(pt) France, Alternative Libertaire AL #255 (Nov) - Educação: Genealogia moralidade secular (en, it, fr) [traduccion automatica]

Domingo, 20 de Dezembro de 2015 - 10:34:56 CET

O fato moral republicana, desde setembro de 2015, o tema da educação que se estende até o
final da CP. O que olhar libertário posso instalá-lo? ---- Educação moralidade secular não
é novo em si mesmo: introduzido na década de 1880, estes cursos só desaparecem no final de
1960. ---- Portanto, é interessante considerar que os ativistas libertários e
sindicalistas têm sido capazes de escrever sobre ele. Devemos lembrar que os anarquistas
não se opunham à moralidade. Peter Kropotkin dedicou grande parte de seu trabalho para
refletir sobre consistente moral com o anarquismo. Ele também é o autor de um panfleto
intitulado The Morality anarquista, onde, além de seu trabalho naturalista na ajuda mútua
dentro das espécies, ele mobiliza a obra do filósofo Jean-Marie Guyau, Esboço autor uma
moralidade sem obrigação ou sanção. Assim Kropotkin escreveu: "Seja forte! Apaixonado e
cheio de energia intelectual e você déverseras sobre os outros a sua inteligência, seu
amor, sua força de ação! Isto é o que reduz toda a educação moral, despojado da hipocrisia
do ascetismo Oriental. O que a humanidade realmente admiro no homem moral é sua força é a
exuberância da vida, que o levou a dar a sua inteligência, seus sentimentos, suas ações,
pedir nada em troca. "

Propaganda pela ação

Sébastien Faure

Sébastien Faure, ativista anarquista, fundador, no início do século XX, uma escola
alternativa, o Hive, escrito por sua vez: "O poder do exemplo - A maior força moralista é
o exemplo. O mal é contagiosa; Bom é muito. O exemplo de uma forma afeta quase
todo-poderoso sobre a criança, em razão de sua maleabilidade. "O ato moral pode ser
inspirado em outros, especialmente em crianças, por exemplo. Não com as lições que
aprendemos moralidade. O comportamento exemplar do professor fez mais para a moralidade do
que discursos. Esta posição se juntou anarquistas que têm chamado a "propaganda pelo ato"
que não pode ser reduzido a plantar bombas. O "fato" significa qualquer tipo de ação que
incentiva os outros a adotar o ideal anarquista.

Albert Thierry

O professor e sindicalista revolucionário libertário, Albert Thierry, em suas reflexões
sobre a educação vai apoiar um ensinamento moral: "Eu amo a moral e eu ensinei-o com
complacência. [...] Embora seja bom que crescem dia, estas crianças perfeita justiça e
dever, como eles vão levá-lo, caso não tenham recebido o primeiro conceito? Neutralidade
moral: é imoral [...] E a moral é o próprio espaço de revolta. "O curso de ética é
percebida por Albert Thierry como um tempo de escola dando-lhe a oportunidade de defender
os valores que são os das almas rebeldes. Em um artigo intitulado "A ação direta na
educação", ele acrescenta: "Uma vez que eu pensei que você tinha para torná-los homens.
Mas essa tarefa é muito além do poder de um mestre. (Todo o melhor, também.) I consolado
se eu só fiz críticas internas. Por exemplo (existem outros), representantes sindicais.
[...] Eu gosto da moral: ele contém toda a vida. E quando eu falo, eu sempre deixe-me
interromper. [...] Eu não menti. Eu disse simplesmente: isso é o que existe. Mas eu disse,
ele pode mudar ". A lição moral não se destina a doutrinar os estudantes. É um tempo usado
para fazer os alunos a pensar o mundo em torno deles. Isto é para ajudar a emergência de
uma consciência social crítica.

Hoje, porém, podemos considerar o ensino de valores morais e republicanos como uma
arregimentação. Mas isso significa que a igualdade defensor entre homens e mulheres ea
luta contra a discriminação eo racismo são valores que, como libertários não temos para
defender? Seria surpreendente. Porque pode-se supor que uma sociedade comunista libertária
pressupõe a luta contra as divisões sociais de raça e gênero.

No entanto, o que parece bem questionável neste defender os valores da República é que em
nenhum caso são apenas os valores da República: são valores da humanidade. Com efeito, a
República Francesa não tem o exemplar monopole - longe disso - feminismo e anti-racismo.
Em todas as sociedades, existiam homens e mulheres que lutaram pela emancipação. Ele
provavelmente teria a República Francesa deixa européanocentrisme chauvinismo e sobre os
valores de emancipação. Por que sugerem um estudante do que estar do lado da emancipação,
deve aculturar e rejeitar as suas raízes geográficas? Deste ponto de vista, é interessante
notar que este é quando o véu surgiu assuntos no espaço público que a noção de educação
intercultural desapareceu do texto oficial da Educação.

Discurso geral sobre os valores

O ensino da ética foi concebido como uma forma de unir os estudantes em torno de valores
comuns, a fim de evitar as divisões sociais. Mas isso é um projeto hipócrita. Na verdade,
se as divisões sociais, é ingênuo e ilusório pretender ocultar por valores comuns. É a
própria República Francesa a cada dia desrespeita seus próprios valores, praticando
segregação espacial em bairros onde as pessoas estão localizados origens de imigrantes
concentrados e dificuldades sociais. É também a República Francesa nega que seus próprios
valores quando trono em último lugar nos países da OCDE na reprodução acadêmico da
desigualdade social. Se queremos realmente lutar contra as divisões sociais, é preciso
atacar as suas raízes materiais e não apenas discurso geral sobre valores.

Finalmente, pode-se questionar a profundidade de lições de moral sobre a discriminação
racial e de gênero por professores que na sua vida quotidiana não têm nenhum compromisso
com o feminismo e anti-racismo. Como ser convincente para os alunos, quando se está fora
da sua sala de aula rosto apático das injustiças sociais?

Irène (amigo do AL)

http://www.alternativelibertaire.org/?Education-Genealogie-de-la-morale