(pt) France, Alternative Libertaire AL #239 - Crônicas de trabalho alienado: "Deixei livre," Marie-Chantale, zootherapist independente (en, fr) [traduccion automatica]

Segunda-Feira, 9 de Junho de 2014 - 12:49:06 CEST

Crônicas de trabalho alienado por Aline Torterat, médico do trabalho ---- Marie-Chantale,
zootherapist independente[1] ---- Eu sou um autodidata. Depois de secretariado CAP,
comecei a trabalhar 18 anos como assistente de veterinária, "on the job". Eu descobri o
meu prazer de cuidar de animais, especialmente cães. Depois de alguns anos, comecei no
treinamento do cão com um companheiro. Eu então percebi o quanto cuidado nesses animais
pode ter virtudes terapêuticas. Em primeiro lugar, levando jovens estagiários instalações
para crianças em dificuldade. Que o metamorfoseado de ver e compreender o apego à sua
pessoa cão. Seu comportamento suavizou quase que magicamente. E também porque um homem que
tinha perdido um filho e que tinha vindo para comprar um filhote de cachorro. A idéia veio
a mim, nesse momento de usar animais como mediadores emocionais com as pessoas com a
doença de Alzheimer em lares de idosos e crianças nos institutos médico-educativo (IME).
Dos PFT, é chamado! Eu materializou minha associação com base do projeto, agora
reconhecido interesse público, em que eu era inicialmente o único funcionário.

Com a ajuda de facilitadores ou assessores, eu corro oficinas no período da tarde, motor,
memória, cada uma com duração de uma hora. Por exemplo, para passear com o cachorro em uma
coleira de caminhar para o motor, lançar balões coloridos para a memória. Os
estabelecimentos foram quinze. Eu manter todos os animais para casa. Eu tenho atualmente
oito cães em casa, cinco gatos e um coelho. Há cinco cães e três gatos que pertencem a
mim, os outros são de propriedade da associação. Então, eu trabalho o tempo todo e sou
pago para minhas intervenções. Não há dinheiro suficiente. Ele usa "benfeitores", tais
como clubes de bridge, Lions Clubes, etc., Casas de repouso também pagar um pouco. É
pesado. E eu tive problemas pessoais, tudo ao mesmo tempo: o desaparecimento da tia, que
me criou, meu marido que quebra uma lâmina, a minha filha não se encaixa no sistema
escolar em um campo de reboque com cinco cães e três gatos, na pendência de trabalho a
partir de casa, sem contar os animais a serem alimentados e limpos. Ele sozinho o tempo
todo e livre ...

Meu corpo caiu, senti décâblée. Eu não podia fazer nada, aniquilado, inerte. Eu tive que
parar e parar meus workshops. Preciso de supervisão disse à minha psicóloga. Em última
análise, eu estou completamente sozinho acorrentado. Acabei de entender. Imagine que a
montagem de um "negócio" profissional, que é baseado no entrelaçamento de caridade, o
voluntariado, o trabalho assalariado, a vida familiar ea vida profissional, sem limites,
para apagar as relações de trabalho de subordinação. Basicamente, relações hierárquicas,
trabalhando em uma divisão entre aqueles que prescrevem e os que trabalham para tornar
tudo isso possível, ele pode ser limpo idéias e permite estabelecer limites ... Eu estou
pedindo demais.

[1] Apenas o nome é alterado, o resto é autêntico.