(pt) Brasil: O que matou Samuel Eggers? ---- Reflexões sobre o assassinato de um anarquista

Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2013 - 16:32:34 CEST

No dia 13 de setembro de 2013, aos 24 anos, Samuel Eggers foi assassinado na cidade de
Caxias do Sul. Desde então a mídia e a polícia vem inventando histórias fantasiosas sobre
sua morte, buscando enquadrá-la em um latrocínio qualquer com mentiras. Muitas são as
evidencias de que são histórias falsas. Tudo nos leva a crer que Samuel morreu pelas mãos
da brigada militar do estado do Rio Grande do Sul, ou por algum assassino vinculado à
elite local, simpatizante de ideias fascistas, protegido e salvaguardado por esta
instituição. ---- Tudo leva a crer que Samuel morreu por se declarar abertamente
anarquista, mesmo em um ambiente acadêmico, durante um congresso científico de psicologia.
Envolvido no movimento estudantil desde sua graduação na Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Samuel foi pouco a pouco se identificando com causas ambientais e sociais,
tendo cada vez mais como norte os ideais de liberdade, mutualidade, igualdade e autonomia
próprios da filosofia libertária.

Há cinco meses atrás, mais de trinta manifestantes que protegiam centenas de árvores na
orla do Guaíba, junto a usina, foram violentamente abordados no meio da noite pela tropa
de choque, sequestrados e humilhados, com autorização do governador e do prefeito, para
que arrancassem as árvores com enormes retroescavadeiras. Samuel estava entre estas
pessoas que protegiam as árvores, este é seu “antecedente” para essa mídia porca e suas
mentiras. Ele tinha como costume compartilhar com amigos e leitores, suas várias reflexões
e leituras através de vários blogs, entre eles, o Tempo de Rebeldia. Foi por meio deste
blog que denunciou os abusos de autoridade e a reconheceu a verdadeira função da violência
policial.

“É possível que alguém que tenha tomado um “atraque” da polícia militar, daqueles que
apontam uma espingarda calibre 12 na sua cara, e ainda acredite que tal ato foi fruto do
despreparo de um policial individual. Que foi um erro num sistema que, de maneira geral,
funciona bem. Mas, quando se tem o privilégio de ser atacado por uma operação deste porte,
passa-se a ver a polícia com outros olhos: como um sistema cruel que corrompe boas
pessoas. Em última análise, a função da polícia não é manter a população segura, mas
mantê-la com medo e obediente. Por isso nós, baderneiros acusados de desacato à
autoridade, fomos tão humilhados – em uma sociedade baseada em obediência e silêncio, não
existe crime maior do que falar a própria opinião e defendê-la de forma minimamente
efetiva.” em Notas sobre o Terror do Estado (parte 2) – 10 de junho.

Com a repressão vivenciada em decorrência do corte das árvores, e mais tarde, diante da
reação da polícia frente às manifestações de junho em Porto Alegre, a compreensão de
Samuel sobre o estado em uma sociedade autoritária, bem como o funcionamento do aparato
repressor se consolidou.

“Não, não é por acaso, equívoco ou erro tático: essa é, e sempre foi, a estratégia da
Brigada Militar. O objetivo dessa corporação não é proteger a população, mas mantê-la
assustada e dócil, com os indivíduos isolados entre si e fáceis de capturar quando se
tornam ameaçadores demais. A polícia militar não é a guardiã do nosso sono tranquilo, mas
o exército que ocupa nossas cidades, e patrulha nossas ruas em busca de rebeldes. Seus
soldados são doutrinados a acreditar que o que fazem é pelo bem de todos, para livrar
nossa sociedade desses vagabundos que ficam fumando crack por aí, roubando quem trabalha.
Aqueles policiais que desceram o cacete, que jogaram bombas e prenderam inocentes
provavelmente acreditam, do fundo da sua alma, que o que estavam fazendo ali era o melhor
– a coisa certa. Na massa que se movia entre cartazes, bandeiras e gritos, os homens e
mulheres de farda não viam nada além de vagabundos que mereciam apanhar por não se
comportarem direito. Por isso foram tão eficientes em seu trabalho, e tão determinados em
varrer o centro de Porto Alegre daquela corja.” em Quando Porto Alegre anoiteceu laranja –
25 de junho.

Podemos não saber quem exatamente matou Samuel, mas sabemos o que matou. Foi morto pelo
fato de ter ideias, ideais e práticas libertárias de contestação. Samuel, que abertamente
se autodeclarava anarquista, morreu graças à irresponsável campanha midiática
antianarquista do Grupo RBS através de seu jornal, a Zero Hora, que a todo custo buscou
criar uma imagem distorcida do anarquismo e dos anarquistas. Também sua memória foi vítima
desta mídia. Depois de seu cruel assassinato, ele que era uma das pessoas mais tranquilas
segundo quem o conhecia, é descrito por reportagens como alguém “violento” por lutar
kung-fu, um “portador de antecedentes criminais”. Para saber mais sobre seu crime, bastam
suas palavras.

