(pt) Anarquismo no Egito após a Brotherhood: An Interview por Joshua Stephens (ca, en)[traducción automática]

Segunda-Feira, 15 de Julho de 2013 - 08:36:00 CEST

Na manhã que se seguiu ao 30 de junho, quando tirou Mohammed Mursi, Mohammed Hassan
conectado com Aazab enquanto ele tentava manter quatro anarquistas estandes em uma sessão
(sit-ins) maiores no Cairo. Um pouco mais tarde a milícia veio e afastado do cargo Morsi
para cercar os islâmicos como eles fecharam mídia parecia ser parcial para a Irmandade
Muçulmana - em alguns casos, atirando os membros do partido, enquanto sob prisão e para o
local de abate Durantes um seguintes orações sexta-feira. Islamitas têm respondido com
bloqueios nas ruas em direcção ao aeroporto e condução de baixa intensidade das operações
militares espalhadas por todo o país. ---- Para os anarquistas e outros no Egito, para que
a memória tem o dever de lembrar o último período de militares após a saída de Mubarak, o
quadro que emerge é extremamente complexa: os islamitas que pensaram que tinha tomado a 30
de junho estão em retirada, mas nas mãos de uma milícia que poderia facilmente colocar os
outros movimentos populares olho mágico. Isso resultou em muitos exames introspectivos
assim que o tempo parecia certo para resumir a minha conversa com Aazab.

- Quando a revolução começou a 25 de janeiro, houve alguma presença anarquista que estava
consciente?

Não, foi em grande parte limitada a blogs e Twitter.

- Quando você começou a se conectar com outros anarquistas?

Em Tahrir durante o sit (sit-ins) antes de Mubarak caiu.

- Ir além Mubarak teve aspectos particulares da revolução com a qual se sentiam apego?

A organização real, na verdade, começou somente após a queda de Mubarak. Começamos a
conhecer, falar com as pessoas, para imprimir e escrever nossos pensamentos e organizar
reuniões em cafés no centro da cidade, em frente de quem estava lá. Então, nos conflitos
de rua Mohammed Mahmoud off estamos lutando uns com os outros.

- Eu imagino que foi uma experiência muito traumática. Eu pensei que a única caminhada
assustador ao lado dos murais. Será que transformou os anarquistas?

Claro. Depois de retirar Mubarak, trabalhar nas ruas era incrivelmente difícil. Coisas
horríveis que aconteceu em Tahrir e ninguém acreditava. As pessoas acreditavam no exército
e os islâmicos. Depois de retirar Muabarak, o último ano e meio, você poderia dizer que
estávamos lutando contra nossa própria comunidade e quando Morsi tomou posse estávamos
desanimados.

- Foi por esta razão que você tinha dito que você tinha desistido de política?

Sim, exatamente. Eu vou te dizer como um exemplo - neste momento, 90% dos egípcios não
acreditam que o exército disparou balas de verdade as pessoas em Tahrir durante confrontos
fora dos escritórios do primeiro-ministro depois de Mohammed Mahmoud. Muitos de nós
estávamos lá e quatro dos nossos amigos morreram na frente de nós e as pessoas agem como
se estivéssemos mentindo. Merda que você destruir.

- E agora você está basicamente preso entre o exército ea Ikwhan.

E o Antigo Regime. Estamos na merda. Não há quase nada para fazer apenas rir.

- Parece que o militar - especialmente a sua liderança - a favor do antigo regime. Fazer o
controle de algo geral, como 30% da economia, certo?

Sim, é. O exército está no centro dos nossos problemas econômicos. E agora não são menos
propensos a falar sobre esses problemas até agora, provavelmente porque as pessoas vêem o
exército como aqueles que evitou uma guerra civil. Portanto são irrepreensíveis. Eles
podem fazer o que quiserem e ninguém vai questionar. Se alguém protestos marca de traidor.

- Quando falamos no outro dia parecia que você estava lutando com seus próprios
sentimentos sobre as ações do exército contra o Ikhwan. Agora, como você se sente sobre isso?

