(pt) France, Alternative Libertaire AL #255 (Nov) - Documentário: Luc Joule e Sébastien Jousse "O que é este trabalho? " (en, it, fr) [traduccion automatica]

Domingo, 27 de Dezembro de 2015 - 11:01:03 CET

Luc Joule e Sébastien Jousse, já co-diretores dos Ferroviários documentários em 2010, os
funcionários da SNCF, tem desta vez voltaram sua atenção para os trabalhadores da fábrica
PSA de Saint-Ouen. O que é este trabalho? dá para ver o trabalho desses homens e mulheres
trabalhadores, e ouvir seus comentários off sobre a percepção que eles têm. Enquanto isso,
eles mostram o trabalho de um compositor, Nicolas Frize, veio para a fábrica para
organizar um show musical com os assalariados, com base, nomeadamente, no som coletados a
partir da fábrica (aquelas máquinas, ferramentas ... ). ---- O que é este trabalho? não é
um filme militante, mas que é um filme político. A voz de homens e mulheres que trabalham
em seu próprio trabalho mostra todas as dificuldades, o sofrimento que causa, mas também o
indivíduo e estratégias coletivas para torná-lo menos doloroso e para encontrá-lo, apesar
de tudo, de uma maneira. Isso não é fácil para os cargos que exigem menos especialização,
onde as tarefas mecânicas e repetitivas parecer insuportável ... mas é, no entanto,
apoiada por esses trabalhadores e milhões de outras pessoas que trabalham nas mesmas
condições . Nas palavras do operador Dejan: "Cara, ele se acostuma com qualquer coisa
quando for sentenciado. "Se o propósito do filme não é para explorar as relações sociais
na empresa, a luta de classes é perceptível na cooperação entre os trabalhadores ea
vontade de todos para permanecer mestres de seu trabalhar em vez de cumprir a direção.

Nas palavras de Antoine, motorista de instalação: "Este esquema de tempo que é imposta
pela estrutura eu não aderir a todos. Eu aplico meu tempo, meu tempo para mim, meu tempo
de vida, o meu tempo de respiração meu tempo de descanso, o meu tempo de trabalho. "

Vincent (AL Paris-Sud)

Luc Joule e Sébastien Jousse, O que é que o trabalho ?, 2015, 100 min, nos cinemas a
partir de 14 de Outubro.

http://www.alternativelibertaire.org/?Documentaire-Luc-Joule-et