“Entrei para o grupo de pessoas que foram presas porque ousaram desafiar a tirania e
combater a injustiça. Finalmente, sinto-me um igual, não apenas diante de homens e
mulheres como Gandhi, Emma Goldman e Thoreau, mas também daqueles camaradas que há muito
tempo gritavam para que eu me somasse à luta. Se queriam me assustar com ameaças, e fazer
com que eu me recolhesse para dentro do meu mundo, fracassaram, pois hoje descobri que não
quero viver numa “democracia” em que eu tenha que me calar e seguir as ordens dos meus
superiores. Jurei que farei tudo que estiver ao meu alcance para tornar o mundo um lugar
onde eu quero que meus filhos cresçam. Guardarei um lugar aqui pra ti, no dia em que
perceberes o mesmo, e seguirei lutando enquanto você não acorda.” em Notas sobre o Terror
do Estado (Parte 1) – 29 de maio.

O que matou Samuel, alguns meses depois, foi seguir firme com esta intenção: desafiar a
tirania e combater a injustiça. Está cada vez mais claro que este tipo de intenção é
considerada inaceitável para sádicos e sociopatas, para os adoradores da ordem que
escondem suas perversões atrás de distintivos, verdades rasas e propaganda institucional.

Mataram-no e buscaram esconder esta morte nos índices de latrocínio aceitaveis, na
indiferença das estatísticas que ocultam os crimes e o terrorismo dos criminosos que se
escondem atrás do poder. Para iludir os vivos criaram uma história tao incoerente que
constrange qualquer pessoa minimamente antenada. As incoerências nas informações contidas
reportagens sobre a investigação da morte de Samuel sao evidentes. Os acontecimentos nao
batem, um ladrao que com uma arma no carro sai para assaltar de mao limpa, uma suposta
reaçao violenta de Samuel nao condiz com sua personalidade, um latrocínio em que nada é
levado. Dois jovens sao apontados como suspeitos. Teriam eles recebido para matá-lo? Ou
estariam sendo ameaçados empurrados de forma a assumir um crime que nao cometeram?
Policiais civis e militares colaboram para esta farsa, e a mídia se esforça para torná-la
lícita.

O mal que abateu Samuel poderia ter se lançado contra muitas outras pessoas, todxs aquelxs
que defendem e se identificam publicamente com os ideais libertários. O que matou Samuel
poderia nos ter matado a qualquer um. Entre nós paira uma certa ingenuidade, a quem
prefira acreditar que não se morre por ser anarquista, a quem prefira acreditar em
“liberdade de expressão”, “democracia representativa”, “estado de direito” e em outros
contos de fada.

Nos dias de hoje, como muitas vezes antes, pessoas são mortas por se colocarem contra a
tirania, jovens são mortos por abraçarem estes ideais. O mal que matou Samuel, é o mesmo
que matou tantos outros antes dele. Este mal fardado e engravatado, está no autoritarismo
e na violência institucionalizada, na ignorância premiada, no exército de sádicos
recrutados e amestrados para “proteger e servir” os interesses dos parasitas sociais a que
chamamos de “elites”, como se fossem seus.

E se nos matam nas ruas o que devemos fazer? Devemos permanecer pacíficos e deixar que nos
martirizem? Nao é a autodefesa um princípio anarquista? Devemos nos esconder da tirania
dos cleptocratas, esperando que por qualquer descuido nos encontrem, que se abatam sobre
nós e sobre as pessoas que amamos? Enquanto isso seguem aumentando seu exército de
sádicos, estao pelas ruas com armas em punhos, apoiados pelos pacifistas espectadores,
caguetas e infiltrados infestam todos os atos públicos e manifestações organizadas,
generais de dez estrelas fantasiam conspirações.

Como escreveu o poeta Maiakóvski

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Antianarquismo é o nome deste mal que precisa ser a todo custo combatido. O que aconteceu
com Samuel Eggers é algo a ser contado, recontado e conhecido. É hora de gritar, é hora de
lutar, é hora de não nos deixarmos tomar pelo medo. Sempre que um dos nossos é morto
lembrem-se das palavras de Émile Henry em seu julgamento, aos 22 anos em 1894, rotulado de
terrorista e guilhotinado por lutar contra a tirania, pelo estado frances:

“Enforcados em Chicago, decapitados na Alemanha, estrangulados em Xerez, fuzilados em
Barcelona, guilhotinados em Montbrison e em Paris, nossos mortos são muitos; mas vocês não
foram capazes de destruir a Anarquia. Suas raízes são profundas; brotam do íntimo de uma
sociedade podre que está caindo aos pedaços; esta é uma oposição violenta contra a ordem
estabelecida; e uma defensa das aspirações por igualdade e liberdade daqueles que se
ergueram contra o autoritarismo vigente. Ela está em todos os lugares. Isso é que a faz
indomável, e por fim ela irá derrotá-los e assassiná-los.”