(pt) France, Alternative Libertaire AL #235 - Crônicas de trabalho alienado: "Nós éramos amigos ... "Damien, capataz (fr, en) [traduccion automatica]

Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 - 20:10:42 CET

Crônicas de trabalho alienado por Aline Torterat, médico do trabalho  Damien, chefe de
construção[1] ---- Comecei a trabalhar muito jovem em obras públicas. A ação, natureza, e
uma certa autonomia. Eu gostava e eu ainda amo ele. Então, por acaso, encontrei-me
especializar na área de vedação. A qualidade é o principal e que exige uma boa questão de
controle profissional. Além disso, os sites não abundam, portanto, não há risco de
desemprego. Passei mais de 15 anos na mesma empresa. Este é o lugar onde eu aprendi tudo.
I foi apreciado por minhas habilidades e minha força. É verdade, eu posso dizer que eu
nunca estive doente. Eu sou um grande atleta. Eu sou forte para os meus 40 anos. ---- Em
seguida, um dos meus melhores colegas embarcaram colocando-se por conta própria. Iniciando
seu negócio bem, ele me levou com ele. Normal, nós éramos amigos, e sabíamos que tínhamos
valores comuns.

Pedi demissão e me tornei seu capataz, para liderar uma equipe de sete ou oito telhados.
Obviamente, não estava ocioso, é um trabalho muito físico com terraplenagem e trabalhos
pesados ​​com ferramentas vibratórias e produtos químicos quando se espalham betume
quente. Minha equipe trabalhou muito bem, porque eu não estava relutante em trabalhar com
eles.

Eu estava um pouco treinador. E agora que no início do ano, de repente eu estrangulada
hérnia. Complicações operação de emergência. Então, eu saía do trabalho de dois meses.
Então, em casa, eu estou caindo e eu estou à esquerda com uma entorse no tornozelo grave
ea necessidade de passar por um elenco de um mês sem poder colocar os pés no chão, seguido
de várias semanas de reabilitação . Nova parada de um mês e meio ampliou o primeiro.
Infelizmente, o meu sofrimento não havia terminado.

Porque a dobra, eu agravado o problema do meu ombro direito. A dor era insuportável. Levou
cirurgia. Dois meses de paragem adicional por causa do meu trabalho. Meu chefe tinha sido
um pouco quieto durante os quase seis meses de ausência. Apenas duas ou três chamadas.
Quando cheguei, ele me fez entender que ele não acreditava muito em meus rebotes história
e ele me disse que não iria me considerar se eu queria ir. Foi realmente um amigo. Eu
percebi que tinha se tornado um chefe que não tinha mais dos mesmos problemas que eu. Sua
empresa, que paga-lo, seu poder dominante lhe permitiu apagar a particularidade do nosso
relacionamento eu pensei igualitária. Eu só percebi um relatório bom salário muda as
coisas em relações humanas. Tenho um compromisso no negócio que eu tinha deixado. Eles vão
me levar.

[ 1 ] Apenas o nome é alterado, o resto é autêntico.