(pt) FAG - MILITANTE ANARQUISTA É PRIMEIRO CONDENADO DAS JORNADAS DE JUNHO EM PORTO ALEGRE,

Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2015 - 12:33:37 CET

Foi divulgada neste início de 2015 a primeira condenação judicial de um militante
envolvido nos protestos contra o aumento das passagens em Porto Alegre. Vicente Mertz,
integrante da Federação Anarquista Gaúcha (FAG), foi condenado a um ano e meio de prisão
por dano ao patrimônio público e crime ambiental, pena que pode ser revertida em serviços
comunitários. Vicente é um dos sete processados após um inquérito aberto no final de junho
de 2013. Após a divulgação do inquérito em reportagem do Jornalismo B, Vicente havia o
classificado como "uma montagem policial clássica". ---- Tratando do protesto ocorrido em
junho de 2013, na Praça da Matriz, o inquérito - que viria a transformar-se em processo -
caracteriza Vicente como "um dos indivíduos de contumaz atividade de agitação de massas e
uma das pessoas que efetivamente fazia frente na manifestação, inclusive jogava pedras
contra a guarnição da Brigada Militar". Ao Jornalismo B, na época, Vicente também garantiu
não ter jogado pedras contra o Palácio da Justiça, do que foi acusado: "não tenho nenhuma
relação com pedra nenhuma jogada no Palácio da Justiça. Eu, assim como outros membros mais
ativos do Bloco, estava concentrado na parte de cima da Praça da Matriz, junto ao caminhão
de som, em frente ao Palácio Piratini. Desconheço qualquer pedra jogada no Palácio da
Justiça, inclusive fiquei sabendo disso no inquérito", disse então.

O militante da FAG ainda acusou o inquérito de ter conteúdo puramente político: "o
conteúdo político do inquérito está claro. As provas que a acusação afirma ter contra mim
e os outros indiciados são fotos portando megafones ou bandeiras. Durante as intimações,
todas as perguntas que faziam tinham este conteúdo ideológico, como 'Você crê na violência
como uma forma legitima de mudar a sociedade' e outras perguntas do tipo. Ou seja, está
claro que não estão acusando fatos concretos, e sim ideias".

Federação Anarquista Gaúcha divulga nota

http://jornalismob.com/2015/02/09/militante-anarquista-e-primeiro-condenado-das-jornadas-de-junho-em-porto-alegre/