(pt) France, Organisation Communiste Libertarie (OCL) - Courant Alternatif #245 - Toque na parte inferior, Os braços com uma imprensa diária chupou a Web (en, it, fr)[traduccion automatica]

a-infos-pt ainfos.ca a-infos-pt ainfos.ca
Quarta-Feira, 7 de Janeiro de 2015 - 14:07:54 CET


Durante décadas, eles falam sobre a crise, tanto na escrita e da imprensa. Na verdade, a 
leitura é sempre prático, mas suporta mais do que apenas papel; sobre galopante neste 
desafeto observada no sentido diariamente, ela reflete tanto uma falta de interesse para 
os jornais 'informações', que são em sua maioria de classe, por outro lado, a atração da 
Internet tudo atividades humanas. Situação atual, ilustrado em especial pelo exemplo do 
Mundo. ---- Vendas da imprensa nacional diária (PQN, "nacional" significa na Paris França) 
caiu continuamente: de acordo com a OJD, entre janeiro e julho deste ano, o declínio geral 
foi de 3,4% em relação ao 2013 - Le Parisien, L'Equipe e Libe sendo os mais afetados. Como 
resultado, os últimos (97 000 exemplares, 250 funcionários, incluindo 180 jornalistas es): 
15 de setembro de gestão anunciou planos para reestruturar a empresa, com a chave de 93 
cortes de empregos, e aguarde a equipe remanescente uma taxa mais sustentada, mais 
flexibilidade e "performance individual" induzir "parte variável da remuneração." Como 
para o Mundial, transmitido 500.000 cópias pagas na década de 1970, é mais do que a 
267.000 em julho 2014 - com uma média de vendas nas bancas de apenas 75.000 cópias (1).


O impacto da imagem e "livre" em jornais diários pagos


Encontramos esse colapso da imprensa em outros países ocidentais - com suas conseqüências: 
demissões tempo na Suíça, El Pais, em Espanha, o Corriere della estar na Itália; fechando 
o Frankfurter Rundschau, na Alemanha, Apogevmatini, To Vima e Eleftherotypia na Grécia ... 
E muitas razões comumente avançadas para explicar: alto custo do papel, menos anúncios, os 
editores descapitalização, fracos gastos com publicidade , um tempo de custos adicionais 
de elaboração, os custos extras estruturais de distribuição, incompetência donos da mídia 
... Mas na França, dois para trás, especialmente no que se refere a imprensa diária 
nacional. Em primeiro lugar, a crescente falta de interesse em escrever, em geral - em 
concorrência com a imagem, com a proliferação de telas e da ascensão da Internet. Os meios 
de comunicação continuam a soar o alarme sobre isso em relação aos jovens (especialmente 
os meninos viciados em jogos de vídeo) (2).

Enquanto muitas pessoas lêem poucos livros, ou são limitados ao autor sejam 
"reconhecidos-es": preço, clássicos, celebridades ...; No entanto, a leitura ainda é uma 
atividade comumente praticada - embora certamente deve modular essa conclusão com base em 
classe, e notou um relaxamento estilística do que é lido, decorrente da escrita de SMS e 
outros e-mails - e esta atividade ganhou novos media: computadores, tablets, e-readers. 
Além disso, para os jornais, note que se a notícia está fazendo muito mal (ver presentes 
reais de subscrição oferecidos pela L'Express e Le Nouvel Observateur), é diferente para 
os tablóides, lazer ( conteúdo prático e divertido, ou cenário de venda, belos objetos), 
ou o chamado "feminino": no "crise" lá, e o pub é a nomeação (3).

Portanto, o problema não é tanto no papel e na forma e substância do que está escrito 
nele. Até a explosão da bolha da internet, jornais, estações de rádio e canais de 
televisão foram os únicos meios de informação "imediata"; hoje é a web que dá a este quase 
instantânea (L'Equipe é especialmente penalizado porque os resultados desportivos sem 
atraso). Então, para compensar as suas deficiências, a tentativa diária para ocupar o 
nicho de outros periódicos habituais: eles oferecem em suas pastas e itens de "debates" 
colunas (eles têm pouco tempo para aprofundar a) jogar mais além de um mapa de uma imagem 
de choque (o que os torna deriva para o evento) de, multiplique os balanços fora do padrão 
'temáticos e outras do mundo "ou atlas anuais. E acima de tudo, eles criam seu próprio 
site computador.

