(pt) Anarkismo.net, Ansiedade e terror em Pradera, Valle del Cauca (Colômbia) por José Antonio Gutiérrez D. (ca, en) [traduccion automatica]

Sábado, 18 de Janeiro de 2014 - 11:23:15 CET

Quando você vê os ataques como este, deve-se perguntar quem se beneficia com este clima de
medo e ansiedade, principalmente quando o "hit" ocorre no coração da comunidade, a poucos
dias do início desses panfletos ameaçadores. ---- Ansiedade e terror em Pradera, Valle del
Cauca ---- Quinta-feira 16 de janeiro de 2014: Uma bomba explodiu na motocicleta Pradera,
Valle del Cauca, perto do prefeito deixando um morto e mais de cinqüenta feridos.
Imediatamente, o presidente Santos eo ministro da Defesa culpou as FARC-EP deste "ato
irracional". Os meios de comunicação, que não são usados para investigar as convicções
repetidas acrescentando que os insurgentes, assim, inaugurar o fim do cessar-fogo
unilateral de um mês, sem fornecer qualquer evidência de autoria e sem esperar por um
pronunciamento oficial da guerrilha[1].

Houve um tempo em que a palavra "supostamente", quando foi estabelecida com certeza foi
utilizada a autoria de um fato. Hoje, a mídia funciona, de forma acrítica, como um
apêndice à propaganda do governo e do exército. entanto, em Prado própria rainha
perplexidade, confusão, medo. Baseando-se no contexto atual, pode-se pensar que talvez não
seja o movimento guerrilheiro que está por trás do ataque, em particular no contexto em
que ela ocorre ea seqüência de eventos que estão ocorrendo no local por algumas semanas.
Isso talvez existam forças que atuam a partir do escuro para enviar uma mensagem para a
comunidade eo país. Mas, para isso, você deve tomar o que está acontecendo em Prado e as
circunstâncias em que ocorreu o ataque.

Prairie cidade de lutas

Pradera é uma cidade no sul da Vale fundamental para a compreensão do processo de
rearticulação do movimento popular que levou ao ciclo poderoso de protesto que vem
experimentando na Colômbia a partir de 2008 Cauca. A greve dos cortadores de cana, que
viveu na segunda metade do ano, foi um marco importante que tirou a natureza exploradora e
desumana do atual modelo de desenvolvimento agro-industrial precário que é apresentado
pelo governo como a panacéia que vai levar a Colômbia progresso. A resistência dos
cortadores foi o início deste despertar social [2]. Embora mais tarde os líderes [3]
sofreu assédio, ameaças, violência, demissões, nenhum progresso concreto para a maioria
dos trabalhadores que estão agora tão grande mecanização inimigo cortadores novamente
redundantes. Ao mesmo tempo, a luta camponesa, liderado pela Associação de Agricultores de
Ontário (ASTRACAVA) Trabalhadores e Camponeses Coordenação de Valle del Cauca (CCVC),
também tem feito progressos significativos e hoje tudo está a uma curta distância para
formar uma Área de Reserva Rural em Prairie e na cidade adjacente Flórida. Um dos líderes
da região ameaçada camponeses, Jesus Hurtado (ASTRACAVA), explica que " há um progresso
significativo na área de reservas rurais. Estivemos reunidos com outros movimentos
camponeses ... INCODER [Instituto Colombiano de Desenvolvimento Rural] está acompanhando
de perto o processo, as comunidades receberam a proposta de forma impressionante, o
prefeito também está pendente, três vereadores para colocar a proposta , tudo está se
movendo para a frente de forma dramática. Mesmo no plano de trabalho deste ano falamos
sobre visitando as comunidades para formar uma equipa dinâmica desta proposta, que temos
vindo a trabalhar em conjunto e agricultores indígenas interessados em nossa cidade para a
frente . "

