(pt) France, Alternative Libertaire AL #257 (Jan) - sindicalismo, E-trabalho: o Amazon Mechanical Turk (en, it, fr) [traduccion automatica]

Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2016 - 13:07:30 CET

Você acredita que na economia digital, todos os deveres mais repetitivas, monótonas e
estúpidas são realizados por robôs? Nay. O que são seres humanos que, para 3 francos 6
abrigo, fazer este trabalho. Amazon está na vanguarda deste sistema que, por seu turno, a
multinacional tem chamado Mechanical Turk. ---- Originalmente, o "turco" (vide fig.
Abaixo) é um autômato que foi apresentado em todas as cortes da Europa no final do século
XVIII e era conhecido por jogar xadrez e derrotar adversários carne e osso. O truque era
que os jogadores que pensavam estar lidando com um PLC enfrentou na verdade, um anão
escondida no interior do mecanismo que operava braços do boneco. ---- Amazon foi
inspirado, ironicamente, para descrever essas pequenas mãos invisíveis vendidos aos
empregadores: eles são realmente seres humanos que realizam tarefas que se espera venha a
cair aos robôs, mas profundamente desumanas tarefas nenhum algoritmo é capaz de executar
de forma eficaz, batidas, Tarefas inteligência humana.

O Mechanical Turk, criado pela Amazon em 2005, reúne meio milhão de trabalhadores,
distribuídos por 190 países, e constantemente oferece cerca de 350.000 tarefas
fragmentadas para realizar. O alemão federação sindical IG-Metal l foi ao ar alguns
testemunhos que dão uma idéia da realidade deste trabalho: "Eu trabalho em MTurk".

Portanto, este testemunho coletado de uma Turker afirma-unien, 03 novembro de 2015:

Eu posso trabalhar tão duro quanto possível e fazer o meu melhor, entregar resultados de
alta qualidade, no entanto, não ser pago se o empregador decide não me pagar por algum
motivo. Eu posso ver meu trabalho roubada por um vigarista, e não há nada a fazer contra
isso. Eu posso ver a minha conta suspensa a qualquer momento, sem razão, e não há nada que
eu possa fazer. Eu estou em um estado de constante vibração, estresse e, portanto,
paranóico, porque, finalmente, eu sou impotente.

Marco (AL nordeste de Paris)

Leia outros dois artigos sobre o Teletrabalho:

O uberisation, uma nova era de exploração
Os Turkers contra e-mundo da besta

http://www.alternativelibertaire.org/?E-travail-le-Turc-mecanique-d