One of the World nasceu em Dezembro de 1995; seus aumentos de presença, mas as assinaturas 
têm relatado que 15% do volume de negócios total em 2013 (contra 80% para o papel de 
jornal); de fato, o assinante-es 140 000 deste título, a metade deles são apenas 
Lemonde.fr, cujo contrato é mais barato do que o papel - e a outra metade são de papel es 
assinante, que têm acesso gratuito à revista eletrônica. Outros jornais diários também 
estão disponíveis para a Net por anos, mas todos estão se esforçando para decidir entre 
pagantes e não-pagantes nesta oferta, pois a hora não rentável. No entanto, elas ocupam o 
lugar, porque eles não podem fazer o contrário: o pub, uma grande fonte de financiamento 
para eles, abandonando-os a ir aos locais, onde continua a crescer, eles são forçados a 
seguir. Especialmente porque a sua clientela habitual cada vez menos desdém a Web para 
obter informações.

De acordo com os meios de comunicação, o mau estado da imprensa diária nacional também é 
devido à popularidade de publicações gratuitas, "concorrência desleal". Na verdade, não é 
uma aposta segura que, se ele não era livre para tomar a entrada da estação de metrô ou 
trem, seus leitores jogar com um laptop ou um muito seria comprar sudoku um "derivado", 
como os "grandes jornais". Porque, se a informação importa indigentes oferecido por livre, 
é provavelmente suficiente para eles manter a par das notícias. Carga de mídia contra 
estas publicações parece mais ter ímpeto perdido nos últimos tempos e o fato de que eles 
são, para alguns, os clientes de impressão de PQN há provavelmente nenhum estranho: há 
alguns anos , os trabalhadores dos comandos livro foram a realização de intervenções 
agressivas em seus pontos de distribuição para evitar este último a ocorrer, mas os 
acordos foram obviamente encontrado.


A "objetividade"? Como pode ser isso?


Na realidade, o problema da imprensa diária nacional está longe de ser a realização dos 
dois casos citados, e sim para os outros dois. O primeiro é o seu tratamento de 
Informação: Esta é uma classe de imprensa, em grande parte reservada para uma elite 
(exceto Le Parisien - Hoje em dia, e, em menor medida, L'Equipe) e compreensível 
principalmente por lo. Evidenciado por ambos seus leitores (também essencial para o sexo 
masculino), as suas fontes de financiamento (Estado, acionistas, pub), e aqueles que 
estabelecer o conteúdo. O Mundo é emblemático destinado principalmente à intelligentsia e 
os empregadores, o seu "leitor médio", um homem de 52 anos, pertencente à supervisão das 
empresas ou comunidade educativa (4).

(A proporção de leitores é maior nos finais de semana, onde o jornal é vendido com a 
revista pub infame sobre o luxo, moda, beleza chamado M Magazine. Sem comentários.) A 
criação deste título, em 1944 foi considerada necessária pelo próprio Estado: de Gaulle 
queria um jornal "prestígio" para a França, em substituição Time, acusado de colaborar - O 
mundo tomou conta do formato, apresentação, locais e de pessoal. Nesta base, mesmo 
hyperdéficitaire (2.300.000 EUR perda em 2013), não pode desaparecer (5). O episódio em 
2010 mostrou: o diário tinha então cerca de EUR 94 milhões em dívidas e teve de EUR 10 
milhões no fim de evitar a insolvência. No entanto, as ofertas não deixaram de continuar. 
Afinal, é o banqueiro Matthieu Pigasse trio (Les Inrockuptibles ...) e chefes Xavier Niel 
(Ilíada So Free ...) e Pierre Berger (Globo, teimoso ...) (6), que foi elogiado pelo 
empregado-es empresa (veja o funcionamento deste jornal na caixa à sua "crise"). Os 
jornais são governo archisubventionnée - O mundo em primeiro lugar: ele atingiu 18.600.000 
EUR do que em 2012. E neste apoio anual é adicionado para cada título na imprensa diária 
nacional, de 2003 a 2010, cerca de EUR 3 milhões por ano "ajuda para a modernização da 
imprensa." Aid autoridade não completamente desinteressada espera um "bom" info 
tratamento, e se ele é lento ele pode usar meios indiretos de pressão para obtê-lo.