As garras do paramilitar

Mas se as pessoas estão avançando, aparecem forças das trevas (que todo mundo sabe, mas
ninguém quer nomear por medo) para desacelerar o ritmo de mudança através do terror e da
violência. Este progresso e força recebe esta proposta e combatividade ea coragem
demonstradas pela comunidade do Prado durante a longa luta dos cortadores, fizeram o grupo
paramilitar da proteção fornecida pelo Exército, voltou suas atenções para este município.
Um fato preocupante foi experimentado na segunda-feira 13 de Janeiro, quando um grupo
paramilitar que se autodenomina "Bloquear Militar Valle-Restolho-Águias Negras" circulou
entre várias expressões sociais e políticas presentes na cidade (incluindo Fensuagro-CUT,
ASTRACAVA, o . Bureau Agrícola e Diálogo Popular e Acordo-MIA, Patriótica de março de
Direitos Humanos Rede Francisco Isaías Cifuentes, reserva indígena KWET Wala, Pupsoc, etc)
o seguinte panfleto ameaçador:

CAUCA VALE BLOCO MILITAR

MORTE frase para bastardos GUERRRILLEROS Prairie e FLORIDA. MOTHERFUCKERS guerrilha,
ajudantes, HABLAMIERDAS, tits ass MENTIROSOS pelos agricultores indianos e deixando as
pessoas não funcionam bem com seus FAGS PAROS DANIFICAR A EMPRESA VAI TERMINAR o tiro e
identificaram os MILITAR DECLARAR GOALS: INVASOR LAND JESUS HURTADO (BLACK CÃO) DE
ASTRACAVA, abrigo para Indian Prairie, os membros de tais COORDINASION CAMPECINA vale, o
PATROTICA GUERRILHA DRIVE, os comunistas da UP aos defensores ONGs A guerrilha, as áreas
PROMOTORES CAMPECINA RESERBA à mesa como MIA são apenas os bastardos COMUNISTA GUERRILHA
DISCURSO dia não ter contado UMA VEZ POR TODAS OU VAN e pradaria ou da Flórida e nós
apenas liquidada desaparecer AINDA E FAMÍLIAS têm que descer oito dias para desaparecer a
partir desta área ou não quer abrir ou desmembrado e valas comuns PARA VOCÊ guerrilheiros
SABRAN breve vamos entender que nós não somos comunistas JOGO DAS CADELAS ser um inferno
BIENVIENIDOS BOAS PESSOAS Apoiamos e agradecemos ao VAN SEM COLÔMBIA COMUNISTA, NÃO SE SEM
VELOCIDADE patriótico, SIN guerrilha, a morte ea agricultores indianos NÃO DEIXE QUE REGEM
A MORTE aos invasores da Terra, MORTE AOS TERRORISTAS COMUNISTAS SEM GUERRILHA VIVA
COLÔMBIA! VIVA! VIVA! [4]

Este panfleto, em que as ameaças se concentram diretamente na pessoa do líder camponês
Jesus Hurtado, é uma agressão clara contra o avanço das lutas populares, tornando proposta
direta e indireta menciona Camponês Reserve Zona e a actividades agrícolas e populares
articulados na EIS. Nós Hurtado diz que essas ameaças não são novas. " No meu caso, em 29
de agosto, quando eu fui para o meu local de residência depois de uma marcha pacífica de
apoio popular na agricultura e desemprego em Meadow Park, dirijo-me a três tipos e me
perguntar como vai o desemprego , e em seguida deixado pendurado minha casa. Quando as
tabelas são instaladas na casa Prado camponês, deixei minha casa e me seguido pessoas,
tornei-me dois tipos de par e acompanhou-me até que eu cheguei para a reunião, isso
aconteceu três vezes. Portanto, exigimos garantias . " Garante que, até à data, não
resolvido. caso de Hurtado não é única. Líderes cortadores raros sofreram repetidas
ameaças, especialmente o líder dos corteras mulheres, Alfamir Castillo , que também é um
lutador incansável pela justiça para seu filho assassinado Darbey Mosquera Castillo, no
caso de "falsos positivos" pelo Batalhão 57 Counterinsurgency e VIII Brigada do Exército
(2008). Ela foi deslocada Prado maio 2013 devido a constantes ameaças recebidas tanto ela
e sua família. Hoje este panfleto ameaçador deixa claro que o conjunto do movimento
popular em Pradera é um alvo. E não só eles: ódio contra refletindo ódio indígenas e
camponeses, generalizada e indiscriminada, mostra que a política de expropriação e
deslocamento continua tão animada como nos piores dias da AUC.

