(pt) France, Alternative Libertaire AL (September) - Entrevista rapper VII: "O bom rap está em perigo" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2015 - 09:21:42 CET

Ele começou a cantar rap há vinte anos, mas poucas pessoas ainda sabem. O rapper VII criou
seu universo, mas também desenvolve uma dimensão social e política. Conheça este
personagem incomum que lançou seu oitavo álbum em 1º de outubro. ---- Você pode nos
explicar o seu plano? Como você chegou a esse estilo de forma permanente "além" no rap
francês? ---- Eu comecei a fazer rap em 1995 em Bayonne. Com um amigo montamos nosso
grupo, gravado com os meios à mão. Em 2002, deixou o País Basco nos dedicar a música e nós
pousamos em Bordeaux. Em 2005, montamos nossa gravadora independente com artistas de
canto, então eu lancei meu primeiro álbum solo em 2007 ... Agora estou prestes a deixar o
oitavo. Eu também trabalhei em um monte de projetos paralelos. Desde o início eu sempre
quis esse estilo diferente, mais imaginativa e muito longe da média dos estereótipos de
rap. Eu sempre gostei de fora da caixa.

Você faz tributo regular para músicos / cantores na música metal. Isso é incomum,
especialmente desde que essas cenas não são os menos sectária ...

Quando eu prestar homenagem a Cliff Burton ou Chuck Shuldiner é principalmente uma maneira
de me dizer obrigado. Eles dizem que graças a eles eu vivi momentos fortes e mudaram
completamente minhas concepções musicais. A cena do metal não é tão sectário como as
pessoas pensam, I fãs de metal todos os dias que vêm a mim e me agradeceu por tê-los
descobrir um rap diferente. Eu acho que eles me vêem como um cara de mente aberta que se
aproximou deles e eles se encontram em minha música que eles amam no metal. Eu tenho um
profundo respeito pela música e sua história!

"Os gurus de papel para jovens sem referências, em conspiração revolucionária. "Você
encontrou o pedaço de uma determinada parte do rap francês como bairros para essas teses
... Você explicá-lo como?

As "teorias da conspiração", todo mundo é posta a ele, não apenas o rap francês e áreas
populares, você também encontraram essas teses em comunidade americana relativamente
afluente e longo rap também é afetado por esse fenômeno. Internet tem fomentado o
surgimento de complotistes espalhando todos os tipos de teorias mais ou menos improváveis.
A extrema direita tem na Internet uma fonte de informação muito mais desenvolvida do que a
nossa. Embora existam alguns sites que fazem o trabalho real em coordenação com a luta no
chão, eles ainda são poucos e muito pouco impacto. Há, claro, também um aspecto humano a
considerar: assistir a um vídeo de 20 minutos sobre seu sofá é menos doloroso do que
batendo o Capital de Marx. Muitos não aderir a esse tipo de teoria de "comer do judeu".
Pessoalmente, eu fui educado em um ambiente onde o policial, o chefe, o burguês, fascista
é um inimigo de classe. Então, eu tinha as chaves para não cair neste tipo de armadilha
ideológica, mas nem todos têm a mesma bagagem para compreender a complexidade do
capitalismo e do imperialismo. Cabe-nos a popularizar o nosso conhecimento, através da
música, por exemplo. E não é porque algumas pessoas vêem conspirações em todo lugar que
devemos ver em qualquer lugar. Historicamente, existem parcelas e são ainda frequentes
manobras políticas.

No seu mais recente álbum, "Cult", você pensa que é nas religiões, pelo menos em seus
fundamentalistas. A música se chama "Monotheist" ... Você é tão crítico do politeísmo,
paganismo?

Diga politeísmo e paganismo não tem o impacto que as religiões monoteístas hoje. Mas eu
não considero as religiões como necessariamente perigoso, eu tenho uma opinião que é mais
complexo do que sobre o assunto. Alguns crentes têm uma interpretação mais sutil do mundo
e inteligente do que pensamos, a teologia da libertação é um bom exemplo. E os crentes,
muçulmanos e judeus, por exemplo, sofrem discriminação diariamente. Portanto, para nós a
lutar contra eles, seja sexual, social, racial ou religioso.

Em "A Hora do inverno," você fala de Roma: "molestada pelo frio, eles não levam luvas /
Quando a polícia francesa chegou a raspar os nossos campos". Precisa falar enquanto esta é
a indiferença geral sobre?

Acho que temos muito que passou a fase de indiferença, estamos em racismo no ódio outright
dos pobres. Um medo irracional. Mas é sobretudo assumido que o racismo contra os que me
fez querer escrever esta peça. Este é atualmente o mesmo ódio que flui para os migrantes
... France não acolher toda a miséria do mundo, contra ela opera, e quando ela não pode,
ela reprime. Seu álbum "Praise sombra "vem em 1 de Outubro. No clipe "Equinócio da flor"
você se refere a rappers que "cantam todos com vocoders". Rap te incomoda tanto?

Eu acho que nos últimos anos têm atingido o fundo. É como que, desde a década de 2000, até
um pouco antes. Mudanças rap moldar a cada seis meses, agora é a "armadilha", amanhã será
outra coisa. Acho que o erro que cometeram rappers com estilo clássico foi definir o seu
rap, chamando-o "boom bap" quando é nem mais nem menos do que o rap que não segue nenhum
padrão simplesmente. Felizmente no som subterrâneo sempre que você achar interessante e as
pessoas que têm o fundo ea forma ... Mas a boa rap é efectivamente extintos por um longo
tempo.

Parece que você se expressar mais e mais sobre o campo social e político. Isso é algo que
você planeja continuar no futuro? O que motiva você a dar, cada vez mais, a sua
perspectiva sobre isso?

Elogio da sombra, meu próximo álbum, é claramente o mais político de todos. Depois de
fazer o seguinte seguirá o mesmo caminho? Provavelmente porque eu sinto a necessidade.
Recentemente, uma série de eventos levou-me a mim mesmo reinvestir politicamente, algo que
eu tinha colocado em espera por vários anos contentando-me para fora algumas canções
políticas e escrever alguns artigos em um fanzine. Eu sabia que seguem os ataques contra
Charlie Hebdo, nós teria direito a um arsenal de leis draconianas ... estamos agora nos
Estados Unidos após o 11 de Setembro. Que o racismo anti-muçulmano tomaria uma escala
colossal também era previsível. Neste contexto, difícil ficar no seu canto com os braços
cruzados.

Depois, é claro, cada um tem seus próprios compromissos, em conexão com o que viu. As
preocupações de um comunista libertário em Iparralde (País Basco do Norte) não são
necessariamente o mesmo que um camarada nos arredores de Paris ... e ainda, em algum ponto
você tem que criar essa coesão, mesmo que seja complicado. Muitas vezes é executado no
País Basco, mal-entendidos (ver desinteresse ou hostilidade) ativistas franceses e
espanhóis. Mas devemos entender que aqui o conflito armado que continuou por quatro anos
... O destino dos prisioneiros bascos detidos 800 km de casa, aqueles que torturas e
assassinatos me afeta pessoalmente. Isso não me impede de estar em solidariedade com todos
os povos que lutam pela autodeterminação em todo o mundo. É a adição de lutas locais que
marcaram a luta internacional.

Entrevista por Nicolas (AL Moselle)

http://www.alternativelibertaire.org/?Interview-du-rappeur-VII-Le-bon