Le Monde, que tem pairado sobre a sua história entre o centro-esquerda e centro-direita, 
foi encontrado sob a presidência de Sarkozy: Matin direta, Le Journal du dimanche e Les 
Echos, respectivamente possuído por Vincent Bolloré, Arnaud Lagardère e Bernard Arnault, 
três chefes bons amigos do presidente, deixou de ser desenhado por Le Monde impressão 
(LMI), como punição por bondade insuficiente para ela. Do mesmo modo, os accionistas 
orientada para um grande grau, do teor de imprensa nacional diário (7). Le Monde, o peso 
do trio rapidamente influenciou a escolha dos temas e tópicos. Desde o final da década de 
1970, os eventos atuais já havia derretido neste jornal, em benefício da economia, mas 
hoje ele está claramente competir Les Echos. Suplementos "de negócios do mundo" e "o 
dinheiro do mundo" foi, portanto, adicionado em 2013 "Economia e negócios" (lista diária 
de 8 a 14 páginas) - enquanto ele foi enterrado suplemento geopolítica culpado de má 
publicidade. Coloque sobre meio ambiente e ecologia caiu mesmo (8), e Seção planeta foi 
reduzido a um gotejamento. Segundo Acrimed, negócios e vida corporativa agora ocupa cerca 
de um quarto da diária e três quartos de seu portátil de negócios. A escolha dos temas a 
ser adicionado mais do que o seu tratamento para criar o evento e orientar a "opinião 
pública". Um exemplo, entre uma outra manipulação mil, a manchete em um do Mundo: "Marine 
Le Pen lidera entre os jovens com idade entre 18-24" - de acordo com uma pesquisa 
conduzida CSA 10 de abril de 2012, portanto, pouco antes da presidencial ... on a base de 
uma amostra (não indicado) a menos de 200 pessoas (9).

E sendo nada além de bons samaritanos, os acionistas esperam resultados rápidos - e sei 
sem rodeios. Seguindo Niel como dizendo: "Quando os jornalistas emmerdent me, tomo um 
interesse em seu pato depois que eles me foder paz", Bergé lançou na direção do mundo, 
como um desejo para 2014 " Você não tem alternativa a não ser fazer partidas, voluntária 
ou forçada. Ou você quer dizer as coisas e isso vai respeito a alguns, ou vamos tomar 
decisões desagradáveis e isso vai afetar a todos. "Finalmente jogar jornalistas 
pertencentes sociais e sua proximidade com as classes dominantes do país (incluindo a 
leitura de O New Watchdogs Serge Halimi): compartilhamento e promover os mesmos valores e 
referências, atendendo as mesmas escolas e outras instituições (ver caixa sobre a 
precariedade na imprensa). Se isso ocorrer, um objetivo mais cedo iria realmente admitir 
... que não pode existir. E se quer saber o que realmente curto risco desta cópia, desde 
que atenda às necessidades e expectativas das classes dominantes. Na verdade, a situação 
da imprensa diária nacional reflete a lacuna existente entre as classes mais altas mais 
ricos e a maioria da sociedade, que não podem compartilhar ou suas preocupações ou os seus 
interesses (parte das classes médias para reduzir o trem de vida, com a erosão do poder de 
compra). Longe de se rebelar, em nome de sua "objetividade" sacrossanto, contra as ameaças 
potenciais seria o desaparecimento dos "meios de comunicação" para "a democracia", devemos 
continuar em vez de denunciar suas conexões com as altas esferas econômicas e políticas.


Imprimir, é tudo um negócio!


A segunda, não menos importante de ser uma fonte de problemas para a imprensa diária 
nacional é chamado de Internet. É certo que a queda de seus leitores e publicidade 
incentiva diariamente para procurar incessantemente dinheiro em outros lugares do que nos 
escritos de jornalistas através do uso de métodos comprovados: os membros de seus ensaios 
são como "rezou-es" de molhar sua camisa e também vender a sua palavra - os benefícios 
pagos regiamente - em fóruns, empresários mostras, eventos culturais e desportivos ... 
Auto, precursor do L'Equipe, tinha inventado o Tour de France, L'Huma sua festa; Agora, La 
Tribune usa sua marca para oferecer eventos em toda a França - 80 em 2014, que relataram 
25 a 30% de suas receitas (com "escrita editorial-driven, não a publicidade", de acordo a 
sua direcção). O mundo teve a sua primeira música e festival cultural em Paris em 20-21 de 
setembro, na Bastille Opera Garnier eo Olympia por 70 anos (ele vai celebrar em 18 de 
dezembro[10]).

