(pt) Presidente Fech e CPC comentário: "Ter medo de anarquismo não faz sentido" (ca, en)[traduccion automatica]

Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2014 - 09:56:17 CET

Referindo-se a declarações do presidente da Confederação da Produção e Comércio (CPC),
Andrés de Santa Cruz, em que os anarquistas estão impulsionando greves nos portos do país,
o presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH), Melissa
Sepulveda, que postulou que posto de professor universitário na lista de Luta, que
consiste anarquista actual coletiva, respondeu afirmando que "os trabalhadores podem ter
orientações políticas, como ele (Santa Cruz) vai tê-los também." ---- Melissa Sepulveda
disse que "usar o termo anarquista é uma estratégia que tem sido usada desde há muito
tempo, não só com os trabalhadores portuários, mas agora com as comunidades mapuches, e
realmente com medo de anarquismo, que é uma corrente ideológica e que é uma fonte de
pensamento, eu acho que não faz sentido. Aqui tudo o que está sendo dito é que no Chile
não pode violar os direitos dos trabalhadores. "

O líder estudantil disse que "a greve de estivadores em Mejillones é completamente legal e
que o que eles estão pedindo para ser reconhecido como uma união de negociação colectiva.
O sindicato tem tantos trabalhadores são empregados pela empresa e também todos os
trabalhadores. É uma acusação infundada. Eu acho que é o que está sendo experimentado é
coisa séria violação dos direitos dos trabalhadores, o que é um problema que vem ocorrendo
há algum tempo, e estivadores deram um exemplo de coragem e organização para o que eles
dizem que é a revisão do Código do Trabalho do Chile, onde a sindicalização, onde não é
possível evitar que a negociação coletiva ", disse Sepúlveda.

Ele acrescentou que "tem havido uma tentativa de silenciar primeiro, a mobilização de
trabalhadores portuários e, por outro lado, caricatura ou demonizar uma mobilização que é
legítimo e que é condições mínimas para os trabalhadores chilenos."

Quanto Santa Cruz disse que se estivadores argumentam que eles estariam violando seus
direitos, então por que não recorrer aos tribunais, Melissa Sepulveda, disse que "apesar
de eu ter tido contato com trabalhadores portuários para mostrar solidariedade para com
eles, não saber quais as acções que estão a tentar resolver a violação de seus direitos.
Com as empresas o problema que o Estado quer assumir o jogo e justiça em favor da empresa,
neste caso, Puerto Angamos sempre acontece, eu acho que aqui você tem que olhar todas as
alternativas para denunciar o que está acontecendo com os trabalhadores Os chilenos, e não
apenas as manifestações, mas também encontrar a ação jurídica adequada. "

O presidente da Fech, disse que "em 2013 a mobilização dos estivadores em chamar
agrupamento meia hora, nós estamos falando de meia hora para comer, ou seja, do ponto de
saúde um direito humano básico fundamental, a fim que não foi cumprido, ele foi
substituído por um bônus mínimo. Há coisas de condições mínimas de trabalho estão sendo
violados no Chile, que têm que ser verificados, não apenas por meio de demanda para os
setores organizados, é o governo que tem que tomar cuidado com o que está acontecendo com
seus funcionários hoje em dia. "

Quanto à preocupação do CPC, porque o desligamento é realizado em momentos importantes na
exportação de frutas, o líder estudantil disse "bem, isso é certamente uma preocupação, e,
portanto, é necessário procurar um início, e o Governo a intervir e manifestar essa perda
não vai mais ocorrer. Os trabalhadores são a única forma de colocar pressão sobre tão
básico como é o reconhecimento de um sindicato ou uma hora de meia de agrupamento aspectos ".

upi / s

Link relacionado: http://www.elmostrador.cl