(pt) France, Alternative Libertaire AL #255 (Nov) - Retrato: Moffo Schimmenti ativista poeta (en, it, fr) [traduccion automatica]

Sexta-Feira, 25 de Dezembro de 2015 - 08:57:17 CET

O fotógrafo Yann Merlin conheceu na Sicília escritor anarquista Moffo Schimmenti. Aos 66
anos, ele não deixe que nada mobiliza para migrantes Depois de lutar contra a máfia.
Retrato da imagem de um homem fascinado pela linguagem, terra e justiça. ---- Isto é, em
Polizzi Generosa, a vila siciliana no cimo de montanhas, nascida Moffo Schimmenti 30 de
outubro de 1949. Para seus habitantes, Polizzi é o centro da Sicília, e é o centro de
Moffo Polizzi. Ativista e poeta, o homem viveu uma vida plena, incluindo experiências
acumuladas cristalizar na criação poética que dirige hoje: "A vida que eu sugeria coisas
ao longo do tempo. Eu fui de terra para a construção de sites, locais de construção, com
compromisso político, o compromisso político à escrita. "

Uma vida marcada, é claro, por seu compromisso contra a máfia siciliana, nomeadamente
junto com Giuseppe Impastato, o jornalista a quem a luta anti-máfia custou a vida de
extrema-esquerda - ele foi assassinado em 1978. Moffo lembra: "Nós Mafia lutou com as
palavras. Giuseppe Impastato foi liquidado pela máfia de uma maneira sórdida. Eu escrevi
vinte e dois poemas em sua memória editada por Manifesto. "A vida, também", marcada por um
compromisso inabalável contra a injustiça ". Mesmo agora, aos 66 anos, ele confronta-los
em volta do corpo, sobre a questão dos migrantes, por exemplo: "Eu estou tentando
mobilizar artistas em torno de um projeto de produção cuja venda seria destinado a
Associação de Assistência aos Refugiados. Aqui e em outros lugares, milhares de casas
estão desocupados. Com amigos, nós pensamos que estes possam ser concedidos e que pode
reanimar as aldeias atingidos pela desertificação. "

O único filho de uma família de camponeses, ele cultiva o amor do país, idioma e da vida.
Partidário de decadência, ele acha que o futuro, é o campo. Ela produz legumes, ovos e
galinhas. Lhe dá os seus frutos do pomar. A natureza é generosa com ele, então seu diário,
é a terra, a cultura.

Os livros também. Moffo é autodidata. Para ele, "a linguagem, as palavras bateu tão duro
como bombas e balas". Ele quer fazer a ligação entre folclore e da escrita, ele que "narra
o conto de [seus] filhos que se inscrevem em um oral tradição".

Palavras, escrita, portanto, a instrução, o que para Moffo é a chave para uma verdadeira
emancipação popular. Ele diz: "Eu estava manobrando no local de um centro de pesquisa na
Suíça. Nós foram exploradas, a maioria de nós foram jugoslava e pouco educado. Nós lhes
ensinou a defender e nós ganhamos. A vida é uma luta. Em Polizzi, não somos como os outros
agricultores, nós educado. "A educação é a chave para enfrentar a crise atual, que é
também o resultado da falta de projeto para e pelo povo:" O que estamos experimentando
hoje, disse Moffo é prova de que se as pessoas não mobilizar, não educar politicamente,
ele perde todos os seus ganhos. "

Texto e fotos: Yann Merlin (amigo do AL)

http://www.alternativelibertaire.org/?Portrait-Moffo-Schimmenti-poete