(pt) A verdadeira face da violência! by Federação Anarquista Gaúcha - FAG

Domingo, 16 de Fevereiro de 2014 - 10:44:29 CET

Na última assembléia do Bloco de Lutas, ocorrida no dia 12/02 no Sindicato dos
Municipários de Porto Alegre (SIMPA) nos esbarramos com mais uma covarde investida do
aparato repressivo do Estado que de forma ostensiva tem encaminhado policiais a paisana
para atos e instâncias organizativas não só do Bloco de Lutas mas do conjunto dos setores
em luta no Estado. ---- Há poucos meses da Copa do Mundo o Estado brasileiro, amparado nos
grandes oligopólios da imprensa e nas classes dominantes promove uma grande intensificação
da repressão política contra os setores populares organizados. Com a morte acidental de um
trabalhador cinegrafista em um ato contra o aumento das tarifas do transporte público no
Rio de Janeiro tem se desatado uma grande ofensiva que visa aprovar uma lei
antiterrorista. Já em Porto Alegre, a espionagem contra os setores populares organizados
começa a se direcionar contra filhos de militantes.

Sobre a recente tentativa de criminalização das lutas (FARJ)
[...]

No entanto, dessa vez essa covarde atividade de espionagem que conspira contra o direito
de reunião e organização mostrou a sua verdadeira face, deixando evidente que para os de
cima a repressão indiscrimida através de métodos da mais perversa e sádica violência é o
que lhes interessa para manter "status quo". Na assembléia em questão, por casualidade,
companheiros desmascararam a atividade de um policial a paisana que trabalhava para a
empresa de segurança Aquilla, responsável por essa prestação de serviço ao sindicato. Este
agente, infiltrado propositalmente no espaço do sindicato com o intuito de investigar as
movimentações que lá ocorrem, vinha fotografando diversas pessoas, entre elas o filho de
uma companheira de nossa organização.

O fato só foi descoberto quando nossa militante foi informada por seu filho que estava
sendo fotografado e provocado através de sinais pelo agente. Ao ser abordado por
companheiros presentes na assembléia o caso imediatamente veio a tona quando se observou
as dezenas de fotos da criança e companheiros militantes presentes na assembléia, fotos
que o agente foi obrigado a apagar por diversos companheiros que o abordaram.

Essa covarde intimidação não é um caso isolado e não se dirige exclusivamente a nossa
companheira que teve seu filho ostensivamente intimidado pelo covarde agente na
assembléia, mas sim parte de um processo repressivo que segue se intensificando dia-a-dia.

Nas jornadas de luta de 2013, fomos atacados exaustivamente por este aparato repressivo,
com atos reprimidos por milhares de bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, balas de
borracha, spray de pimenta e cassetetes que vitimaram os diversos protagonistas das
jornadas de Junho, quilombolas, indígenas e educadores que lutavam pelo pagamento do piso
do magistério além da investida repressiva do 1 de Outubro, quando inúmeros companheiros e
organizações que integram o Bloco de Lutas (entre elas nossa organização) foram vítimas de
mandados de busca e apreensão, onde a polícia civil aprendeu de forma indiscriminada
computadores, cadernos e livros de estudo e fotografou quadros "suspeitos".

Antes da investida do 1 de outubro nossa organização foi alvo de uma invasão ilegal por
parte da polícia civil no mês de junho, quando esta arrombou o Ateneu Libertário, local
onde nos concentramos, e aprendeu materiais de propaganda, como tintas e solventes
buscando apresentá-los como artefato explosivo, além de aprenderem livros de nossa
biblioteca junto do cadastro das pessoas associadas na mesma, apresentando estes livros em
uma coletiva como uma prova de crime "aprendemos vasta literatura anarquista" afirmava o
delegado Ranolfo Vieira Jr. então chefe da Polícia Civil. Até hoje não tivemos o
conhecimento do mandado judicial para tal investida e os poucos livros de nosso acervo
devolvidos foram na casa de um companheiro, em uma nítida manobra com o intuito de nos
intimidar.

De norte a sul do país, onde as ruas arderam dando um basta a neurótica vida que suportam
os de baixo com a precarização cada vez mais acentuada de direitos básicos, como educação
e saúde, ao passo que o governo investe fortunas galopantes para garantir a copa e as
olimpíadas esse expediente foi via de regra comum, alterando na intensidade de sua
manifestação, mas nunca em sua disposição de ir até as últimas consequências para garantir
a tal "manutenção da ordem".

