peugeot Sochaux, que prefaciou a mais recente Levaray livro, eu estou
escrevendo a partir da fábrica, a compilação de suas colunas publicadas mensalmente
2005-2015, o jornal QED. Foi, diz Truxler, o primeiro papel que estava lendo, abrindo o
jornal, porque "para escrever sobre a planta, ele deve viver dentro, farejando com as tripas."

Trabalhador em uma fábrica de fertilizantes em Grand Quevilly (Seine-Maritime), CGT
sindicalista, militante da Federação Anarquista, Levaray é detalhado - cerca de vinte
livros ou colaborações para o seu crédito - uma escrita flexível sem pathos ou babados. As
mil e uma histórias que ele se refere são geralmente forte o suficiente, por si só, para
fazer uma impressão. Ele diz que os poucos bons momentos com os amigos; às vezes colegas
de combate, muitas vezes cansado; o chefe dos bombeiros desagradável, sub-gênero off 'em
1912; a secretária que escapa um plano social e que só, colegas partes arrependo
amargamente; o velho militante comunista, mas "não praticar stalinista", que morreu
asfixiado ter toda a sua vida, respirando poeira prejudicial.

figuras da planta estão lá, suas vidas pontuadas pelos caprichos de um local industrial
classificada Seveso 2 envelhecimento, vai vacilar, cujo encerramento é temido, mas em
última análise, não fecha. No entanto, a terceirização se multiplica. "Assim diz o autor,
de acordo com o quadro que lhe paga, você tem uma cor diferente. Há quase nenhuma azul
azul [...]. Estamos agora a trabalhar em uma fábrica multi-colorido, mas não tem nada
racista, é tão azul é laranja, cinza, preto, vermelho, verde, e assim por diante dos
melhores. Diferenciados para nos dividir. "

Durante vários anos, o autor aceitou uma tarefa árdua: para representar a CGT de
Administração do conselho da empresa. Os encontros que perdura na sede em Defesa trazer,
também, a sua quota de anedotas, humorísticos ou patéticos. O diretor-geral da fábrica, um
olhar maníaco na Gestapo, um dia derrama sua bile contra a CGT e as "práticas de esquerda"
trabalhadores da caixa. Como Levaray permanece impassível, mostrando apenas um sorriso, o
maníaco agarra illico outro bode expiatório: "Você me servem para nada, ele cospe o
palhaço infeliz da CFDT, petrificado por este ataque inesperado . Não, eu não preciso de
você. Você não precisa nem ter impedido a greve ocorre. [...] O que você serve? "O autor
poderia ter desdém. Ele não faz o oposto. Ele sofre com esta humilhação pública da união
amarelo por seu mestre. Esta não é a menor expressão do seu humanismo.

Guillaume Davranche (AL Montreuil)

http://www.alternativelibertaire.org/?Lire-Je-vous-ecris-de-l-usine