Cruz fez viagens temáticos e cruzeiros por dois anos. Libération detém debates na sala de 
seu conselho editorial (03-07 novembro, a "semana do empreendedorismo social") - quando 
ele tinha um título, em 8 de fevereiro, "SOMOS UMA REVISTA , não é um restaurante, não uma 
rede social, não um espaço cultural, não um aparelho de TV, não um bar, não uma incubadora 
para start-up ... ", em resposta à proposta apresentada pelos empresários de Bruno Ledoux 
e Edouard Rothschild e o grupo italiano Ersel criar seu assento tudo isso ... para não 
mencionar o destino da escrita. Muitos "produtos" que são destinadas principalmente a um 
determinado público - conscientemente ou não, é sempre para ficar entre si, mesmo que as 
declarações de intenções são outras. No entanto, estes são apenas paliativos magro, de 
frente para a onipresença da Web em uma grande parte do planeta. Porque através da Net 
parece gradualmente necessária para todas as relações da vida pública e privada, 
atividades empresariais, bem como as relações pessoais (namoro sites como papelada ...).

Por exemplo, de acordo com muitas pesquisas, os jovens abandonaram a "telinha" (que se 
torna o meio de determinados grupos de idade) para baixar música de computador, filmes e 
vídeos on-line para consumir ou de outras mídias (MP3, chaves USB, disco rígido externo 
...). Então, rendendo a este pré-requisito, La Croix também está lançando o primeiro 
semanal para os pais e crianças no computador e tablet (ligada Bayard jeunesse). Le Figaro 
multiplica os sites temáticos: saúde, vinho, tecnologia ... A Africa World anunciou que 
vai criar uma corrente e M Magazine, e uma edição digital da manhã para celular - pago em 
parte com EUR 1.8m fundo Google para a imprensa (11). Um símbolo sagrado da mudança de 
perspectiva, Paper World, rebatizada de "print", não é mais um apoio entre outros: 
computadores, tablets, smartphones; e todos agora parte da informação processada na Net, 
que é então enviado a essas mídias. Internet cócoras tudo e traz tudo de volta para ele. 
Telefones deve ter as rádios para estar em seus sites ... A mensagem ouvida por seu 
passado: para atrair outro público e atrair-es alta jovens na cultura da imagem, eles 
também são investidos em produção de vídeo; já ouviu YouTube ou através de uma tela, que 
agora equipam os seus estúdios de gravação câmeras para filmar as suas emissões (12).

Mas frágil atenção que o mundo é obrigado a falta de energia. Então é melhor não perder 
alguns hábitos antigos que ainda permanecem na vida diária - se reúnem para discutir 
verbalmente introduzir uma caneta para tomar notas ... ou jornal - como AC - para aprender!

Vanina

1. O sistema de quiosque desaba: ex-NMPP (rebatizado Presstalis desde o fim do seu 
monopólio) para caçar por suas condições draconianas muitas pequenas publicações, e 
penalizar os títulos das disfunções PQN engendradas por seus muitos disputas com kiosquières.

2. De acordo com a Médiamétrie, 15-35 anos de idade hoje em dia usar duas vezes e meia a 
Internet em 2005.

3. As informações prestadas pelas revistas não pode ser zero, mas é certamente 
insuportavelmente gênero - especialmente as "revistas femininas", com foco em moda, saúde, 
crianças e casa.

4. Em sua oferta gratuita internet, Le Monde tenta domar um público mais jovem, oferecendo 
prêmio sobre educação, novas tecnologias, desporto, cultura - à custa da política 
internacional e.

5. No início de 2017, ele tem que se mover com os outros títulos de Le Monde (GLM): A 
Vida, Télérama, Courrier International ... no local, o 13º arrondissement - além do Le 
Monde diplomatique, incluindo Le Monde (Para construir!) a 51%, mas tem um editorial 
independente, com seus próprios edifícios.

6. Eles eram compradores juntos este ano, 65% do Nouvel Observateur, via sua exploração 
mundo livre (LML).

7. Deve também ser apreciados bancos: no final dos anos 2000, Le Monde foi negado pela 
assistência financeira Serge Halimi por BNP Paribas, por ter um pouco de crítica.

8. Hervé Kempf foi forçado a começar porque a sua posição contra o aeroporto em 
Notre-Dame-des-Landes desagradou - ver seu website Reporterre. 9. De fato, Le Pen tem 
aproximadamente a mesma proporção de eleitores-arroz-s jovens do que na população em geral 
(17,9%).