Bem, eu tenho dois sentimentos, sabe? Se deixarmos que a vítima Ikham Exército é hoje,
amanhã será a vítima. Por outro lado, parte de mim sente que o Ikhwan merece tudo o que
aconteceu. Até agora, eles foram jogando a carta de uma guerra civil. Por isso, é muito
difícil de organizar esta emocionalmente. Eu tenho medo que o meu ódio da Ikhwan me faz
perder minha humanidade no final. Não senti nada, quando eu vi as fotos dos seguidores da
Irmandade assassinado em Adwyia Raba'a mesquita no outro dia. Lembrados como os islâmicos
tinham encontrado desculpas para o exército nos matou no Mohammed Mahmoud.

Ao mesmo tempo, com medo de que eu nunca ver a justiça sobre as ações do Ikhwan e lamentou
não ter removido completamente. As crianças foram baleadas por apoiar os protestos,
através das janelas de prédios altos em Alexandria no outro dia. Quando eu fui lá a última
vez que estivemos na luta contra os islamitas no "06 de outubro Bridge" aqui no Cairo -
que estavam disparando metralhadoras, enquanto nós só tinha fogos de artifício e cocktails
Molotov. Cinco pessoas foram mortas. Há violência contra os cristãos no Alto Egito e um no
governo interino ou oposição - ou mesmo da comunidade internacional - está falando sobre
isso. A mídia só parece se importar o que está acontecendo nas grandes cidades. Os
cristãos estão morrendo e suas casas estão sendo queimados. Devemos parar os islâmicos,
são muito perigosos, no Alto Egito.

- É possível alguma defesa dos cristãos que não inclui os militares?

Não, eles estão deixando suas aldeias.

- É interessante que você está preocupado em perder sua humanidade pelo ódio da
fraternidade - a idéia de que o impulso de
remover você pode fazer alguém que não quer ser. Você acha que o momento pode ser
prejudicial para a sociedade egípcia - ou qualquer sociedade em um momento revolucionário
- na fundação de uma nova sociedade?

O problema-chave é a de desligar a nossa geração e as gerações mais velhas. Os jovens
devem estar presentes na revolução. Precisamos de caras mais velhos. Como dizemos no
Egito, são cartas queimadas e não tenho nenhum uso para eles.

- O que você acha que seria parecido com isso? As organizações estudantis? Você não parece
estar muito otimista sobre os sindicatos ...

Estou movimentos estudantis muito otimistas. Nos últimos anos, tem havido um movimento
estudantil enorme, especialmente em escolas privadas. Na verdade, a primeira derrota da
Irmandade foi nas universidades. Eles poderiam desafiar os movimentos revolucionários em si.

- Sobre o que exatamente era sua luta?

Na verdade, isso varia. Geralmente era sobre os direitos dos estudantes e da luta para a
gestão das universidades, geralmente com os estudantes da Fraternidade de apoio à
administração. Isso aconteceu em todas as universidades e do movimento estudantil
finalmente venceu essas lutas, mesmo que resultou em violência, como aconteceu na
Universidade Alemã no Cairo.

Ain Shams University no movimento era lutar bandidos e forças de segurança no campus.
Universidade Internacional da Misr foi a segurança na rua principal, depois de dois
estudantes morreram. Em Elshorouk foi pelo plano de saúde depois que um estudante morreu
em uma clínica universitária. Na Universidade do Nilo foi para um prédio que o governo
queria tomar pela força - algo que, de fato, está acontecendo em muitas universidades.

- Como um centro de estudante?

Não, isso seria. Eles queriam ter edifícios com salas de aula. Na verdade queria ter
espaços educativos.

- O que afeta esses movimentos vitórias? Os alunos são ativos?

Sim, ainda é. E agora eles estão começando a organizar uma união do movimento estudantil
em todo o Egito. Eles estão trabalhando duro, com muitas reuniões e atividades.

- Quais são os maiores problemas neste momento?

Remover das prisões de estudantes que foram presos, tanto para trás como a revolução de 25
de Janeiro, o direito de universidades decentes quartos e puxe a segurança do lado de fora
da vida política da universidade.

- Sai estudantes radicalizados após a faculdade?

Depende do aluno. Pode ser impossível dizer uma forma ou de outra.

- Já se passaram duas semanas desde 30. Qual é a visão de onde você está?

Bem, como todos esperávamos, o antigo regime começou a trazer a cabeça de novo. A
Irmandade perde popularidade a cada dia. Não fez qualquer novo governo, embora não esteja
claro o que vai acontecer neste momento. Uma vez que o governo é formado saberá onde a
nossa próxima luta.

Traduzido por: Jorell A. Melendez Badillo