Ameaça paramilitar ... que bate?

Este é o contexto em que devemos começar a analisar qualquer evento que ocorre em Pradera.
Uma vez que todos os fatos olhar, nada é tão clara como nas declarações do ministro da
Defesa ou do presidente. Quando você vê os ataques como este, deve-se perguntar quem se
beneficia com este clima de medo e ansiedade, principalmente quando o "hit" ocorre no
coração da comunidade, a poucos dias do início desses panfletos ameaçadores. O paramilitar
está vivo e bem na cidade e um ataque e pode buscar uma dupla finalidade. Para a
comunidade, só iria gerar terror, confusão, ansiedade. Em todo o país, poderão solicitar
para enviar uma mensagem contra o processo de paz. Sabe-se que o processo de negociações
entre o governo ea insurgência tem inimigos poderosos, eles não precisam se agachar, e,
historicamente, recorreu à guerra suja de impor sua vontade a ferro e fogo. Enquanto não
há nenhum pronunciamento oficial da insurgência e sólida evidência contra eles é hipótese
bastante plausível é, de fato, os paramilitares que está por trás deste evento sangrento
ocorreu em Pradera. Não pela primeira vez: Eu me lembro da série de auto-ataques montados
pelo exército durante as campanhas presidenciais de Uribe ou bombardeio brutal em Ituango,
Antioquia, em 2008, em que todos os meios culpou coro FARC -EP, quando finalmente foi uma
ação paramilitar. Hurtado explica o próprio Jesus, que já teve que deixar Prado deslocados
devido à gravidade das ameaças ", depois de todo o assédio que eu já experimentei, que
panfleto aparece de vez em quando esta bomba é, como você vai ver, a situação no Vale
Prairie e é muito precário . " " Eu sou parte de mesa de negociação a partir de MIA para
níveis municipais, departamentais e nacionais ", explica Howard. " No prado temos
argumentado que deve haver garantias para líderes repetidamente ... temos levantado à mesa
de negociações e do prefeito ao representante municipal estar presentes nas reuniões e
nunca veio. Os líderes do processo de unidade popular, Astracava, obter garantias para
dizer o que você pensa e ver em Havana que estão discutindo essas coisas e aqui em Pradera
não vejo isso . " realmente não se parece ou Prado ou qualquer outra parte do país.
Enquanto garantias regime de política mais bonita falando, o pluralismo, a democracia, e
assim por diante, a realidade mais insuportável da repressão no terreno se torna.
Repressão às vezes opera seletivamente e outro terror generalizar entre a população. Daí a
importância de questionar tudo o que é dito nas manchetes: a de que é o primeiro passo
para resistir ao terror.

José Antonio Gutiérrez D.

[1] http://www.semana.com/nacion/articulo/atentado-en-pradera-valle/371003-3
[2] Ver dois artigos escritos nesse contexto http://www.anarkismo.net/article/ 10668 e
entrevista http://www.anarkismo.net/article/12844
[3] http://www.anarkismo.net/article/17505
[4] Você pode ver o panfleto na denúncia emitido pela Rede HR "Francisco Isaías Cifuentes".
http://www.reddhfic.org/index.php?option=com_content&view=article&id=660:au-valle-del-cauca-13-enero-2014&catid=113:valle2013&Itemid=223
também pode ver a entrega da comunidade indígena de Prado
http://justiciaypazcolombia.com/Amenazas-de-paramilitares-a