10. Um filme sobre a sua história, os povos do mundo, foi lançado em setembro.

11. Le Monde e Le Figaro também tentando comprar cada LCI TF1 - as negociações para o 
tempo não parece provável que tenha sucesso.

12. França Cultura apresentará, no início de 2015, um magazine semanal de TV produzida por 
um renomado cineasta para mostrar "coisas vistas" durante a semana nas suas instalações.

A "crise" do mundo, um efeito de modernização

Funcionário-es no Mundo vai gerir através de empresas. A Sociedade de Editores do Mundo 
(SRM 400 jornalistas em quatro anos), responsáveis por garantir a sua independência 
editorial, nasceu em 1951 (1); dos empregados (SEM) e gestores (SCM) em 1968; a de 1985 
leitores, e um conselho fiscal existe desde 1994. O encerramento da impressão LMI em 2015, 
tem nos últimos anos sido objecto de inúmeras negociações sobre a sua equipe e causou uma 
série de não-assuntos do jornal; mas a crise que atingiu o mundo na última primavera é 
devido ao desejo de lançar uma nova fórmula editorial (com imagens e gráficos maiores do 
que antes, textos mais arejados ...) e, simultaneamente, a instalação de um novo sistema 
computador para mesclar o papel de jornal editorial ea Net. A "agenda louca", que provocou 
a casa uma certa tensão. Depois de ser aclamado (80% dos votos), em 2013, Natalie 
Nougayrède tomou conta da publicação (em conjunto com a Louis Dreyfus) e os ensaios, mas 
sua popularidade entrou em colapso rapidamente.

Em meados de fevereiro de 2014, foi anunciada a mistura de redações através de um Plano de 
Mobilidade 57 itens de papel são "cortadas" e "reafectar" na Web, enquanto a seções de 
habitação, a exclusão, a economia social ou seria subúrbio suprimido. Os jornalistas 
afectadas pelo plano repostuleraient internamente, incluindo a sua própria posição (três 
reclassificação recusa resultando na rescisão); mas outros podem também aplicar via essas 
posições "abertos" - ". querido e velho" um verdadeiro jogo de cadeiras musicais 
denunciados pelos representantes eleitos do corpo (2), suspeitando a direção de querer se 
livrar de alguns jornalistas Em 21 de março, os jornalistas Interactive World (MIA) emitiu 
um parecer negativo sobre o plano, o monte de freelancers e local CDD permanece incerto, 
embora muitas vezes trabalham em tempo integral há anos. Technologia, por sua vez realizou 
uma auditoria de 30 de empregado-es e início de maio fez um relatório muito crítico (que 
Mediapart publicado) sobre o clima estabelecido pela hierarquia. 6, sete membros do 
editor-chefe renunciou ao cargo (muito temporariamente para alguns, e outros tiveram que 
sair de qualquer maneira); Staff em assembleia geral, eles denunciaram "grandes falhas", 
devido à gestão e declarou a sua falta de confiança nele. 14, Nougayrède, lançado pelos 
acionistas, anunciou sua saída (3).

Nesse ínterim, os acionistas designou Gilles Van Kote diretor editorial e editor-chefe 
Jerome Féniglio e no novo plano de reestruturação apresentado em 15 de setembro, o número 
de cargos de renegociar caiu para 29. Mas, em seguida, que iria lançar um jornal renovada, 
6 de outubro de gestão informada de que ela queria consolidar em uma nova empresa uma 
série de serviços, administrativas e outras (IT, finanças, jurídico, recursos humanos, 
documentação, fabricação ...), sob o pretexto harmonizar os diferentes estatutos estão 
coexistindo. Na realidade, é mover o pessoal do departamento envolvido em uma convenção 
individual de imprensa, Syntec - que seria negociado com as es-futuros delegados da 
subsidiária criada (os representantes eleitos presentes preferindo ir ao invés de 
aceitá-lo). A perspectiva de saídas negociadas em caso de recusa de integrar esta filial e 
do medo de perder muito se aceito suscitou a indignação suficiente para que juntos AG 
300-400 pessoas, como Le Monde não aparecem de um dia e uma petição contra este plano é, 
em grande medida assinada. A administração é responsável por não querer tocar em nenhum 
dos "benefícios" que dá filiação à convenção de imprensa, estabeleceu um calendário para 
as negociações até o final do ano. Delegados parecem considerar o assunto encerrado -, mas 
que eles também podem mostrar algum espírito de luta que, tendo o "interesse de casa" para 
eles.