O que temos visto nesse ano que se inicia é uma intensificação destas medidas repressivas.
Nas últimas semanas os oligopólios da grande mídia, em especial as organizações Globo, a
qual a RBS é afiliada, tem desatado uma verdadeira guerra psicológica, se aproveitando de
um estúpido acidente que trágica e lamentavelmente vitimou a vida e a família de um
trabalhador cinegrafista, para tensionar a favor da aprovação do projeto de lei
antiterrorista no Senado, onde possuem um tal "defensor dos direitos humanos" conhecido
como Paulo Paim/PT como um dos principais agitadores da lei, buscando desatar um golpe
traumático contra os setores populares organizados que não se fiam pela política de pacto
social que hoje costuram o governo Dilma junto às patronais e às burocracias sindicais e
de movimentos populares cooptados. A aprovação desta lei tende a abrir precedentes para
uma enxurrada de prisões, mandados de busca e apreensões e por que não, torturas e
assassinatos? Essa campanha parte hoje do Rio de Janeiro, mas suas consequências já estão
se nacionalizando a passos largos e caso os setores populares não respondam a altura o
retrocesso será enorme.

Essa intensificação se manifestou por essas terras na última assembléia do Bloco de Lutas.
Até então, todos nós, militantes dos mais distintos setores, organizados ou não, sabíamos
e denunciávamos que vínhamos sendo perseguidos e vigiados de forma ostensiva, com o grampo
de telefones e comunicações virtuais, assim como em muitos casos com agentes de campana
nas proximidades de nossas residências. No entanto, essa foi a primeira vez que se revelou
a investida policial contra crianças, filhos de militantes. Perseguir e investigar filhos
de integrantes das "Forças Oponentes" seria uma clausula secreta do documento "Garantia da
Lei e da Ordem", aprovado em dezembro pelo "progressista" ministro da defesa Celso Amorim?
Estão nossos filhos agora sujeitos a prisão, a violação e a tortura, como estiveram
inúmeros filhos de milhares de companheiros que lutaram contra o regime de Terror de
Estado que se abateu no país há 50 anos, impulsionado por uma sacro santa aliança entre
oligopólios da grande mídia (a exemplo das organizações globo), associações patronais (a
exemplo da FIERGS e FIESP, assim como dos grupos Gerdau e Ultragás), o aparato repressivo
e as oligarquias? Após grampearem os passos de nossas crianças e intimidá-las pretende o
Estado e as classes dominantes também sequestrar os filhos de nossas companheiras no
momento de seu parto, para trocar suas respectivas identidades?

Ai está a verdadeira face do Estado e suas classes dominantes, o lobo em pele de cordeiro,
que fala como vítima da violência quando desata esta violência indiscriminadamente, seja
nos atirando em vilas sem saneamento básico, saúde, educação, com a falta de água e luz,
na exploração do trabalho precário e sem direitos, seja na força bruta para manter essa
situação. Essa é a verdadeira situação que buscam encobrir com um forte apelo
sensacionalista as hienas de plantão através do seu monopólio da informação.

Ressaltamos que desde o ocorrido estamos em contato com a direção do SIMPA, que pronto
afastou o agente em questão e se comprometeu em tratar o assunto em caráter de urgência em
suas respectivas instâncias, assim como seguir solidário nas mobilizações do Bloco de Lutas.

Seguiremos mobilizados e não nos intimidaremos com mais este covarde ataque.

Barrar a criminalização e a lei antiterrorista!
Não se intimidar! Não se desmobilizar! Rodear de solidariedade todos os que lutam!
Não passarão!
Federação Anarquista Gaúcha - FAG

14 de Fevereiro de 2014.

Obs. Divulgamos abaixo o relato da situação escrito por nossa companheira que teve o filho
intimidado na assembléia.

Quem são os terroristas que o Estado Brasileiro tenta acossar hoje? Os pobres rebelados?
Os negros cansados da escravidão moderna? Os indivíduos que vão a protestos e quebram
vidros? Os militantes que se organizam politicamente e que são oposição as elites?

