(pt) France, Alternative Libertaire AL #233 - Kash Leone ativista rapper: "Queríamos mostrar a face de funcionários" (en, fr) [traduccion automatica]

Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2014 - 15:35:00 CET

Kash Leone rapper em torno do qual nasceu a idéia do concerto organizado pela testa
anti-capitalista Nantes em 28 de setembro. O ex-trabalhador da PSA Aulnay e autor da
canção Ele pode continuar, ele respondeu às nossas perguntas com seu cinegrafista, Seb,
outro ex-PSA. ---- AL: Como surgiu após o anúncio do encerramento de Aulnay? ---- Kash
Leone: Considerou-se que isso iria acontecer e lá estava o anúncio do encerramento, assim
vivo. Uma vez por semana nós tivemos uma reunião, fomos informados "PSA Aulnay será
fechado." No momento em que é branco, e depois muito rapidamente, pequenos grupos foram
formados, há pessoas que começaram a funcionar na fábrica, para chorar, para ser riscado
---- Como surgiu a idéia da canção? ---- Kash Leone: eu tinha feito um show em PSA, as
pessoas sabiam que eu era na música. Disseram-me: "Kash, preciso de você para fazer uma
peça sobre ela." Meu primeiro objetivo era que ele corresponde aos meus colegas. No
anúncio do encerramento, havia duas semanas antes do feriado - onde a planta se fecha por
um mês. Este é o lugar onde eu fiz.

Como foi a gravação de vídeo na planta de Aulnay?

Kash Leone: Eu linha monitor eo Seb trabalhos de manutenção, por isso, vamos antes que o
outro para garantir que as máquinas funcionam. Fizemos trilhas para um clipe e quando os
operadores voltaram, eu os fiz ouvir a música e eu disse: "Agora nos voltamos um clipe,"
começou a filmar em segredo.

Neste ponto, a greve não tinha começado?

Kash Leone: Isso foi antes de a greve não era a direção para saber o que estávamos
fazendo, se foram tomadas Seb e eu foram transferidos, tomamos riscos. Por dois meses e
meio que tiro em segredo, há uma cena de fora dos portões, onde apenas um terço daqueles
que foram cometidos para vir estão lá. A greve começou no dia 15 de Janeiro e ainda o
anúncio foi feito em julho, não houve tempo antes do vencimento, as primeiras pessoas
estavam um pouco grogue, eles anunciaram que apenas antes das férias, eles planejaram seu
golpe.

É o que você diz que você fez um clipe militante?

Kash Leone: Há mais de 50 pessoas de PSA no clipe, queríamos mostrar o rosto dos
trabalhadores, existem pessoas que eu mal conheço, mas eu não grampo militante, ou
atacante, porque a greve não tinha começado. No clipe, há marcante, mas não só, há também
trabalhadores que pretendem permanecer no grupo de trabalhadores que têm empréstimos, há
muitas pessoas que, em vida, não saltam, c ' É difícil para eles.

A gestão da PSA sabia para o clipe?

Kash Leone: Havia barulho havia um clipe, por isso foi convocado por meus chefes. Eles me
disseram que eu tinha feito um trabalho muito bom, e perguntou se eu tinha pensado em
minha reabilitação. Eles me ofereceram um gerente de unidade de lugar (por isso acima do
meu post), bem pagos, em Poissy, e depois eles me disseram que tinha ouvido falar de um
clip de encerramento. Indiretamente, eles me fez perceber que se eu não sair o clipe, eu
poderia ter um bom trabalho. Recusei-me e três dias depois que eu joguei o clipe na internet.

A música eo clipe que foi rapidamente divulgada?

Kash Leone: No dia seguinte, a planta não estiver em execução, nós estávamos em BFM, então
i> Télé ... Ele tem sido chamado por muitos jornais ... Vimos a mídia "tubarões" que
buscam novidades. Na internet ele saiu bem (mais de 117 mil visualizações), enquanto que,
inicialmente, dizia-se que 10 mil visualizações de 3.000 funcionários, foi bom.

É que houve críticas de alguns funcionários da PSA?

Kash Leone: Alguns disseram que tinha feito para a promoção do álbum a canção, eu estava
hesitante em colocá-la no álbum, mas eu colocá-lo para imortalizar em um suporte. Alguns
sentiram que não havia atacantes suficientes no clipe, mas muitos sindicatos veio nos
agradecer porque o burburinho na cobertura da mídia sobre a luta. Fizemos concertos para
apoiar o fundo de greve. Eu acho que o clipe não foi ruim para os funcionários, há até
mesmo os professores que estão estudando para seus alunos.

Como trabalhar o fundo de greve?

Kash Leone: Para doações: o empregado-es PSA Renaud, Michelin, Arcelor ajudou ... O fundo
de greve se recuperou mais de 950.000 euros. A cada mês, teve ponto e fundo de greve pago
dinheiro, se você fosse menos do que um determinado número de dias de greve na semana que
tinha direito a nada. A seguir estão alguns que tentaram obter o dinheiro de ambos os
lados. Acho que é não é pior. Eles não eram numerosos e, felizmente, as pessoas que
dirigiam o fundo de greve foram graves. Nós não temos o direito de reclamar o dinheiro sem
reduzir nossa folha de pagamento.

Como aconteceu entre grevistas e não-grevistas?

Kash Leone: Não papelão rebelde gritando mais alto que todo mundo e não encontrar um cara
me disse "Por que eu deveria ir para a greve, por isso estamos tentando transar com
qualquer coisa e temos o nosso salário? " . E depois há pessoas que nunca falam e que fez
a greve de quatro meses. Alguns entraram em greve, voltou e parou, mas voltou alguns
artificial para que a linha nunca começa. Eu nunca vou escrever sobre alguém que não quer
a greve, porque é difícil. Há também aqueles que empurrou o interino para atacar, sabendo
que Aulnay, metade saltou interino e interino que era um bom terço dos trabalhadores, mas
para eles, então é a Lista Vermelha ínterim, é ainda mais difícil!

Em sua música, você tem ecoado os trabalhadores?

Kash Leone: Notei que as pessoas estavam dizendo, todas as idéias e eu tentei trazer para
fora as emoções: depressão, tristeza, raiva, desconforto ... Eu queria que fosse o som de
tudo o que fazenda para todas as caixas .

Cita assassino, é que antes de fazer este vídeo, você já contratou um rapper?

Kash Leone: me que eu sou um rapper um pouco gueto ciente, eu cresci com Fabe, Conexão
Scred, NTM. Assassino é mais o seu discurso me agarrei, Odyssey segue o seu curso, eu
kiffais completamente. Tento mostrar que não deixá-lo ir. Ele também foi jogado na prisão
de mulheres em Rennes neste verão.

O que você faz para a sua demissão?

Kash Leone: Depois de 11 anos na SAP, eu tenho fogo em 21 de junho Eles decidiram marcar a
ocasião para o festival de música. Seb, o cinegrafista, foi demitido em 22 de junho,
depois de 12 anos. Eu tento me correr como empresário no som, e então eu faço shows em
todos os lugares. Se isso não funcionar, eu vou tentar encontrar um trabalho em part-time,
porque eu tenho uma família.

Entrevista por Maud (Nantes AL)