Assim, quando a gerência disse que em 2013 pretende eliminar RTT votam eles têm a equipe 
antes da reunião, a fim de obter um amplo equilíbrio de poder em seu favor; mas um ano 
depois eles foram abruptamente anunciou ao pessoal 11 RTT perda de 21 por ano, com a 
pílula para a alocação a cada funcionário e-bruta prémio anual de EUR 1.000. Então, a 
desconfiança é mais do que nunca na ordem do dia: para baixo contratos a remoção de RTT e 
trabalhistas revistas também estão na "fórmula" imposta ao empregado-es Libe para alcançar 
um papel escrito unificada Web 130 jornalistas que trabalham em todas as mídias e 
desenvolver "novas atividades".

1. Jean-Marc Colombani, editor e diretor editorial nomeado em 1994, foi desembarcado pela 
SRM antes de seu terceiro mandato (que leva 40% dos votos para ser eleito-e).

2. Delegados (SNJ, SNJ-CGT, CGT, Infocom) operar em Inter.

3. Sem dúvida, ela tem sido culpado de ser uma mulher ... mas não o fizermos, talvez sem 
razão chamado de Putin.


Precariedade, é (ainda) na imprensa


O pessoal da imprensa diária nacional deixou de ser reduzido apenas durante anos, com 
golpes de "planos sociais". Entre os restantes colaboradores, jornalistas (uma profissão 
que é em grande parte feminizado), obviamente, não são reclamar quando o fazem manter sua 
posição. Mas a sua remuneração e condições de trabalho, o "técnico" no lugar não tem que 
chorar não tão: não é designado por acaso uma vez, os trabalhadores do livro como a 
"aristocracia operária"; e se CGT vendeu off esse status para suas tropas lá dez anos (1), 
na composição pessoal das oficinas, de correção e fotogravura de PQN foi reciclado em seu 
editorial com o estatuto de jornalista -, enquanto que um catch-up durante vários anos foi 
decidido ... número de editor-arroz-s-es pior. Freelancers, que agora formam entre um 
terço e metade da força de trabalho por escrito e cópia serviços de edição (CSD) (2) ou 
correção (es pago freelance), no entanto, são o baixo (mas não o salário mínimo) de uma 
escala salarial alta o suficiente - com muito menos do que a licença dos operadores 
históricos, e muitas vezes não tem direito a reduções no tempo (RTT), a antiguidade de 
trabalho e apoiados enquanto off prémios doença. Eles estão ainda em grande parte executar 
o negócio, enquanto os donos estão de férias ou RTT. O medo de um rebaixamento que traria 
a sua situação ao dos que precária Não é à toa na relutância manifesto para a web de 
correio jornalistas papel. São eles temiam com razão. Primeiro, porque diferente do que 
eles "fazem" aqui grande parte da informação ou prestação de "ao vivo" com seus 
comentários seguem um evento (como uma demo) na parte inferior da um artigo on-line ou 
alimentando seu próprio blog ou site, e esta informação quando esta é considerada 
"cidadão" e retomado durante a imprensa oficial em alguns sites, o editor-arroz-s tem 
principalmente a missão de verificação (mínimo) ou seu layout - um Jornalismo prática 
altamente desenvolvida na Ásia.

Deusio porque, estabelecendo-se atrás de um computador sem um jornal, em seguida, publicou 
a sua produção, os jornalistas "real-es" geralmente perdem em parte, suas condições de 
trabalho e remuneração. De qualquer forma, algumas vezes expressa temê-los ver, para 
apoiar a mudança de suas funções para reduzir o tratamento de agências de notícias (a fim 
de "adaptar" à linha de log que os emprega) é, na verdade, amplamente Tin: para muitos, já 
é a maior parte de sua tarefa (3).

1. Um monte de seus representantes eleitos estavam entre aqueles que, em seguida, deixou a 
profissão por 50 anos, com um acordo financeiro interessante.

2. precárias (contratos de uma semana), com idades entre 20 anos, mostram um zelo sem 
contar suas horas, o que os coloca em concorrência com trinta precárias, mais "set-es" em 
em vez disso (mensal CDD) e de vida, e, portanto, mais generoso com o seu tempo. Atmosfera.

3. Há quase não es enviado especial, mesmo que os editores afirmam ter em (daí brinca 
internamente: X ou Y é "enviou-e-e Special" ... para um determinado estágio a empresa).

http://oclibertaire.free.fr/spip.php?article1620


More information about the A-infos-pt mailing list