(pt) France, Alternative Libertaire AL #246 - Pasta Urban: Venezuela: Bienvenidos a Piedrita, terra de power-cons populares (en, it, fr) [traduccion automatica]

Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2015 - 11:29:45 CET

Bairro popular de Caracas, pró-Chávez ("A pequena pedra") é um caso especial entre as
favelas venezuelanas entalados entre a violência policial e influência dos cartéis.
Durante trinta anos, os seus habitantes e moradores se organizaram para recuperar suas
vidas. Com algum sucesso. ---- Em julho, o ar é sufocante em Caracas. No burburinho das
ruas da capital da Venezuela, em meio a briga com alto-falantes reggaeton pendurando luzes
vermelhas no topo, esperamos Jorge jovem ativista libertário sensibilidade Bolivariana.
Chegou com uma hora de atraso - "tiempo Hay" ("já era hora") refrão bem conhecido diária
Latinoamericano - Jorge, sorrindo, convida-nos a bordo de seu surrado velho Cadillac.
Direção colinas ao sul de Caracas e bairros desfavorecidos.

O objetivo da visita, bairro pró-Chávez. Um exemplo de vida tiva collec onde as pessoas
optaram por construir, e não para sofrer. Localizado no bairro 23 de Enero, um enorme
favela 100.000 almas, pró-Chávez, que representam 3000, é uma exceção: aqui, traficantes e
policiais corruptos não têm cidadania. há 30 anos atrás, em 1985, cansado de um fato
cotidiano de violência e medo, os seus habitantes e seus habitantes se rebelaram e
organizada para oferecer algo para os seus filhos que vagueiam balas, cocaína ou cola cheirar.

Um sinal digno de um spaghetti western

Na entrada do bairro (bairro), um grande sinal recebe os visitantes. A mensagem é digna de
um spaghetti "Bem-vindo ao western pró-Chávez em paz. Se você vem para a guerra, vamos
lutar com você. "Em outro painel:" zona de guerrilha ". Homens armados estacionados em um
posto de controle, o paradeiro de controle. No local, Valentin Santana, um dos fundadores
do projeto e membro do conselho nal comu, disse: "pró-Chávez é o nosso território. Os
narcos Como a polícia não entra. A última vez que a polícia municipal chegou, ele foi
recebido arma bomba. Havia duas lesões graves. Como não houve mais incidentes.»

O problema das drogas foi resolvido em um igualmente radical. Ao contrário de outras áreas
da favela Barrio 23, onde os cartéis detêm rua e aterrorizam a população, a ponto de
Caracas a cidade mais perigosa da América Latina em termos de assassinatos, nada como
aqui. Quando há 30 anos, o pró-Chávez projeto tomou forma, uma das primeiras medidas foi
erradicar proxos e narcos. "Nós fomos uma manhã para visitar traficantes no bairro, diz
Valentine. Nós significava que eles eram 24 horas para sair. Nossa firmeza e determinação
os assustou. Nada mais que nunca mais foi visto.»

A vigilância continua a praticar qualquer maneira. À noite, as pessoas armadas percorrem
as ruas para garantir a tranquilidade do bairro e prevenir intrusões do exterior, mas
também para cuidar da saúde pública: "Durante as patrulhas noturnas, disse Valentin, a
nossa tarefa é garantir o bom funcionamento do a comunidade. Comunicar um Junk Heap pilhas
até um tal canto, como lâmpada está queimada... "

Câmera na mão, sentado em um banco no jardim de infância do bairro, eu filmar quando
Valentin celuici me interrompe educadamente, mas com firmeza: "Por favor camarada, você
pode remover o pé do banco. Nós ensinamos as crianças a respeitar a propriedade pública e
não suja. "Envergonhado, eu cumpra. Valentin continua: "O que é especial sobre o nosso
bairro é o sentido da vida em comunidade. Aqui não somos vizinhos e vizinhos anônimos
trancados em nossas vidas miseráveis. Aqui é a solidariedade prevalece.»

Canteen popular, salsa e auto-suficiência

Uma casa cultural foi construído para acomodar crianças. Ao contrário, eles são entregues
a si mesmos, depois da escola, os voluntários oferecem suas atividades: teatro, costura,
assistência lição de casa, dança. A recepção de SOLTERAS madres (mães solteiras) também
surgiram, e uma cozinha de sopa aberto a todos e cada um. A partir de um plano de saúde,
uma clínica de auto-dirigida El Hogar, congratula-se com pacientes do distrito. Para
torná-lo ao vivo, a dona de casa, Yolanda, um médico cubano de 60 anos, conta com uma
equipe de mulheres da pró-Chávez ela treinados para auxiliar no atendimento médico básico,
mas também as entregas ou operações mais delicadas. A qualidade da assistência médica é
como vir a receber tratamento gratuitamente, crianças de bairros vizinhos que não têm a
oportunidade de ter essa clínica.

Cooperativa, El Taller ("Workshop") foi fundada a fim de proporcionar uma qualificação
profissional mínima para a cabeça-es e avançar para a auto-suficiência da comunidade. O
gerente, Roberto, lista os cursos que são ministrados lá: mecânica de automóveis,
reparação de bicicletas, canalização, electricidade, cozinha, mas também de construção.
Formação em linha com as necessidades da população, quando uma casa está caindo aos
pedaços, surge um problema, o esforço prémio solidariedade coletiva. E este é um grupo de
colegas voluntários que apoiaram o trabalho.

Paco, ainda se movia com a lembrança, tem beneficiado uma vez: "Eu moro neste bairro desde
então. Há dez anos, Compañeros del Taller veio à minha casa na cadeia e minha vida mudou.
Minhas paredes são Ajourd'hui duro e agora eu beber água que sai da minha torneira da
cozinha. Aos 70 anos, eu me sinto como um homem pela primeira vez na minha vida.»

Partes de beisebol e comissões distritais

Outros projetos em grupo existe: a entrada da área, a Huerta (jardim) fornece população
municipal em frutas e vegetais; rádio, 95,1 FM Piedrita, informa notícias, peças locais de
baseball (o esporte nacional) para reuniões da comissão de vizinhança.

Exemplo do poder popular e auto organizado partido, pró-Chávez impressiona àcoup certeza.
Há aspectos questionáveis, como a fé cega e acrítica do falecido líder Hugo Chávez, que
tem direito a uma capela privada. Outros são surpreendentes como esta enorme afresco que
representa Cristo armado com uma Kalashnikov. Uma coisa, no entanto, é indiscutível: a
pró-Chávez, o povo escolheu seguir o seu caminho. Um caminho marcado com o selo de
solidariedade, igualdade e dignidade.

Jeremiah Berthuin (AL Gard)

http://www.alternativelibertaire.org/?Venezuela-Bienvenidos-a-la