(pt) RUSGA LIBERTÁRIA, MEMÓRIA DO ASSASSINATO DE NICOLA SACCO E BARTOLOMEO VANZETTI

Sábado, 29 de Agosto de 2015 - 19:11:19 CEST

88 ANOS DO ASSASSINATO COMETIDO PELO ESTADO XENOFÓBICO, CAPITALISTA E OPRESSOR! ----
Iniciando a memória do assassinato de Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti – 88 anos do
assassinato cometido pelo Estado Xenofóbico, Capitalista e Opressor! ---- Viva a Anarquia!
---- A carta de um condenado ---- Nicola Sacco ---- 21 de agosto de 1927. ---- Da Casa da
Morte na prisão de Massachusetts. ---- Meu caro Dante: ---- Ainda espero, e combateremos
até o último momento, reivindicando o nosso direito de vida e de liberdade, mas todas as
forças do Estado e do dinheiro e reação são implacavelmente contra nós, porque somos
libertários ou anarquistas. ---- Escrevo pouco a respeito disto porque és ainda muito
criança para compreender estas e outras coisas sobre as quais eu gostaria de conversar
contigo.

Mas hás de crescer e compreender o caso meu e de teu pai, os princípios meus e de teu pai,
princípios pelos quais nos vão matar dentro em pouco.

Digo-te agora que, por tudo que sei de teu pai, ele não é criminoso, mas um dos homens
mais direitos que já conheci. Um dia compreenderás o que te estou dizendo. Que teu pai
sacrificou tudo o que há de mais caro e sagrado ao coração e à alma humana pela justiça e
liberdade de todos. Nesse dia terás orgulho de teu pai, e se fores bastante corajoso,
tomarás o seu lugar na luta entre a tirania e a liberdade e vingarás o seu (os nossos)
nomes e o nosso sangue.

Se de fato morreremos agora, saberás um dia, quando te tornares capaz de compreender esta
tragédia em toda a sua extensão, como teu pai foi bom e corajoso contigo, teu pai e eu,
durante estes oito anos de luta, tristeza, angústia e aflição.

Desde este instante mesmo serás bom e corajoso com tua mãe, com Inês (irmã de Dante) e com
Susie (amiga da senhora Sacco, com quem ela e seus filhos viviam nos últimos anos do caso)
– e farás tudo para as consolar e ajudar.

Gostaria também que te lembrasses de mim como camarada e amigo de teu pai, de tua mãe, de
Inês, de Susie e de ti, e te afianço que também não sou um criminoso, que não cometi
nenhum roubo nem morte, mas apenas combati modestamente para abolir os crimes entre os
homens e para defender a liberdade de todos.

Sabe, Dante, que quem disser o contrário de teu pai e de mim, é um mentiroso a insultar
dois mortos inocentes que viveram como homens de bem. Sabe também, Dante, que, se teu pai
e eu tivéssemos sido covardes e hipócritas e renegadores de nossa fé, nos teríamos
salvado. Não se condenaria nem mesmo um cão leproso, não se executaria nem mesmo o
escorpião mais venenoso com fundamento nas provas que forjaram contra nós. Conceder-se-ia
novo julgamento a um matricida e criminoso relapso, se apresentasse recurso como o que
apresentamos para obter novo julgamento.

Lembra-te, Dante, lembra-te sempre disto; não somos criminosos; forjaram uma traça para
condenar-nos; negaram-nos um novo julgamento; e se formos executados depois de sete anos,
quatro meses e dezessete dias de indizíveis torturas e injustiças, será pelo que já te
disse; porque éramos pelos pobres e contra a exploração e opressão do homem.
Dia virá em que compreenderás a causa atroz das palavras acima escritas, em toda a sua
extensão. Então nos honrarás.
Sê sempre bom e corajoso. Dante. Abraço-te.

Bartolomeo Vanzetti

Retirado de:
https://www.facebook.com/RusgaLibertariaRL/photos/a.295628697234842.1073741828.295624600568585/734965853301122/?type=1&theater