(pt) France, Alternative Libertaire AL - Mail de um leitor, Sobre "desafios" Philippe Corcuff (en, it, fr) [traduccion automatica]

Sexta-Feira, 6 de Maio de 2016 - 08:45:41 CEST

Em alternativa Libertaire fevereiro de 2016, Michael Löwy dedicou o livro Desafios
libertárias para o século XXI, Philip Corcuff, uma crônica cheia de comodidade . A leitura
deste livro para mim, pelo contrário, um pouco irritado. ---- O autor começa com um
capítulo autobiográfico detalhando sua trajetória (do PS à FA, através do MDC, os Verdes,
a LCR ea NPA) e fez a escolha - às vezes invasiva - para escrever na primeira pessoa do
singular em uma sucessão de pequenos estudos quase independentes um do outro. ---- Ao
longo das páginas, ele vasculha o lado de Foucault, Holloway, Dewey, Michel Onfray,
Proudhon, Étienne Balibar ... a lista é longa. Aqui são pesados, em seguida, compará-lo
faz beicinho, ele bica, com um gosto pela metáfora (o tubo de sopro para ser conectado, o
marxista e sílex anarquista, esfregou, vai faíscas ...) e um o uso excessivo de palavras
de ordem na esfera intelectual do momento (a palma de "congruência" ).

Tudo isso tem a aparência de uma agradável caminhada que se acumula camadas de
referências, citações e auto-citações, dando fortemente o sentimento de uma colcha de
retalhos - o amigo Michael Löwy falou com indulgência de "ecletismo".

Algumas partes - como o da crítica da mídia - estão bem documentados, mas muitas vezes, o
autor dá a impressão de que a reciclagem de enchimento de produções anteriores. Arriscando
a incongruência. Um exemplo entre muitos: por ter sido inserido no meio do livro, uma de
suas palestras sobre ... nîmoises o polar e canções de Alain Souchon, Casey e Keny Arkana?

é, obviamente, proibida qualquer pessoa a amar a brincadeira intelectual, ou mesmo para
fazer livros. O que é mais constrangedor é a intitular esta Desafios libertárias para o
século XXI.

Em termos de "desafios", ele resume-se, no último capítulo, a um convite para a FA para
essa nuance sua abordagem para as eleições estaduais e religiões. Eu não sei como tenho
visto os camaradas da FA, mas eu sei como, como um leitor de Libertaire Alternativa, eu
entendi: como um embuste doce em mercadoria.

A dedicar 95% de envolver vários pensadores ( "Marx / Wilde / Foucault / Onfray /
Bourdieu" intitulou um capítulo), este livro não é política, mas a política. Ele quase não
fazer qualquer pergunta que podem desafiar o movimento revolucionário ou mesmo o movimento
social sobre práticas, estratégias ou projeto social. Ou tão geral e assim alusiva não
podemos identificá-los algum "desafio" que seja.

A minoria revolucionária deve renunciar a meta-linguagem militante, e tornar-se
"multilingue" nos é dito em conclusão. Certamente. O que uma descoberta. Este livro mostra
que é mais fácil dizer do que fazer.

Guillaume Davranche (AL Montreuil)

http://www.alternativelibertaire.org/?Sur-les-defis-de-Philippe-Corcuff