(pt) France, Alternative Libertaire AL #259 - entrevista, "Um movimento realmente popular" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Domingo, 17 de Abril de 2016 - 09:12:11 CEST

Mathilde (AL Rennes) e Jon (AL Angers) estudaram em 2006. Eles lutaram contra a lei
chamado para a igualdade de oportunidades e CPE, respectivamente, Rennes e Angers. Jon era
ativo na Sul-Student e Libertaire Alternativa, enquanto Mathilde é sindicalizada e
politicamente organizada após o movimento. Eles contam a sua greve. ---- Libertaire
Alternativa : Como foi organizada a luta contra a lei chamado para a igualdade de
oportunidades em sua cidade? ---- Matilda : A primeira AG onde eu fui, foi decidido um
demo, com uma quota no final, e depois voltou para a faculdade, nós conversamos e dissemos
que era necessário subir um entalhe. Alguém sugeriu para bloquear a universidade e cursos
de forçar os estudantes a vir AG. Então aqui está tudo acabado pelos grupos de salas de
aula vazias. Começamos empilhamento mesas e cadeiras nas entradas. Não sabemos em sua
maior parte, mas nós rimos muito. No dia seguinte, houve novamente uma AG e ali, milhares,
foi decidida a greve e bloqueio. Foi no dia 7 de fevereiro.

Jon : Em Angers a luta foi organizado inicialmente principalmente na Faculdade de Ciências
Humanas. Ele então se espalhou para a faculdade de ciências, mas também para escolas, etc.
Desde o início deste são comitês unitários constituídos por associações de estudantes
(principalmente do Sul-Student, a minha união na época, e, em menor medida, a UNEF),
organizações políticas de juventude e muitos indivíduos. Rapidamente os FACS estavam em
greve com ocupação, e isso por quase um mês.

Mathilde : A partir daí, foi necessário organizar a luta diária e ocupação com as
comissões. Interna para organizar a ocupação e a luta (piquetes, fundo de greve,
preparando AG). Externa (principalmente propaganda, escrevendo folhetos, relações com a
mídia, o jornal greve, 69,3, em referência a Villepin passagem vigor com o artigo 49.3 da
Constituição, mas também a comunicação com outros FACS de combate). E um comitê de ação
que, em nome da AG, preparando as manifestações e ações (ocupações MEDEF ou Câmara
Municipal). Eu, principalmente investido em comissão interna.

Jon : A greve foi aprovada em assembleia geral uma vez por semana. Um comitê de greve,
aberta a todos, foi criada para gerir o dia de greve. Nós iniciamos as atividades para
sustentar a nossa faculdade: exibições de filmes, discussões com professores,
sindicalistas, etc., que ninguém diga que a universidade tinha morrido durante a greve.
Para expandir e popularizar a greve em direção assalariados que associamos es aos
sindicatos para tomar medidas, folhetos transmissões, etc. Nós participamos como uma união
de estudante e como comitê de greve na organização de manifestações inter-sindicais, bem
como os sindicatos dos assalariados a que nos impôs uma série de acções (blocos da estação
de comboios, principais vias de circulação, etc.). As manifestações eram enormes, era
inédito cidade quase. Claro que, como em outras cidades, nós experimentamos uma repressão
particularmente forte. Mas isso não tenha amolgado a determinação do movimento.

Matilda : A luta da Universidade de Rennes 2, foi principalmente um lugar, hall B. AG teve
lugar em suas etapas exterior porque havia vários milhares de pessoas. Foi também e acima
de tudo o lugar da vida onde dormimos e festa que fizemos, onde discutimos, nós arrastou
depois de terminar o nosso pino redondo mas não quero ir para casa. Houve oficinas
posters, indagado sobre o que estava acontecendo em outros lugares. Os sindicatos foram
muito presente, mas não onipotente, o movimento era realmente acessível a todos.

Quais foram os destaques para você do movimento? Suas melhores lembranças? Existem coisas
que você faz novamente de forma diferente?

Mathilde : Em termos de pontos fortes, é claro, é a dimensão coletiva. Embora não tenha
sido o ideal e perfeito democrática, no sentido de que os membros dos sindicatos são
muitas vezes es melhor treinados, incluindo a fala, continua a ser que o movimento era
muito aberto e todos o mundo poderia encontrar o seu lugar. A ocupação é uma outra força,
uma vez que reforça a solidariedade entre os grevistas, mesmo que nem sempre é fácil
chegar a acordo sobre as regras a seguir-nos.

Jon : Foi um movimento verdadeiramente popular, recebemos muito apoio de pessoas que você
pode se deparar em nossas ações. Nós também conseguiu fazer a ponte entre as acções
"radicais", como a ocupação da estação ferroviária e a maioria dos eventos tradicionais.
Minha melhor lembrança é provavelmente o dia em que implantou uma faixa enorme sobre o
castelo de Angers, a passagem do evento Inter com um slogan forte: "Greve geral contra a
insegurança." Não é todo dia que invadiram um castelo! Eu não sei se eu faria as coisas de
forma diferente, que faz parte dos movimentos para fazer erros.

Matilda : Há muitas melhor memórias. Há votos a AG, o silêncio na demonstração dos votos
e, em seguida, onda mão que sobe e, finalmente, a alegria quando a greve é votado. É
emocionante fazer parte dessa energia coletiva.

O que este movimento mudou para você?

Jon : Muita coisa mudou para mim. I confrontado pela primeira vez, as minhas ideias e
práticas, um forte movimento social. Eu conheci muitas pessoas que ainda estão meu
amigo-es hoje, meus amigos. Aprendi a falar em público, na frente dos alunos AG 2 000 a 3
000 pessoas, os meios de comunicação, a administração da universidade, tornando
inter-sindicais e unidade reuniões, escrevendo folhetos, gritando slogans por megafones, etc.

Matilda : O que mudou é o meu relatório ao coletivo. Eu já tinha greves na escola, vou
demonstrar desde que eu era uma criança com os meus pais. Mas quando se votou para acabar
com a greve que eu não poderia voltar ao normal. É por isso que eu sindicalizados. Eu
queria manter esta dinâmica coletiva, construir com os outros, discutir, compartilhar,
construir novas lutas.

Por Julie (AL Saint-Denis)

http://www.alternativelibertaire.org/?Un-mouvement-vraiment-populaire