(pt) France, Alternative Libertaire AL #239 - Leia Mikhail Artsybachev "Sanin" (en, fr) [traduccion automatica]

Quinta-Feira, 19 de Junho de 2014 - 12:11:31 CEST

É um romance maldito chamado pornográfico pela censura czarista, então ele estava
dirigindo sob o manto. Também censurado pelos bolcheviques, que julgaram anarquista.
Disponível Geneviève, seu novo tradutor dá-nos esta obra-prima odiado como censores. ----
Sanin, é sem dúvida um homem livre, talvez um "Único stirneriano"? Individualista e ateu,
ele se recusa a sujeitar a qualquer prejuízo que seja, desejando que todos são libertados
dos maus espíritos, de que-vai-nos dizer, e, francamente, apreciar a beleza do mundo. Como
Artsybachev fala do prazer sensual é notável. A história de sua irmã com um belo oficial é
uma parte importante da história. Sanin reconhecer o seu direito ao gozo, e até mesmo o
aborto, ele conforta e desencoraja o suicídio quando ela descobre que está grávida de um
homem que não gosta dele.

Aqui está o que ele disse para a irmã doente de amor: "Ouça-me, eu não me importo se você
se casar Lida ou você vai para o inferno, mas eu só quero dizer uma coisa: você é um
idiota! (...) Se o seu crânio em uma idéia saudável e puro poderia ter existido, é que
você tem sofrido tanto, é que você tinha feito você tão infeliz, é que você fez outros tão
infelizes também, pelo simples fato de que uma mulher, jovem e livre, a escolha de um
garanhão, estava enganado e encontrou igualmente livres após este ato? Freer, após o sexo,
além disso, que antes! (...) Eu vou dizer isto para você, mas você não está sozinho (...)
Você idiotas, muitos de vocês, para fazer deste mundo uma prisão onde a vida é impossível
sem sol, sem alegria! (...) Oh! Você milhões! (...) E você, olhe para você: quantas vezes
você já não foi encontrado deitado sobre o corpo de uma prostituta, gesticulando,
torcer-lo a luxúria, como um cão, no auge da embriaguez e sujeira? (...) No outono de
Lida, havia paixão, poesia, coragem e força, mas com você? ... O que é isso direito, você
t "arrogou, desviá-lo de que, você que se considera um ser inteligente como um
intelectual, como se não houvesse um fosso entre a sua mente eo alegado vida real? "

E mais, um defensor do cristianismo, ele começa: "E o amigo! Sob o disfarce de
cristianismo, começou a sacrificar multidões na arena, então, sempre com o acordo do
cristianismo era personalidades fortes trancados em prisões, eles foram mortos, eles foram
empurrados violentamente em "casas amarelas "hospitais psiquiátricos! Fluxos de sangue,
nunca parou de correr, tanto que nenhuma revolução no mundo poderia ter corrido mais. "

"O herói positivo" de Artsybachev não convenceu Gorky! Muito ruim para ele. Eu me
confesso, ele me enganou.

França Kadah-Theys (AL Paris North East)

Mikhail Artsybachev, Sanin, A coleção masculinidade eslava Classics, 2013, 411 páginas, 27
euros.