Mas, o relato que quero fazer aqui em caráter de denúncia é que, meu filho que tem sete
anos, no dia de ontem, 12 de fevereiro, em ocasião da assembléia do Bloco de Lutas, no
Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, foi intimidado e fotografado várias vezes por
um p2 (polícia a paisana) que estava trabalhando de segurança para o sindicato citado. O
meu filho estava tomando banho de chuva ao lado de fora da assembléia quando eu percebi
que este homem estava falando de forma estranha com ele , me aproximei e disse que eu era
mãe do menino e que ele não podia falar deste jeito com o pequeno. Nisto me volto para
assembléia e o pequeno me chama e diz: "mãe o cara ali fez sinal que ta me cuidando e
tirou fotos de mim!" Indignada vou atrás de outras pessoas para dizer o que estava
acontecendo, nisto outra pessoa também me confirma o relato do meu filho, prontamente fui
atrás do homem que estava tentando entrar rapidamente para se esconder dentro do sindicato
e eu comecei a perguntar o porque das fotos, o mesmo só dizia que era trabalho dele! Eu
perguntei se ameaçar criança e registrar fotos do meu filho era trabalho dele...Nisto
companheiros chegaram e cercaram o mesmo para ver seu telefone e realmente havia várias
fotos do menino, assim como de outras pessoas da assembléia e de mais outras crianças! O
meu filho ficou com medo e muito nervoso e eu também fiquei muito indignada por tamanha
covardia por parte dos que querem nos investigar e intimidar, tivemos que sair
acompanhando até em casa antes mesmo do fim da reunião. Como lidar com este tipo de coisa
é a pergunta que como mãe e militante me faço desde ontem, meu filho desde que nasceu me
acompanha nas peleias que eu estive envolvida, desde minha militância no Movimento Sem
Terra até os dias de hoje, mas ontem foi a primeira vez que alguém fez um golpe tão baixo,
usando o medo do meu filho para me atingir. Lembrei das histórias da ditadura, das
perseguições a familiares como forma de amedrontar militantes, lembrei das crianças
desaparecidas, lembrei de o quanto isso nos fere. Mas lembrei também que não estamos só,
que não vão nos calar, que esta luta é justa, que os terroristas estão no poder, que vamos
denunciar esta pessoa, que vamos investigar os motivos destes registros e seus mandantes.

A repressão que está em marcha no país começa a ganhar contornos mais fortes nos últimos
dias. A grande mídia como abutre se aproveita dos restos mortais do cinegrafista do RJ
para atacar cada vez mais os protestos e as organizações que fazem parte do novo cenário
político que, de sul a norte, toma conta das ruas gritando por melhorias nas questões
sociais. A passos largos começa a caminhar um ataque furioso ao direito de manifestação,
elaborado em conjunto com grandes meios de comunicação que todos os dias produzem suas
"verdades" e disseminam ódio contra os que estão em luta. Não bastasse a mídia, também
entra em jogo medidas de leis que são completamente criminalizadoras e que vão se aplicar
contra aquelas e aqueles que estão nas ruas por garantia de direitos e mudanças concretas,
incluindo o direito de se manifestar! Leis como: domínio do fato, lei de segurança
nacional ( já usada contra militantes de movimentos sociais do país), agora chega com a
mão dura do Estado, ainda para ser aprovada, a lei anti-terrosista, que preve pena de até
30 anos de reclusão.

Certamente, se aprovada, esta lei pode abrir gravíssimos prescedentes aos direitos humanos
e democráticos.

Já estou sendo investigada pela Polícia Civil do estado no mesmo processo que indicia
vários militantes do Bloco de Lutas. Sou militante da Federação Anarquista Gaúcha (FAG)
que durante os últimos anos vem sofrendo com campanhas criminalizadoras por parte da mídia
e dos governos, só no último ano tivemos nossa sede invadida pela polícia do governador
Tarso Genro (PT) duas vezes em menos de quatro meses, os únicos elementos perigosos
encontrados lá dentro foram livros... Esta é a velha política de intimidar, criminalizar,
reprimir, perseguir e condenar os movimentos populares e organizações. Mas, intimidar uma
criança? Registrar fotos de meu filho? Como fica isso para os governos que se dizem de
esquerda e democráticos?

Observo que se alguma coisa acontecer a mim e a meu filho, assim como aos demais compas de
luta, consideraremos responsabilidade dos governos que nada fazem para barrar a prática
dos infiltrados da polícia dentro dos movimentos sociais, seja para fazer ações que nos
culpabilizem, seja para registrar arbitrariamente ou seja para intimidar.

Não vão nos desmobilizar!
Rodear de solidariedade os que lutam!

Lorena Castillo Militante da Federação Anarquista Gaúcha e integrante do Bloco de lutas de
Porto Alegre.

Related Link: http://www.federacaoanarquistagaucha.org/